Benefícios dos espinafres para a saúde

7 Benefícios dos espinafres para a saúde

Conhece os benefícios dos espinafres para a saúde? Sabe de que forma o consumo desta folha verde pode ajudar na conquista do corpo ideal e garantir uma vida mais salutar? Se gostaria de saber as propriedades deste legume e quer saber todos os benefícios do espinafre para a saúde, parta à descoberta com o 1001 Dietas.

O século XXI está recheado de novidades nutricionais que nos ensinam quais os alimentos que podem ser integrados na dieta para que se viva de uma forma mais saudável e se conquiste o tão desejado aspeto fit.

Os espinafres, no entanto, não serão uma novidade do nosso século, nem as suas propriedades surgiram apenas no conhecimento da geração fitness.

O imaginário televisivo, através de produções bem antigas, desde os anos 20 do século passado que nos trazem a figura emblemática de Popeye, o marinheiro que se fortalecia com o consumo deste ingrediente mágico, ganhando uma força fabulosa no processo.

A força do Popeye pode ser imaginária… mas os benefícios dos espinafres são reais e podem ser explicados pela riqueza da sua tabela nutricional.

Muito rico em nutrientes, o espinafre apresenta-se como uma fabulosa fonte de vitaminas (incluindo as vitaminas A, do complexo B, C, K e E) e também como fonte de cálcio, ferro, magnésio, selénio, zinco e fósforo. É ainda uma forma de ingerir fibras e proteínas vegetais.

A importância do consumo deste alimento faz dele um alimento a introduzir na alimentação do bebé quando este completa o primeiro ano de idade e torna-o, também, comum nas listas de melhores alimentos para o organismo.

Como sabe, já referimos os espinafres anteriormente como sendo um dos alimentos que fortalece o cabelo e que ajuda a desintoxicar o fígado.

Mas afinal, quais são as propriedades deste alimento? Será que o seu consumo ajuda a emagrecer? Fomos à procura dos benefícios dos espinafres para a saúde e trazemos 7 especialmente para si:

1. Benefícios dos espinafres para a saúde: Prevenção de doenças cardiovasculares

O risco de doença cardiovascular é reduzido pelo consumo de espinafres, sendo este um alimento que promove, também, a redução da pressão arterial.

As propriedades deste alimento, motivadas pela presença de potássio, evitam a acumulação de sódio no organismo, elemento esse que tende a promover a hipertensão.

2. Fortalecimento muscular

Sendo que na composição dos espinafres são encontrados nitratos, um dos benefícios dos espinafres para a saúde apresenta-se sob a forma de tonificação muscular.

Alguns estudos realizados em torno deste alimento revelaram que estes nitratos ajudam na regulação do cálcio e promove uma maior contração muscular, que melhora o rendimento durante a prática de exercício físico (e principalmente de HIIT).

3. Promoção da regulação intestinal

Fonte de fibras e de água, o espinafre contribui para manter o corpo hidratado e melhora o funcionamento do sistema digestivo, em geral, e do intestino, em particular.

Desta forma, um dos benefícios do espinafre para a saúde é a prevenção da obstipação e de problemas decorrentes desta como, por exemplo, as hemorróidas.

4. Benefícios dos espinafres para a saúde: Prevenção de doenças cancerígenas

A presença da clorofila no espinafre faz dele um forte agente desintoxicante e também um bloqueador natural dos efeitos cancerígenos.

O consumo deste alimento pode, por isso, ajudar a evitar o desenvolvimento de cancro.

5. Atua contra a queda de cabelo

Rico em proteínas, em ferro e nas vitaminas C e A, o espinafre apresenta-se como um alimento perfeito para quem deseja que o seu cabelo cresça de uma forma saudável, forte e brilhante.

Este alimento promove ainda o enriquecimento dos fios capilares e ajuda a prevenir a sua queda, melhorando ainda a produção dos óleos essenciais para a vitalidade do cabelo.

6. Promoção da saúde óssea

O cálcio e a vitamina K são dois dos elementos dos espinafres que o tornam um aliado dos nossos ossos.

A vitamina K é a responsável pela modificação das proteínas responsáveis pela formação dos ossos e ajuda a garantir que o cálcio é absorvido, reduzindo as perdas deste nutriente por via da urina.

7. Benefícios dos espinafres para a saúde: Controlo do diabetes

Com fortes propriedades antioxidantes, devido à presença do ácido alfa-lipódico, os espinafres ajudam na redução dos índices de glicose no organismo e ajudam a melhorar a saúde de pacientes que sofrem de diabetes.

Pela mesma razão, o consumo deste alimento evita também doenças do foro ocular que são, também, promovidas por índices orgânicos de glicose mais elevados.

Costuma integrar os espinafres na sua alimentação? Já conhecia os benefícios dos espinafres para a sua saúde? Que dicas daria aos restantes leitores do 1001 Dietas sobre a integração destas folhas verdes na alimentação?

Algumas fontes: organicfacts  naturalfoodseries  stylecraze mundoboaforma healthline

5

Sem Comentários

Escreva um comentário