manteiga de amendoim

10 benefícios e riscos da manteiga de amendoim, é saudável?

A manteiga de amendoim levanta sentimentos contraditórios entre aqueles que a consomem. Conhece os benefícios e os riscos deste alimento? Este é o momento certo para vir conhecê-los com o 1001 Dietas.

A manteiga de amendoim é um alimento muito comum nos Estados Unidos e, em parte devido à globalização, este é um hábito que tem sido transportado para outros países do mundo, como o Brasil ou Portugal.

Filmes e séries têm feito um bom trabalho a disseminar a ideia de que a manteiga de amendoim é um alimento rico e saboroso.

É-o, de facto… mas a questão que parece incomodar muitas pessoas ao redor do globo é outra: será que, a par com a riqueza do seu sabor e a diversidade dos seus usos, a manteiga de amendoim é também saudável?

Perante um mundo cada vez mais preocupado com as questões do fitness e da saúde, onde o mundo do Detox toma conta das conversas e a whey protein no desporto se torna essencial, as questões relacionadas com os benefícios e os riscos dos alimentos estão, cada vez mais, no centro das atenções.

Assim, hoje, quisemos dar resposta a estas questões e fomos descobrir mais sobre este famoso alimento.

Acompanhe-nos para saber quais são os principais benefícios e riscos da manteiga de amendoim e descubra se, afinal, esta é uma opção saudável para integrar na sua dieta.

1. O que é a manteiga de amendoim? manteiga de amendoim

É importante começar por explanar o seguinte: a manteiga de amendoim não se trata de uma manteiga aromatizada com amendoins.

Este é um produto alimentar obtido a partir do próprio amendoim que, quando moído, pode chegar a uma consistência pastosa.

Esta consistência amanteigada, que resulta dos óleos naturais presentes no amendoim, cria uma pasta com vários usos culinários, que pode (ou não) conter pedaços crocantes no seu seio.

Esta pasta tem usos culinários distintos e, embora seja muito comum o seu uso na criação de doçaria, como bolos ou bolachas; a verdade é que o seu consumo simples ou no pão é também bastante aclamado.

Ao longo dos anos, diversos estudos relacionados com o consumo deste produto alimentar ressaltaram as vantagens e as desvantagens do seu consumo, sendo que, considerando um consumo moderado, este é, por norma, considerado saudável.

Ainda assim, para que possa tomar a melhor decisão sobre o seu consumo, com toda a informação possível, reunimos o top 10 dos benefícios e dos riscos do consumo deste alimento (5 benefícios e 5 riscos).

Não deixe de ver o que pode esperar mediante o consumo de manteiga de amendoim.

2.Os 5 benefícios da manteiga de amendoim

2.1. Riqueza nutritiva

A manteiga de amendoim é extraordinariamente rica em vitaminas (A, C e E); em proteínas (30 gramas de proteína por cada 100 gramas de produto); em magnésio e em potássio.

Desta forma, o consumo de manteiga de amendoim ajuda a melhorar a visão, promove a defesa orgânica, previne o aparecimento de úlceras e ajuda a dissolver os bloqueios de gordura nas artérias.

Aliado na reparação muscular e no desenvolvimento do corpo saudável, este alimento é ainda importante para o desenvolvimento ósseo e da imunidade corporal.

Em simultâneo, a sua riqueza nutritiva ajuda, também, na regulação dos índices glicémicos e no equilíbrio dos fluidos corporais.

Assim, também o sistema cardiovascular pode ser melhorado com o consumo regular (e regrado) de manteiga de amendoim.

2.2. Previne doenças cardíacas

A saúde do coração é outro dos benefícios do consumo deste produto alimentar. Embora seja rica em gorduras, a manteiga de amendoim é 80% composta por gorduras insaturadas, que desempenham um papel muito importante na redução do chamado “mau colesterol” e previne doenças cardíacas.

Ao reduzir o fluxo sanguíneo, mediante a desobstrução arterial, a manteiga de amendoim é útil para evitar que o coração entre em esforço e ajuda a evitar situações como o ataque cardíaco.

