in

8 alimentos que engordam e prejudicam a saúde

Os alimentos que engordam e prejudicam a saúde são cada vez mais comuns. O aliciamento ao seu consumo é feito de várias formas e tem vindo a gerar severos problemas na saúde de várias pessoas em todo o mundo. Sabe quais são os alimentos que engordam e prejudicam a saúde?

Venha descobrir alguns com o 1001 Dietas.

Sabemos bem, hoje em dia, que a nutrição e o exercício físico cumprem um papel essencial na nossa vida. Embora mudar de atitude seja o primeiro passo, a verdade é que esta não é uma mudança que todos façam e que algumas condições de saúde, como a obesidade se têm tornado severos problemas internacionais.

Uma geração marcada pela ideologia fit, onde a cultura do corpo elegante e saudável ocupa lugar de destaque, não se faz apenas a par com o aparecimento de novas estruturas (como ginásios e aplicações de incentivo físico); faz-se também a par com um mundo acelerado, sem tempo, onde as pessoas se deixam cair em rotinas de stress e ansiedade.

Aproveitando esta dinâmica, evidentemente, surgem inúmeras cadeias de fast-food, fazem-se promoções imparáveis em artigos alimentares processados e instaura-se, cada vez mais, a lógica da comida rápida, que precisa apenas de alguns minutos no microondas.

Muitos de nós caímos no erro do consumo de maus alimentos, mesmo sabendo que estes são danosos para a saúde, com a desculpa da falta de tempo ou da necessidade de “comer em andamento”. A verdade é que este tipo de decisão está nas nossas mãos e pode ser fundamental para garantir o nosso estado de saúde no futuro.

Hoje, embora seja bastante previsível e intuitivo, olhamos para 8 alimentos que engordam e prejudicam a saúde e que podem, perfeitamente, ser substituídos por alternativas mais saudáveis.

Venha conhecer os 8 alimentos que engordam e prejudicam a sua saúde.

alimentos que engordam e prejudicam a saúde

1. Alimentos que engordam e prejudicam a saúde: Fast-food

Com a dinâmica temporal dos nossos dias, não é estranho que proliferem as cadeias de fast-food. Estas são uma opção saborosa, rápida e barata que, sem dúvida, apela àqueles que querem comer em corrida e seguir com os seus dias.

O consumo frequente deste tipo de alimento, no entanto, é extremamente nocivo para a saúde humana. Além da parca qualidade nutricional dos alimentos servidor por esta cadeia, eles são usualmente fritos (muitas vezes em óleo já algo queimado), têm elevadas quantidades de açúcar e gorduras saturadas, são ricos em hidratos de carbono e têm ainda corantes e conservantes.

Além de colocarem em risco o funcionamento do organismo e de tornarem o metabolismo mais lento, estes são ainda alimentos que engordam.
Idealmente, o fast-food deve ser cortado da dieta. Ainda assim, se não conseguir, deve pelo menos limitar o seu consumo tanto quanto possível. (1)

2. Pão branco

pão é um dos alimentos de conforto que quase todos integramos na nossa rotina alimentar.

O pão branco, no entanto, poderá não ser a melhor opção. Usualmente rico em sal e conservantes, ele desacelera o metabolismo e promove a acumulação de gordura corporal.

Este é um alimento que pode ser facilmente substituído por outro, bastando que se escolha um pão integral, de cereais ou um pão escuro, como o pão de alfarroba ou de malte.

alimentos que engordam e prejudicam a saúde

3. Batatas fritas

As batatas fritas são outro dos alimentos que engordam e prejudicam a saúde. Além de serem fritas – o que desde logo levanta questões quanto à perda das propriedades da batata e o seu papel na formação de radicais livres no corpo – as batatas fritas são potencialmente viciantes na medida em que têm um elevado teor de sódio, açúcar e gordura.

