Alimentos bons para a próstata

10 alimentos bons para a próstata

Os problemas na próstata não são incomuns entre os homens. Felizmente, a alimentação pode ajudar na prevenção destas condições. Existem alimentos bons para a próstata, que ajudarão a promover a sua saúde. Venha com o 1001 Dietas conhecer 10 alimentos bons para a próstata. 

Muitas vezes, quando falamos em dieta, a imagem que surge é feminina. Esta ideia não podia estar mais longe da realidade! A alimentação saudável é importante e benéfica para homens e mulheres e pode ser uma forte aliada de ambos os géneros e até na sua interação. 

Como já vimos anteriormente, a perda de peso e a sexualidade estão fortemente relacionadas, sendo necessário considerar que existe também um papel da sexualidade na dieta. E, quem diz sexualidade, fala também da saúde dos sistemas reprodutivos masculino e feminino. 

Os problemas na próstata não são incomuns entre os homens. Situações como a protatite, o cancro da próstata ou a hipertrofia prostática benigna são problemas de saúde com os quais muitos homens ao redor do globo têm de conviver. (1

Embora estas sejam situações clínicas e que precisam de atenção médica, a sua prevenção passa grandemente pelas escolhas alimentares. Alimentos integrais e naturais são uma boa forma de prevenir e de promover o tratamento destes problemas de saúde. 

Julgando pertinente esta questão, reunimos numa lista os 10 alimentos bons para a próstata, que podem ajudá-lo a manter a sua saúde e a evitar este tipo de constrangimento. 

Venha connosco conhecer alguns alimentos bons para a próstata, que deve integrar na sua dieta. 

malagueta ou piri-piri

1. Alimentos bons para a próstata: Malagueta ou Piri-piri

A malagueta trata-se de um alimento rico em vitaminas e com um travo muito picante. Esse travo picante provém de uma composto denominado de capsaicina e esta é, também, a principal razão pela qual o seu consumo pode ser positivo para a saúde da próstata. 

Um estudo realizado nos Estados Unidos, no Instituto de Oncologia do Hospital Cedars- Sinai, revelou que esta substância ajuda (em cerca de 80%) na destruição das células cancerígenas do cancro da próstata, provocando a sua apoptose (auto-destruição). (2

Assim, o consumo de piri-piri pode ajudar na eliminação do cancro prostático, sem que as células saudáveis sejam comprometidas. 

2. Cogumelos

Existem várias variedades de cogumelos entre os alimentos bons para a próstata mas, em particular, destacam-se as variantes asiáticas, como os shiitake, reishi e maitake

Estes cogumelos são ricos em lentinana e L-ergotioneína, dois compostos que ajudam a proteger o sistema imunitário, têm ação anticancerígena e agem como antioxidantes naturais, que ajudam a proteger e tratar o organismo a nível celular. A sua ação sobre a próstata é muito benéfica, sendo os cogumelos aliados na prevenção de várias doenças que afetam este órgão. 

3. Castanha-do-brasil

A castanha-do-brasil ou castanha-do-pará também se encontra entre os alimentos bons para a próstata, sendo que o seu componente chave neste processo é o selénio

A tiamina e o magnésio, a par com as suas proteínas vegetais contribuirão também para uma próstata mais saudável. 

Assim, o consumo aproximado de 3 a 4 destas nozes por dia pode ajudar a prevenir problemas na próstata. (3

4. Salmão

Os benefícios do salmão para a saúde são diversos e, entre eles, está o facto de este ser um dos alimentos bons para a próstata. 

Rico em ómega 3, o salmão pode ajudar na prevenção de doenças cancerígenas e desacelerar a progressão tumoral na próstata. 

Vários estudos têm apontado para o papel deste alimento na prevenção do cancro prostático mesmo em homens geneticamente predispostos a vir a sofrer deste problema. 

vantagens do tomate para a saúde

5. Alimentos bons para a próstata: Tomate

O tomate tem vários benefícios para a saúde. Se, para as mulheres, é inegável o papel do tomate na gravidez, para os homens não poderíamos deixar de o mencionar como um dos alimentos bons para a próstata. 

Este alimento – fonte de um carotenóide chamado licopeno – tem, pois, uma ação antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e promove a prevenção de doenças cancerígenas, incluindo o cancro da próstata. 

Estudos apontam para que o simples consumo regular de um tomate possa ter benefícios visíveis na saúde prostática. 

brócolos

6. Brócolos

Existem muitos benefícios no consumo de brócolos. Um deles, sem dúvida, é no que respeita à saúde prostática. 

Os brócolos são ricos em sulforane, um fitonutriente com ação anticancerígena, que ajuda a desintoxicar o organismo e promove a eliminação dos radicais livres em excesso. (4

Assim, o consumo de brócolos poderá ajudar a evitar um conjunto alargado de doenças da próstata, incluindo o cancro. 

7. Sementes de abóbora

A hipertrofia prostática benigna é uma doença para a qual o consumo de sementes de abóbora é recomendado. 

Provocando um aumento do tamanho da próstata e consequentes alterações urinárias, esta doença comum pode ser evitada através da ação inibidora destas sementes que, pela sua atuação no organismo, evitam a estimulação excessiva das células desta região. (5

Alguns dos compostos das sementes de abóbora que ajudam neste processo são o ómega 3, os carotenóides e o zinco

8. Chá Verde

O chá verde é rico em catequinas e, como tal, tem um forte poder antioxidante. O seu consumo tem vindo a revelar-se positivo para a próstata na medida em que a sua ação no organismo é eficaz na melhoria do sistema imunitário, no combate às doenças cancerígenas e também na eliminação viral e bacteriana. 

Vários estudos têm vindo a relevar que o consumo regular de chá verde pode ajudar a prevenir e tratar o cancro da próstata. 

9. Açafrão

O açafrão ou cúrcuma é uma especiaria que integra o leque de alimentos bons para a próstata. Esta especiaria é, pois, rica em curcumina, um composto que ajuda a combater inflamações e que tem, também, uma ação anticancerígena. 

Uma vez que se trata de uma especiaria, esta pode ser usada com outros ingredientes que promovem uma próstata saudável, como o salmão ou os brócolos, contribuindo ainda mais para a prevenção do cancro da próstata e também para o seu tratamento. 

alimentos bons para a próstata - romã

10. Alimentos bons para a próstata: Romã

As mulheres salientariam o papel da romã na gravidez mas, para os homens, a chave está na forma como este se torna um dos alimentos bons para a próstata. 

No centro de muitos estudos, a romã tem vindo a provar que tem diversas ações no organismo no que respeita ao combate ao cancro. 

Rica em antioxidantes e fitonutrientes, esta age no organismo fazendo com que as células cancerígenas sofram a apoptose e sejam naturalmente eliminadas. (6

Já conhecia estes alimentos bons para a próstata? Costuma consumir algum deles? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas quais são as suas escolhas para prevenir problemas na próstata. 

Poderá ter interesse:

2

No Responses

Write a response