alimentos para baixar os níveis de colesterol

10 alimentos para baixar os níveis de colesterol

 Os alimentos para baixar os níveis de colesterol podem ser fortes aliados na prevenção de várias doenças, incluindo doenças do foro cardiovascular. Conhecer os melhores alimentos para o ajudar a baixar o mau colesterol torna-se, assim, fundamental para a vida saudável.

Venha conhecer 10 alimentos para baixar os níveis de colesterol com o 1001 Dietas. 

alimentos para baixar os níveis de colesterol

Cada vez mais se procura nos alimentos uma solução para os problemas de saúde. Hoje em dia, a tendência fit tem vindo a acentuar-se e torna-se prática usual o questionamento sobre os melhores alimentos para desintoxicar o fígado, sobre quais os alimentos para reduzir açúcar no sangue e até sobre os alimentos para diminuir o colesterol na gravidez

A verdade é que, apesar de se saber, hoje, que o colesterol é uma das principais causas de AVC e de doença cardiovascular e uma das principais causas de morte (representando, isoladamente, 7,9% da mortalidade mundial).

Em Portugal, estima-se que mais de 68% da população apresente níveis de colesterol demasiado elevados. (1

Embora o colesterol seja essencial para o funcionamento do organismo e, como tal, naturalmente produzido pelo nosso corpo, a nível celular e orgânico; ele provêm, também, da nossa alimentação. Como sabemos, o colesterol não é sempre mau, subdividindo-se em HDL (“bom colesterol”) e LDL (“mau colesterol”). 

Este último é bastante nocivo para o organismo, uma vez que provoca a obstrução das artérias e surge como fator de risco para doenças como enfartes e AVC’s. A produção excessiva de LDL torna-se, por isso, muito perigosa para a saúde. 

Hábitos saudáveis, como a escolha correta dos alimentos, a ausência de vícios como o tabaco e a prática de exercício físico podem ser muito úteis na regulação dos índices de colesterol. Assim, hoje, olharemos para a alimentação como forma de baixar o nível de LDL. Se também quer conhecer 10 alimentos para baixar os níveis de colesterol, este é o artigo certo para si. 

frutos secos

1. Alimentos para baixar os níveis de colesterol: Frutos secos

Ricos em ácidos gordos polinsaturados, os frutos secos podem ser fortes aliados de quem deseja manter os níveis de colesterol sob controlo, sendo este um dos motivos pelos quais deve comer frutos secos e também uma boa razão para consumir frutos secos durante a gravidez

Frutos secos como a amêndoa, a noz, a avelã ou o caju enquadram-se no grupo das oleaginosas e serão uma mais-valia para a sua saúde. 
Recomenda-se, no entanto, devido ao alto índice calórico destes frutos, que se tenha moderação no que diz respeito às quantidades ingeridas. 

2. Salmão

Entre os benefícios do salmão para a saúde encontra-se o seu papel na redução dos níveis de colesterol. 

Tal como refere a American Heart Association, a ingestão semanal deste peixe, rico em ácidos gordos ómega 3, pode ajudar a conquistar um corpo mais saudável e a baixar os índices de mau colesterol. (2

O salmão é, desta forma, um aliado contra as doenças cardiovasculares. 

Benefícios da laranja para a saúde

3. Citrinos

Os citrinos têm fama de ser aliados da saúde, sendo que, inclusivamente, se recomendam citrinos na gravidez, pela sua riqueza vitamínica. 

Estes frutos são também uma boa opção para quem busca os alimentos para baixar os níveis de colesterol, uma vez que, além de serem uma boa fonte de antioxidantes, estes frutos são ainda ricos em fibras solúveis que ajudam na redução do LDL. 

aveia

4. Aveia

Também rica em fibras solúveis, a aveia surge como outro dos alimentos para baixar os níveis de colesterol. (3

Este alimento pode ser consumido sob a forma de floco, farelo ou farinha de aveia e a par com vários outros alimentos. 

Pela presença das fibras solúveis, a aveia será uma forte aliada no combate ao “mau colesterol”. 

Benefícios da alcachofra para a saúde

5. Alimentos para baixar os níveis de colesterol: Alcachofra

Entre os benefícios da alcachofra para a saúde encontra-se o seu papel na redução dos níveis de colesterol. (4

Este alimento é muito rico em fibras e contribui largamente para que os níveis de triglicéridos e LDL sejam reduzidos, contribuindo ainda para o combate à obesidade

6. Vinho tinto

O vinho tinto é uma bebida que, quando consumida com moderação, oferece vários benefícios. Embora muitas pessoas se questionem se vinho tinto engorda, este questionamento não impede que se estude e se aclame o seu papel enquanto uma das bebidas para baixar os níveis de mau colesterol. (5

A presença de flavonóides e as propriedades antioxidantes desta bebida podem ajudar na redução do LDL, ao mesmo tempo que elevam os níveis de HDL, o “bom colesterol”. 

Assim, o consumo moderado desta bebida pode ser muito benéfico para quem deseja regular os seus índices de colesterol. 

azeite - alimentos para baixar os níveis de colesterol

7. Azeite

À pergunta sobre a fritura com azeite ou óleo, os responsáveis pela saúde cardiovascular diriam “azeite” e, de preferência, sem fritar. 

O azeite, principalmente quando utilizado cru, pode ser extremamente benéfico para ajudar a baixar os níveis de colesterol. Contendo antioxidantes, este óleo de azeitona pode ajudar a reduzir os níveis de LDL, sem implicar com os níveis de “bom colesterol”. 

açaí engorda

8. Açaí

Também este fruto se encontra sob escrutínio, havendo um grande questionamento sobre se o açaí engorda

Ainda assim, o facto é que, sendo uma fonte privilegiada de gorduras monoinsaturadas, este fruto pode ter uma ação fundamental para melhorar os níveis de colesterol, contribuindo para a redução dos índices de LDL e para melhorar os níveis de HDL. 

Assim, o açaí é um forte aliado na prevenção de enfartes e AVC’s, sendo um dos alimentos para baixar os níveis de colesterol. 

Alimentos para reduzir açúcar no sangue

9. Canela

Muito se fala dos benefícios da canela. Esta versátil especiaria foi alvo de vários estudos, sendo que se constatou que o consumo diário de cerca de meia colher de canela pode ajudar na redução dos níveis de mau colesterol. 

Rica em antioxidantes, a canela ajudará a baixar os índices de LDL e contribuirá, assim, para um menor risco de doença cardiovascular. 

Benefícios do chocolate amargo

10. Alimentos para baixar os níveis de colesterol: Chocolate amargo

Entre os benefícios do chocolate amargo para a saúde encontra-se o seu papel como um dos alimentos para baixar os níveis de colesterol. (6

Muito rico em flavonóides, o chocolate amargo ajudará na redução dos índices de LDL, sem afetar os níveis de HDL e ajudará a prevenir doenças cardíacas e vasculares. 

Já conhecia todos estes alimentos para baixar os níveis de colesterol? Consome todos? Conte aos leitores do 1001 Dietas quais os cuidados que tem para regular os seus níveis de colesterol. 

Poderá ter interesse também em:

10 alimentos para travar a diarreia

8

Sem Comentários

Escreva um comentário