A tabela nutricional deste produto alimentar indica que em apenas 100 gramas de batatas fritas, seriam ingeridas 15 gramas de gorduras e 240 mg de sódio. Além disso, 100 gramas de batatas fritas equivalem a cerca de 312 kcal. (2)

Uma forma de substituir as batatas fritas é fazendo batata-doce, preferencialmente cozida ou no forno.

4. Alimentos que engordam e prejudicam a saúde: Snacks de milho frito

Aqueles pacotes de snacks à base de milho são apelativos por diversas razões. Salgados, saborosos e usualmente baratos, estes são adorados por crianças e adultos e integram a lista de alimentos que engordam e prejudicam a saúde.

Além de ser um potencial causador de problemas renais e cardiovasculares, pelo elevado teor de sódio; esta é ainda uma fonte de gorduras saturadas (cerca de 10,3% da sua composição) e ainda um potencial causador de alergias devido à presença de produtos químicos. Sobre estes salgadinhos levanta-se ainda o problema de recorrer ao milho transgénico, o que tem gerado algum questionamento e polémica.

Uma alternativa para este alimento são as pipocas caseiras.

5. Chocolate branco

Ao contrário do chocolate amargo que apresenta alguns benefícios para a saúde e o organismo, o chocolate branco e muitos dos sucedâneos de chocolate integram a lista de alimentos que engordam e prejudicam a saúde. 

O chocolate branco é produzido a partir de manteiga de cacau. Este é rico em açúcar e em leite, sendo pobre em nutrientes essenciais, rico em calorias, em açúcares e em gorduras saturadas. (3)

Este não possui nenhum dos benefícios do cacau para a saúde e o seu consumo regular pode, na verdade ser muito desvantajoso, promovendo o aumento de peso e promovendo o aparecimento de doenças cardiovasculares e a acumulação de gordura localizada e visceral.

6. Refrigerantes

Ricos em açúcares, altamente processados e ainda com um teor de conservantes e corantes bastante elevados, os refrigerantes não devem, de nenhuma forma, ser ingeridos com frequência.

Sem valor nutricional visível, este tipo de bebida, estas bebidas são indutoras da sensação de fome e prejudicam grandemente a nossa saúde e bem-estar.

7. Produtos alimentares e bebidas light 

alimentos que desgastam os dentes

Além de os refrigerantes light e zero na gravidez serem desaconselhados e de se saber que os aditivos destes produtos alimentares são potenciais causadores de diarreia e da sensação de fadiga, a popularidade destas bebidas e cada vez maior.

Pensando neste tipo de rótulo como aliados da dieta, muitas pessoas acabam por ingeri-los, sem saberem que, na verdade, estes estão repletos de conservantes, sal e aditivos que visam manter o seu sabor adocicado, mesmo quando não existe açúcar na composição.

Muitas vezes, os adoçantes usados neste tipo de bebida são mais nocivos para a saúde do que o próprio açúcar. (4)

alimentos que engordam e prejudicam a saúde

8. Alimentos que engordam e prejudicam a saúde: Bebidas alcoólicas

É possível encontrar benefícios no vinho tinto mas isto não significa que o consumo de bebidas alcoólicas sejam bom para a saúde.

O consumo regular de bebidas alcoólicas não só engorda como prejudica severamente o organismo, podendo causar problemas a todos os níveis e, principalmente, problemas hepáticos e degenerativos.

As bebidas alcoólicas devem, por isso, ser ingeridas de forma excepcional e sempre com moderação.

Costuma ingerir algum destes alimentos que engordam e prejudicam a saúde? Se tem alternativas para eles, conte quais utiliza aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Poderá gostar de ler também:

O stress engorda, conheça as razões

Clique em uma estrela para avaliar.

0 / 5. Contador de votos: 0

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

alimentos essenciais para quem é portador de talassémia

6 alimentos essenciais para quem é portador de talassémia

benefícios do chá de 3 anos

7 benefícios do chá de 3 anos para a sua saúde