beneficios do agrião para a saúde

7 benefícios do agrião para a saúde, sabe quais são?

Os benefícios do agrião para a saúde são diversos. Devido às suas propriedades únicas, este vegetal contribui grandemente para o bom funcionamento do corpo humano. Conhece as razões pelas quais deve integrar o agrião nas suas refeições? Então, venha conhecer os benefícios do agrião para a saúde, com o 1001 Dietas.

Não será novidade que os vegetais pertencem ao prato de quem deseja manter uma dieta equilibrada. As suas propriedades e caraterísticas fazem deles aliados de quem quer perder peso ou manter uma vida mais saudável.

Claro que, em pleno século XXI, saber disto não chega. Hoje, na era da informação e da vida fit, queremos saber exatamente com o que contamos cada vez que levamos uma garfada à boca e é por isso mesmo que, mais do que nunca, se questionam as propriedades e os benefícios de cada alimento.

Questionar, por exemplo, quais os benefícios dos espinafres, da batata-doce ou da alcachofra é hoje parte das perguntas comuns que se fazem ao olhar para os menus de restaurante ou as bancas dos supermercados. Queremos estar informados e saber em que medida um determinado alimento pode ajudar-nos a cumprir os nossos objetivos.

Vegetal comum nas nossas cozinhas e com uma imensa versatilidade de formas de confeção – sendo ingerido, inclusivamente, cru – o agrião surge, então, como a inevitável pergunta: quais são os benefícios do agrião para a saúde?

O agrião – cujo nome científico é Nasturtium officinale, trata-se, pois, de uma planta que cresce de forma bastante natural em locais húmidos, como nas margens de rios e ribeiros. Este vegetal é proveniente da Ásia Central e da Europa e conta com vitaminas e minerais importantes para o organismo humano.

Sabendo como este ingrediente é importante para a saúde propomos, então, responder às perguntas sobre as vantagens do seu consumo, levando até si 7 benefícios do agrião para a saúde que, provavelmente, ainda não conhece.

Venha com o 1001 Dietas descobrir quais são estes benefícios.

1. Benefícios do agrião para a saúde: Previne a anemia vantagens do agrião para a saúde

O agrião é rico em ferro e, como tal, ajuda na prevenção da anemia.

Durante a gestação, este pode ser um forte aliado contra a anemia gestacional, ajudando a fornecer às gestantes a dose diária recomendada deste mineral.

2. Melhoria do sistema digestivo

A clorofila presente no agrião, que lhe confere a tonalidade verde, é também responsável pelas enzimas digestivas que irão promover uma melhor absorção dos nutrientes e melhorar todo o processo digestivo. Esta ação é mais eficaz quando o agrião é consumido cru.

3. Promove a saúde óssea

O agrião contém também vitamina K na sua composição, o que o torna essencial para garantir que o organismo consegue absorver o cálcio essencial para a estrutura óssea e dentária. Assim, o agrião ajuda, também, a melhorar a saúde dos ossos.

4. Benefícios do agrião para a saúde: Ajuda a emagrecer

O agrião é um forte aliado de quem deseja perder algum peso, já que, além de se tratar de um alimento com muito poucas calorias, é também um alimento rico em fibras. A presença destas fibras irá promover uma sensação de saciedade, eliminando a fome e o desejo por “comidas de conforto”.

Além disso, ajudará ainda a garantir que todo o processo digestivo é feito de uma forma mais eficaz, evitando alguns inchaços decorrentes da má digestão.

5. Melhora a condição física beneficios do agrião para a saúde

Além de ajudar a emagrecer, o agrião é ainda um alimento indicado para quem deseja manter-se ativo.

Isto acontece porque este alimento ajuda a melhorar a condição física, permitindo uma maior resistência em atividades que implicam esforço.

Os atletas verão, ao consumir este alimento, que este não só proporciona a energia necessária depois dos treinos como dá alívio ao corpo, a nível muscular.

6. Age como um antioxidante

A ação antioxidante do agrião é fundamental para garantir o combate aos radicais livres e proteger o corpo. Além disto, este ajuda, ainda, na desintoxicação do organismo e promove uma renovada sensação de bem-estar.

7. Benefícios do agrião para a saúde: Reforço do sistema imunitário

Rico em vitamina C, o agrião será também um forte aliado do nosso sistema imunitário, reforçando-o e criando resistência perante determinados vírus e doenças. Por esta razão, o consumo frequente deste vegetal pode ajudar na prevenção e tratamento de infeções virais, de gripes e de constipações ou resfriados.

Já conhecia estes benefícios do agrião para a saúde? Costuma integrar este alimento na sua alimentação? Partilhe com os restantes leitores do 1001 Dietas quais são as suas formas favoritas de comer agrião.

Algumas fontes: naturalfoodseries saudedica organicfacts healthline mundoboaforma

6

Sem Comentários

Escreva um comentário