10 benefícios dos brócolos que precisa de conhecer

10 benefícios dos brócolos que precisa de conhecer

Os benefícios dos brócolos fazem deste legume um forte aliado da nossa saúde. Em plena época fit, saber as suas propriedades é, por isso, fundamental. Já conhece os principais benefícios dos brócolos? Então venha conhecê-los com o 1001 Dietas.

Pertencer à geração fit significa, também, ter uma renovada preocupação com o aspeto e a saúde do nosso corpo. Assim, exercício físico e alimentação, surgem, na atualidade, como duas das principais preocupações.

O desejo de conquistar o corpo elegante, sem descurar a sua saúde e bem-estar, é a motivação que nos leva a pesquisar, cada vez mais, sobre os mais diversos ingredientes. O dióspiro, o agrião, as castanhas e o salmão são apenas alguns exemplos de alimentos cujos benefícios questionamos diariamente.

Sendo um alimento muito aclamado pela sua riqueza nutritiva, os brócolos (ou brócolis, em português do Brasil) surgem, por isso mesmo, também como alimentos sobre os quais vale a pena lançar o olhar.

Este alimento saudável contém apenas 37 kcal por cada 100 gramas e garante que o organismo recebe nutrientes tão diversos como a vitamina A, a vitamina C, a vitamina K, o ácido fólico, o ferro, o potássio e o manganês.

Muito aclamado em várias fases da vida, não se deixa de destacar o papel deste vegetal para quem está a fazer dieta, nem de ressaltar o papel dos brócolos na gravidez.

Ainda assim, para muitos, os benefícios dos brócolos são ainda desconhecidos. Quer saber quais são os 10 principais benefícios dos brócolos para o seu organismo? Venha descobrir neste artigo.

Benefícios dos brócolos

1. Benefícios dos brócolos: Age como um anti-inflamatório natural

O consumo de brócolos contribui para aliviar as inflamações do organismo e, desta forma, também para reduzir o risco de reações alérgicas.

Pela sua ação anti-inflamatória, os brócolos ajudam também nas inflamações articulares, apoiando a destruição das enzimas que contribuem para o enfraquecimento das cartilagens e articulações.

2. Regula os índices glicémicos

A ação antioxidante dos brócolos, bem como a elevada presença de fibras alimentares neste vegetal, faz com que o seu consumo seja muito positivo para as pessoas que sofrem de diabetes.

O consumo de brócolos ajudará a reduzir os índices de açúcar na corrente sanguínea, prevenindo problemas pancreáticos e melhorando a resistência à insulina.

3. Reduz o mau colesterol

Outro dos benefícios dos brócolos é o seu papel na redução do colesterol no nosso organismo. Ao melhorar os índices corporais de colesterol, o consumo deste vegetal pode ajudar a minorar o risco de doença cardíaca e vascular, prevenindo situações como o enfarte e o AVC.

4. Melhora o sistema digestivo

O papel antioxidante e regulador dos brócolos faz com que estes sejam aliados da saúde digestiva, ajudando nos processos de metabolização e garantindo, em simultâneo, um melhor trânsito intestinal.

O elevado teor de fibras contribui também para evitar situações como a prisão de ventre e promove a desinflamação do cólon.

5. Benefícios dos brócolos: Promove a saúde ocular

A degeneração visual acontece como processo natural, à medida que envelhecemos e, um dos benefícios dos brócolos, é o seu papel para desacelerar este processo.

Pela presença de carotenóides e da vitamina A, os brócolos podem reduzir o risco de problemas oculares motivados pelo envelhecimento.

6. Reforça o sistema imunológico

O sistema imunitário humano pode também ganhar mediante o consumo de brócolos. A presença da vitamina C, a par com muitas outras vitaminas e minerais, pode ajudar no tratamento e prevenção de inúmeras doenças.

Além disso, o consumo de brócolos garante o correto funcionamento do organismo e melhora a sua imunidade.

7. Previne o envelhecimento precoce

Outro dos benefícios dos brócolos é a forma como estes contribuem para a redução do stress oxidativo, ajudando a evitar alguns dos sinais de envelhecimento.

O sulfurafano presente nos brócolos é um componente fundamental para promover a ação dos genes antioxidantes e, desta forma, atrasar os processos bioquímicos do envelhecimento.

8. Promove o emagrecimento

Pouco calóricos, ricos em nutrientes e em sabor, os brócolos são também fortes aliados de quem faz dieta e quer manter um estilo de vida fit.

Além de melhorar a resposta corporal ao exercício físico, os brócolos ajudam na saciedade sem que seja necessário ingerir muitas calorias.

9. É ideal para gestantes

Na gestação, quando a nutrição cumpre um papel fulcral para a mamã e o bebé, os brócolos são fortes aliados.

O consumo de brócolos na gravidez garante um aporte de vitaminas e minerais, incluindo do tão aclamado ácido fólico, que é fundamental para o desenvolvimento do tubo neural do feto.

O seu consumo na gravidez irá ajudar a minorar os principais desconfortos da gestante e garantir o seu bem-estar, a sua saúde e correto desenvolvimento do seu bebé.

10. Benefícios dos brócolos: Ajuda na saúde dentária e óssea

Fonte de cálcio e de vitamina K, os brócolos são fortes aliados das estruturas óssea e dentária no corpo humano.

Além destes nutrientes, também a vitamina A, a vitamina C, o fósforo e o zinco ajudarão na manutenção de ossos e dentes saudáveis.

Já conhecia os benefícios dos brócolos? Como costuma cozinhar este vegetal? Conte as vantagens que o consumo deste alimento tem para si aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: vidaativa healthline healthline timesofindia.indiatimes bbcgoodfood

1

Sem Comentários

Escreva um comentário