Alimentos para aliviar as dores menstruais

Alimentos para aliviar as dores menstruais, sabe quais são?

Os alimentos para aliviar as dores menstruais podem ser fortes aliados das mulheres. Quem sofre com este tipo de problema terá muitas vantagens em adaptar a sua alimentação para incluir estes elementos.

Sabe quais são os alimentos para aliviar as dores menstruais?

Então, venha descobri-los com o 1001 Dietas

Os hábitos fit não são apenas para as mulheres. Cada vez mais, independentemente do género, surge uma preocupação com o corpo saudável e bonito. Ainda assim, a verdade é que, em alguns aspetos, as mulheres poderão usufruir de benefícios muito particulares ao adaptarem a sua alimentação. 

Ao longo das suas vidas, as mulheres passam por diversas fases nas quais a alimentação pode ter um papel importante.

A relação entre fertilidade e nutrição, as preocupações com a alimentação na gravidez (incluindo o cardápio da grávida obesa ou da grávida vegetariana) e ainda os alimentos para a mulher na menopausa são exemplos claros de que a saúde da mulher está intimamente ligada à sua alimentação. 

Claro que, para os homens, a alimentação também terá esse papel, o que pode ser exemplificado com a procura dos alimentos bons para a próstata ou com os alimentos que melhoram a contagem e qualidade do esperma

Hoje, no entanto, é para o universo feminino que olhamos, focando-nos num dos problemas que mais afetam as mulheres em idade fértil: as dores menstruais. 

A alimentação pode ser útil, também, na resolução deste problema e no alívio do desconforto por ele causado.

Por isso mesmo, fomos à descoberta dos alimentos para aliviar as dores menstruais e trazemos até si uma lista de elementos que deve incluir na sua dieta para esta finalidade. Saiba quais são os alimentos para aliviar as dores menstruais. 

Alimentos para aliviar as dores menstruais

1. Alimentos para aliviar as dores menstruais: Salmão

Um dos benefícios do salmão para a saúde reside na forma como este pode aliar-se às mulheres no sentido de as ajudar a combater as dores menstruais. 

Este peixe gordo, rico em ómega 3 e em ácidos gordos tem uma ação no organismo que reduz a síntese de prostaglandinas, uma substância que provoca contrações uterinas e que provoca as dores que conhecemos como cólicas menstruais. (1

Além disso, pela sua ação anti-inflamatória, o salmão pode ajudar a reduzir os inchaços e a reduzir as dores. 

amendoas

2. Amêndoas

As amêndoas são fontes de vitamina E, uma vitamina que ajuda a reduzir as dores e também na redução do fluxo. 

Além disso, a presença de ácidos gordos contribuirão, também neste alimento, para reduzir a inflamação provocada pelo período menstrual. 

Por fim, a ação do magnésio no alívio da dor fará com que as amêndoas se tornem ainda mais eficazes no alívio da dor causada pela menstruação. 

3. Leite e derivados

O cálcio contido no leite e nos seus derivados pode ajudar a reduzir as dores menstruais, na medida em que irá ajudar a relaxar os músculos uterinos, libertando a tensão e evitando as cólicas. 

O cálcio terá ainda um efeito na redução do inchaço provocado pelo período menstrual. 

Benefícios dos espinafres para a saúde

4. Espinafres

Além de conterem também cálcio e de, por isso, ajudarem a evitar as dores provocadas pela contração dos músculos do útero; os espinafres são ainda uma boa fonte de ferro. 

Durante o período menstrual, o sangramento pode levar a que os níveis de ferro baixem e até causar anemia. Ainda que não fique anémica, esta falta de ferro pode contribuir para alguma letargia, cansaço e mal-estar. 
O consumo de espinafres pode, por isso, ajudar no alívio das dores menstruais e noutros sintomas associados à menstruação. 

beneficios do limão

5. Citrinos

A vitamina C contida nas frutas cítricas é essencial para o organismo e, durante o período menstrual, pode ser essencial para melhorar o bem-estar da mulher. 

Entre os benefícios do limão ou os benefícios da laranja para a saúde encontra-se, pois, o seu papel enquanto alimentos para evitar as dores menstruais. (2

Agindo como anti-inflamatórios naturais, estes ajudarão a mulher a passar por esta situação com mais conforto. 

6. Determinados chás

Os chás podem ser usados para vários fins. Além dos melhores chás para emagrecer, dos chás para a gestante, como o chá de folhas de framboesa ou do chá para bebé ; existem também chás que podem promover o alívio dos sintomas causados pela menstruação. 

Exemplos como o chá de camomila, o chá de arruda, o chá de hortelã ou o chá de erva-doce podem ser integrados na rotina alimentar da gestante para a ajudar a gerir as dores do período. 

A ação antiespasmódica destes chás fará com que a tensão muscular seja aliviada e promoverá, também, o alívio geral das dores corporais. 

7. Banana

Consumir banana durante o período menstrual é uma boa forma de dar ao corpo um aporte de potássio e de vitamina B6. 

Estes nutrientes podem ajudar no alívio das dores menstruais, reduzindo as cólicas, ao mesmo tempo que melhoram a sensação de náusea que muitas mulheres sentem nestes dias. 

ovos estrelados

8. Ovos

Os ovos são boas fontes de proteína e de vitaminas, incluindo a vitamina B6, a vitamina D e a vitamina E. Estas ajudam a combater as dores menstruais, ao mesmo tempo que melhoramos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). (3

O consumo de ovos pode ainda melhorar a sensação de bem-estar e ajudar na regulação do humor da mulher com o período. 

aveia

9. Aveia 

O consumo de grãos integrais, como a aveia, é uma boa forma de dar ao organismo as fibras de que este necessita para a promoção do alívio das dores menstruais. 

Este alívio decorre da redução da sensação de inchaço e nas propriedades anti-inflamatórias da aveia. (4

Além disso, a ação da aveia sobre o sistema nervoso e os músculos ajudará a promover o bem-estar e o conforto durante os dias da menstruação. 

10. Água

Um dos principais motivos pelos quais a mulher com o período deve beber bastante água é para melhorar um dos principais problemas causados pela menstruação: a retenção de líquidos

Além disso, no entanto, ao melhorar o funcionamento do organismo, a água irá ajudar a garantir a absorção de nutrientes e contribuir para que a ação anti-inflamatória destes seja mais célere e eficaz. (5

Os benefícios da água poderão ainda ser maiores para o alívio das dores, caso a mulher opte por beber a água quente ou morna. 

Já conhecia os alimentos para aliviar as dores menstruais? O que costuma comer quando tem este problema? Conte às restantes leitoras do 1001 Dietas quais os seus aliados no alívio deste tipo de dor. 

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