10 benefícios do salmão para a saúde, sabe quais são?

10 benefícios do salmão para a saúde, sabe quais são?

Os benefícios do salmão para a saúde são diversos e podem contribuir para que a sua dieta seja mais saudável. Já conhece as vantagens de consumir este peixe? Então, está na hora de saber mais sobre os benefícios do salmão, com o 1001 Dietas.

A preocupação com a alimentação é uma constante dos nossos dias. Entre millenials cada vez mais interessados em conhecer os alimentos que compõem o prato e adeptos da vida fit que querem garantir o corpo elegante e saudável, a verdade é que o papel da alimentação foi elevado e que o conhecimento se tornou fulcral para a vida de todos nós.

Saber, por exemplo, quais os benefícios do agrião ou da batata-doce, é agora importante. Queremos, mais do que nunca, saber o que estamos a comer, quando ingerimos os nossos alimentos favoritos.

Um dos alimentos versáteis e de sabor rico que consumimos com frequência é, pois, o salmão. Este peixe gordo é rei de muitas receitas e chega de formas deliciosas até às nossas cozinhas. Mas, afinal, o que estamos a fazer quando comemos salmão? Quais são os benefícios do salmão para a saúde.

A verdade é que os benefícios do salmão para a saúde são vários. Mas, hoje, para que saiba os principais, reunimos 10 boas razões para que integre este peixe na sua alimentação.
Se quer saber os 10 principais benefícios do salmão para a saúde, não deixe de ver a lista que criámos especialmente para si!

1.Benefícios do salmão para a saúde: Rico em ómega 3

Um dos benefícios do salmão para a saúde é o facto de ser rico no ácido gordo ómega 3. Este tipo de ácido gordo apresenta-se, pois, como uma “gordura saudável” que cumpre um papel importante no organismo.

A presença do ómega 3 no salmão faz com que este seja um aliado fundamental do nosso sistema nervoso, da nossa saúde visual e coronária.

2. Rico em vitaminas e minerais

Ao integrar o salmão na sua alimentação estará a receber, ainda, uma fonte importante de vitaminas (A, B e D), de selénio, de cálcio, de fósforo e de ferro. Estas vitaminas e minerais são fulcrais para o bom funcionamento do corpo.

3. Promove a saúde óssea

Estudos recentes associam o consumo de salmão a uma melhor saúde óssea, havendo indicadores que apontam para que este peixe possa ajudar a reduzir o risco de osteoporose, fortalecendo os ossos.

4. Melhora a saúde da pele

Sendo uma fonte de antioxidantes, o salmão pode ajudar a combater os radicais livres e a prevenir o processo oxidativo. Desta forma, o seu consumo ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento precoce.

Além disso, a presença de selénio e de ácidos gordos ajuda na proteção da pele contra os raios UV, sendo estes também responsáveis pelo aparecimento precoce dos traços da idade.

5. Benefícios do salmão para a saúde: Melhora o metabolismo

O controlo dos níveis glicémicos e a redução dos índices de açúcar no sangue são benefícios do salmão para a saúde. Assim, graças à presença do ómega 3, do selénio e da vitamina D, o salmão ajuda a controlar os índices de insulina e melhora globalmente o funcionamento metabólico.

6.Previne doenças cardiovasculares

A redução dos índices de colesterol faz também parte dos benefícios do salmão para a saúde. Assim, este peixe ajuda a manter as artérias flexíveis, protege os músculos do coração e promove a reparação de danos nestes tecidos.

A redução da tensão arterial está também relacionada com o consumo deste peixe gordo, sendo reduzidos os riscos de AVC e de ataque cardíaco.

7. Previne o Alzheimer

Ao melhorar as funções cerebrais, os ácidos gordos presentes no salmão ajudam a prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer ou o Parkinson. Além disso, tem ainda uma ação antidepressiva e ajuda a evitar o stress oxidativo, melhorando as funções cerebrais enquanto um todo.

8. Melhoria da memória

Da mesma forma, a ação do salmão sobre o cérebro tem um papel na reparação e proteção do sistema nervoso, o que evita sinais de envelhecimento cerebral. Uma das vantagens do consumo deste peixe é, por isso mesmo, a melhor capacidade de memorizar, retardando-se os sinais de envelhecimento neuronal.

9. Promoção da saúde visual

A proteção dos nossos olhos e das funções visuais fazem parte dos benefícios do salmão para a saúde. O consumo deste peixe evita a degeneração da mácula, a fadiga ocular e a secura da retina. Assim, o seu consumo pode ajudar a manter uma visão melhor e uns olhos mais saudáveis.

10. Benefícios do salmão para a saúde: Aliado das gestantes

O salmão é um peixe benéfico quando tem um Bebé a Bordo do seu ventre. Estudos realizados comprovaram que o consumo deste peixe na gestação pode ajudar na promoção da saúde da mãe, melhorando a sua imunidade e contribuir, em simultâneo, para o desenvolvimento fetal.

Já conhecia estes 10 benefícios do salmão para a saúde? Como gosta de cozinhar o seu salmão? Conte a sua experiência aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: healthline draxe bbcgoodfood drjulianopimentel mundoboaforma

5

Sem Comentários

Escreva um comentário