Banana engorda, quantas posso comer por dia?

Banana engorda, quantas posso comer por dia?

Banana engorda, quantas bananas posso comer por dia

O questionamento alimentar faz parte do quotidiano de tantos quantos desejam perder peso de forma saudável. Neste sentido, vários alimentos nos fazem desejar saber mais sobre os benefícios e os perigos que acarretam. É o caso da banana. Sabe se a banana engorda? E sabe quantas pode comer por dia?

Venha descobrir com o 1001 Dietas se a banana engorda.

O século XXI determinou uma coisa: um corpo magro não basta! Hoje em dia, é essencial a luta pelo chamado “corpo fit”, e este, além de ser elegante e bonito, deve ser saudável e provir de escolhas alimentares e de exercício físico mais corretas.

Desta forma, é natural que as pessoas procurem saber quais os melhores desportos e exercícios a realizar no seu quotidiano e igualmente normal que se perguntem quais os melhores alimentos a ingerir.

O questionamento é diverso e infindável: afinal, quais são as frutas que mais engordam? Será que, sendo calórico, o açaí é uma boa fruta para mim? E será que a cerveja preta engorda menos do que a branca?

Mil perguntas que se coadunam com os hábitos e as necessidades das pessoas ao redor do globo.

Nesta linha, também os alimentos mais comuns sobre as nossas mesas acabam por ser alvo de questionamento.

A banana é um destes alimentos e é o fruto sobre o qual nos debruçamos hoje.

Quer saber se a banana engorda? Questiona-se sobre os seus benefícios? Gostaria de saber quantas bananas pode comer diariamente?

Então, este é o momento de vir esclarecer as suas dúvidas. Respondemos a estas questões e a muitas outras, para que saiba tudo sobre a inclusão da banana na sua dieta.

1. O que é a banana? banana

A banana é o fruto da bananeira, também conhecido, embora menos vulgarmente, como plátano, pacoba ou pacova.

Este fruto tem origem asiática, mais especificamente do sul da Ásia mas é atualmente produzido em mais de 120 países, sendo um fruto de fácil cultivo em qualquer país de clima tropical.

Este fruto forma-se em cacho e destaca-se pelo seu sabor doce e pela sua textura mole e macia.

2. Quais as calorias de uma banana?

Entre as frutas existentes, não há como negá-lo: a banana é calórica. Por cada 100 gramas desta fruta, encontramos 98 kcal, que correspondem, em média, a 4,9% do número de calorias necessárias no nosso quotidiano.

3. Mas qual a informação nutricional da banana? O que diz a sua tabela nutricional?

Rica em potássio, em magnésio, em vitaminas e em hidratos de carbono, esta fruta apresenta-se como um alimento altamente nutritivo.

Vale a pena destacar a presença das vitaminas A, C e do complexo B, destacando-se as vitaminas B1, B2, B3, B6 e B9. A banana é ainda uma fonte das vitaminas lipossolúveis E e K.

Mas a banana tem carboidratos? Em que quantidade?

Sim, os hidratos de carbono ou carboidratos fazem parte da tabela nutricional da banana.

Por cada 100 gramas de produto alimentar, a banana conta com cerca de 26 gramas de hidratos de carbono, que correspondem a 8,7% da dose recomendada diariamente de carboidratos.

E a banana tem vitamina C? Para que serve esta vitamina?

Sim! A banana é uma fonte de vitamina C e, por essa razão, é também um bom alimento para ajudar no fortalecimento do sistema imunitário. Por cada 100 gramas de alimento, a banana tem 8,7 mg de vitamina C.

Existe mais algum nutriente em destaque na banana?

Existe! Vale a pena salientar o papel das fibras alimentares, que correspondem a 2g por cada 100 gramas de banana (equivalente a 8% da necessidade diária) e também das proteínas, que correspondem a 1,3 gramas por cada 100 gramas de banana e equivalem a 1,8% da dose diária recomendada.

4. Será que a banana emagrece ou engorda?

A forma como se consome a banana altera grandemente o efeito que esta vai ter no nosso organismo e, por isso mesmo, a forma de comer este fruto é a resposta à questão colocada.