2.3. Ajuda a melhorar o cabelo e a pele

A presença da vitamina B2, do cálcio e da vitamina B12 faz com que a manteiga de amendoim seja uma aliada na manutenção de um cabelo e de uma pele bonitos e saudáveis, ajudando a manter a sua hidratação e o seu aspeto brilhante.

Além disso, por ser rica em antioxidantes, como o folato, o ácido pantoténico, a tiamina e a niacina, a manteiga de amendoim ajuda a limpar o organismo de toxinas o que, além de se manifestar, também, na pele e nos cabelos, pode prevenir o aparecimento de doenças infecciosas e de tumores.

2.4. Age na redução do mau colesterol

A gordura do amendoim é o que podemos apelidar de uma “gordura boa” e, por isso mesmo, o seu consumo é ótimo para promover o aumento do bom colesterol, ao mesmo tempo que promove a redução do mau colesterol.

Isto permite que uma pessoa tenha uma vida mais saudável e se previna quanto a diversos problemas cardio-vasculares.

2.5. Ajuda a perder peso

Apesar de ser um alimento muito calórico, a manteiga de amendoim é também saciante e, segundo vários estudos realizados, o seu consumo moderado e dentro das doses recomendadas pode ajudar na perda de peso.

O consumo de manteiga de amendoim ajuda a reduzir a sensação de fome e cria, no organismo, uma maior saciedade no que respeita ao consumo de outros alimentos calóricos e de baixo valor nutritivo (como doces).

Assim, o seu consumo pode ajudar na perda de peso

3. Os 5 riscos da manteiga de amendoim manteiga de amendoim

3.1.Opção calórica

A manteiga de amendoim pode ser perigosa para a dieta e para a saúde quando consumida em demasia. Em parte, isto deve-se ao seu elevado índice calórico.

Por cada 100 gramas de manteiga de amendoim encontramos aproximadamente 580 kcal, o que é um valor notoriamente elevado quando comparado com outras opções.

Recomenda-se, por isso, moderação no seu consumo.

3.2. Nem toda a manteiga de amendoim é saudável

Os benefícios da manteiga de amendoim não podem ser atribuídos a todas as manteigas de amendoim que se encontram à venda.

Se algumas opções comercializadas são naturais e benéficas, outras existem que são altamente processadas, carregando uma lista de ingredientes nocivos para a saúde e bem estar de quem os consome.

É recomendável a leitura atenta dos rótulos para compreender quais as adições feitas no processamento do produto, já que, para adoçar esta pasta, é comum a adição de açúcares, de sal, de gorduras trans e de outros óleos.

3.3. Risco de contaminação

O amendoim é um fruto que facilmente pode ser contaminado com fungos e salmonelas. Assim, a pasta de amendoim que resulta do fruto pode, também, ser transmissora de doenças.

Torna-se importante garantir que o consumo de manteiga de amendoim é feito com recurso a amendoins frescos (quando caseira) e que se encontra dentro dos prazos de validade e dos padrões de qualidade (quando se consome a opção comercial).

3.4. Alergénio

As alergias são outro dos riscos da manteiga de amendoim. Sendo que os amendoins se apresentam como um dos maiores alergénios do mundo, este produto, que deles deriva, apresenta o mesmo problema.

É muito importante saber se é alérgico ao amendoim antes de consumir manteiga de amendoim, já que a mesma pode provocar um ataque alérgico de alta intensidade, que pode manifestar-se com sintomas como erupções na pele, tonturas, vómitos, tosse, inchaço ou, em casos mais severos, dificuldades respiratórias ou mesmo a morte.

3.5. Presença de altos índices de ómega-6

Por fim, a manteiga de amendoim é rica em ómega-6. Este ácido gordo essencial, quando consumido em demasia, pode facilmente tornar-se nocivo para o organismo, resultando em inflamações indesejadas.

Por esta razão, um consumo excessivo de manteiga de amendoim pode ser altamente perigoso para a saúde global do ser humano.

Costuma comer manteiga de amendoim? Estava ciente dos seus benefícios e dos seus riscos? Conte-nos a sua opinião sobre esta temática.

Algumas fontes: lencoisnoticias  curejoy  seedguides  healthline  healthambition  minhavida mundoboaforma

3

Sem Comentários

Escreva um comentário