Açaí engorda

Açaí engorda, quais benefícios desta fruta brasileira?

Açaí engorda, benefícios desta fruta brasileira

O açaí é uma fruta brasileira que tem vindo a tornar-se cada vez mais conceituada no mundo. Calórica e nutritiva, esta fruta levanta questões diversas, nomeadamente no que diz respeito ao seu papel na dieta e aos seus eventuais benefícios. Se quer saber se o açaí engorda, venha com o 1001 Dietas nesta viagem.

Todos os dias, sobre a nossa mesa, existem alimentos que nos fazem questionar.

Quando damos por nós a fazer uma dieta, queremos ter a certeza de que evitamos os alimentos que fazem engordar e fazemos escolhas que promovam o emagrecimento e a saúde.

Na era do fitness, todos parecemos procurar as melhores informações.

Queremos saber os benefícios dos alimentos e até de ingredientes específicos. Questionamos se o café engorda e quais os benefícios do vinagre de maçã.

Não faltam, também, momentos de questionamento quanto aos nossos frutos favoritos. Saber quais as frutas que engordam e as que emagrecem ou quais as propriedades de cada uma faz parte das perguntas que, diariamente, damos por nós a colocar.

Um fruto brasileiro que começa, agora, a fazer parte deste questionamento é o açaí.

Será que açaí engorda? E quais são os seus benefícios? Posso comer este fruto se estiver de dieta? E como posso consumi-lo? As perguntas são várias… e pode ficar a saber a resposta a todas elas com este artigo.

1. O que é o açaí? açaí engorda

O açaí é uma fruta brasileira, proveniente da palma de açaí.

Este fruto cresce nas florestas tropicais da América do Sul e é um dos frutos mais conceituados do Brasil.

Atualmente, esta fruta começa a ser cada vez mais utilizada pelo mundo, incluindo em Portugal.

As suas propriedades e o seu sabor fazem desta uma das frutas tropicais favoritas de muitas pessoas em todo o mundo.

2. Quantas calorias tem o açaí?

As calorias do açaí variam consoante a forma como este é consumido. No estado natural, por cada 100 gramas de açaí terá 65 kcal. A polpa do açaí ou o seu xarope, no entanto, terão já 160 kcal por cada 100 gramas.

3. O açaí engorda?

O açaí trata-se, como já vimos, de uma fruta calórica e que, como tal, pode contribuir para o aumento de peso, quando consumida de uma forma desregrada.

Ainda assim, quando consumida em doses equilibradas, a resposta à questão de se o açaí engorda ou emagrece pode ser bem diferente: sendo também muito rico em fibras, o consumo moderado de açaí pode contribuir para uma dieta equilibrada e que não engorde.

Devido à sua tabela nutricional do açaí e aos benefícios do açaí fruta, este pode, na verdade, ajudar na perda ou na manutenção do peso e ser um aliado no processo de emagrecimento. A moderação é, portanto, a regra a seguir no momento de consumir este fruto.

4. O açaí faz mal à saúde?

Em alguns casos particulares, como para pessoas que sofram de alergia ao açaí ou que tenham determinados problemas no sistema digestivo e gastrointestinal, este fruto poderá ser desaconselhado, já que pode gerar ou agravar problemas de saúde.

Ainda assim, no geral, o açaí é um fruto seguro e que não faz mal à saúde. É importante garantir, no entanto, que as doses diárias recomendadas não são excedidas.

5. Como é a tabela nutricional do açaí? Qual a informação nutricional do açaí?

A tabela nutricional do açaí reflete bem a forma como este se apresenta como um fruto nutritivo.

Da informação nutricional do açaí fazem parte várias vitaminas, como a vitamina B1, B2, B3, B9 C e E.

Além disto, esta fruta é ainda rica em fibras, em ferro, em cálcio e em ómega 3.

Proteínas vegetais e hidratos de carbono fazem também parte da composição deste fruto.

6. Quais as propriedades e os benefícios do açaí?

Os benefícios do açaí são vários e apresentam-se em vários aspetos da vida das pessoas. Alguns exemplos são:

Benefícios do açaí para a saúde

– Proteção do sistema cardíaco;
– Melhoria do sistema imunitário, digestivo e respiratório;
– Melhoria do aspeto da pele e evita o envelhecimento precoce;
– Fortalece o sistema ósseo e dentário;
– Previne o cancro.

Benefícios para a dieta

– Efeito saciante, ideal para a perda de peso;
– É um antioxidante natural;
– Promove a desintoxicação do organismo;
– Diminui o mau colesterol.

Benefícios para os desportistas

– Contribui para a redução das cãibras;
– Aumenta a energia e a resistência física;
– Previne e trata problemas inflamatórios;
-Ajuda na reparação das pequenas lesões musculares decorrentes da atividade física;
– Melhora o desempenho físico de desportistas.

7. O açaí tem hidratos de carbono (ou carboidratos)?

Sim, o açaí tem hidratos de carbono. A cada 100 gramas de produto alimentar, este fruto fornece 2 gramas de carboidratos.

Ainda assim, esta quantidade de hidratos de carbono não é suficiente para que exista um armazenamento excessivo de açúcares no organismo nem que se formem acumulações de gordura localizada, a mesmo que o seu consumo se faça de forma desregrada.

8. Como consumir o açaí?

O açaí pode ser consumido ao natural, sob a forma de suco de açaí, de vitaminas de açaí (estilo bebida energética), de gelado ou sorvete de açaí ou ainda sendo adicionado a saladas, mousses ou à granola.

9. Grávida pode comer açaí?

Pode! Não existe nada que impeça a gestante de comer açaí, exceptuando os casos nos quais a mulher sofra de alergia a este fruto. Ainda assim, principalmente durante a gestação, é importante ter cuidado com a quantidade ingerida, para evitar situações de sobrepeso.

A gestante deverá ainda consultar o seu médico quanto ao consumo deste fruto, apenas para garantir que, no seu caso em particular, não existe nenhuma condição incompatível com o consumo do fruto em questão.

10. Posso comer açaí se estiver de dieta? Açaí engorda

Tal como já referimos, o açaí é um fruto calórico e, por isso mesmo, se o consumo de açaí não for feito com cuidado e moderação, ele poderá ser um inimigo da sua dieta.

Ainda assim, a inclusão desta fruta brasileira na sua rotina alimentar pode também ser feita de uma forma que a transforme numa aliada.

Nutritiva e recheada de proteínas, ela poderá ajudar, por exemplo, quem faz exercício físico, conferindo-lhe mais energia para os treinos, aumentando a resistência física e dando-lhe uma sensação de saciedade.

Faça boas escolhas e consuma o açaí com moderação. Desta forma, certamente, pode comer açaí durante a sua dieta.

Sabia todas estas informações sobre o açaí? De que forma inclui o açaí fruta na sua alimentação? Partilhe a sua experiência pessoal com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: mundoboaforma  acainoponto  dietaesaude  fatsecret  beneficiosnaturais mundoeducacao
emagrecimentourgente

10

Sem Comentários

Escreva um comentário