Como é que a banana engorda ou emagrece?

A banana verde engorda menos do que a banana madura, já que os seus índices de frutose são menores. Por outro lado, o consumo de bananas verdes pode provocar um inchaço intestinal que faz com que o corpo pareça mais cheio.

As bananas maduras irão ajudar na regulação dos intestinos mas aumentarão o índice glicémico, já que são mais ricas em frutose.
Qualquer uma destas opções pode ser consumidas sem que engorde, contando que mantenha um consumo moderado do fruto.

Comer banana à noite engorda?

Tratando-se de um fruto calórico e sendo que, no período noturno, não irá realizar atividade, é possível que a banana o engorde um pouco mais durante este tempo. Ainda assim, deve recordar que outro aspeto muito importante numa dieta é o descanso.

Um corpo saudável deverá, também, ter momentos de sono e relaxamento.

Nesta medida, a banana pode ser uma aliada do período noturno, já que esta promove a produção de serotonina no cérebro, substância responsável pela sensação de prazer e de calma, ajudando, assim, a que as pessoas durmam mais tranquilamente.

5. O que é a dieta da banana?

A dieta da banana trata-se de uma dieta criada em 2008, no Japão, que inicia a sua rotina pela toma de um pequeno-almoço onde a banana está em destaque, a par com a água morna.
A ingestão de líquidos, a prática de exercício físico e a regra de ir dormir antes da meia-noite são outros pilares desta dieta.

6. A banana prende o intestino?

Depende.

A banana verde pode ser responsável por algum desconforto intestinal, uma vez que a sua ação no organismo, principalmente quando consumida em grandes doses (mais do que 3 bananas por dia) pode levar à obstipação, à formação de gases intestinais, a desconfortos do foro gastrointestinal e também ao inchaço.

Ainda assim, quando verde, a banana é uma melhor opção para o emagrecimento.

Por outro lado, a banana madura tem uma ação contrária, impactando na regulação do sistema intestinal, ajudando a soltar o intestino e sendo responsável por uma maior sensação de conforto e de bem-estar.

7. Como comer banana? bolo de banana

Pelas suas caraterísticas, a banana pode ser consumida crua ou cozinhada, sendo incluída, por vezes, em sobremesas como a banana frita, o bolo de banana, a banana panada ou a banana split.

Entre as formas mais equilibradas de comer este fruto, encontram-se as saladas, os batidos e a inclusão em misturas de iogurte e granola.

8. Posso comer banana na gravidez? banana na gravidez

Comer banana na gravidez é possível e desejável.

Este fruto não só ajudará a nutrir o corpo da gestante e lhe fornecerá energia, como contribuirá para uma sensação de conforto e de bem-estar.

No começo da gestação, esta fruta pode ajudar a minorar sintomas como as náuseas ou a azia.

A gestante terá, no entanto, de ter atenção a este consumo, uma vez que, quando comida em demasia, a banana pode levar ao sobrepeso, contribuir para a diabetes gestacional (banana madura) ou agravar a prisão de ventre (banana verde).

Consuma a banana com moderação durante a gravidez.

9. Quero emagrecer! Devo incluir a banana na dieta? Quantas posso comer por dia?

A banana é um fruto muito útil para incluir numa alimentação saudável. A sua inclusão em qualquer dieta é recomendável, desde que se tenha atenção às quantidades ingeridas.

O ideal será comer entre uma a duas bananas por dia.

O consumo moderado de bananas pode, na verdade, ser um aliado de quem pratica exercício físico, agindo como fonte de energia e ajudando na redução das cãibras musculares e na reparação das pequenas lesões decorrentes do esforço.

Esta pode ainda ser uma aliada na regulação do seu sistema digestivo, nomeadamente a nível intestinal.

Inclui a banana na sua dieta? Como costuma comer este fruto? Sente que a banana engorda ou emagrece? Conte a sua experiência, aqui no 1001 Dietas.

Algumas fontes: vix  eatthis  momjunction  healthline  conquistesuavida mundoboaforma

4

Sem Comentários

Escreva um comentário