in

10 razões para de beber chá de folhas de framboesa

Existem boas razões para beber chá de framboesa. O organismo, a fertilidade e a saúde global do corpo poderão aproveitar vários benefícios neste consumo. Sabe quais são as razões para beber chá de folhas de framboesa? Descubra com o 1001 Dietas. 

A procura pelas alternativas saudáveis tem pautado grandemente o nosso século. Com uma maior consciencialização para as questões da vida fit e com um maior acesso a tecnologias de informação, que permitem a recolha dos principais dados sobre nutrição e exercício físico, torna-se hoje mais simples apostar numa vida saudável. 

Apesar de o processo fit não passar apenas pela alimentação – havendo muitas pessoas a recorrer a um personal trainer ou a integrar aulas de grupo como o spinning ou o crossfit – a verdade é que a nutrição continua a estar no centro das atenções. 

Além das dietas da moda, onde se incluem alternativas como a dieta japonesa ou a dieta cetogénica; surge ainda uma preocupação com os alimentos e bebidas ingeridos no quotidiano. 

Mais do que nunca, queremos saber as propriedades dos alimentos e dos chás. E é normal, por isso, que surjam questões sobre os benefícios do chá de boldo ou sobre as funções do chá de rooibos

Outros chás, como o chá de folhas de framboesa, são também questionados. Este, em particular, sendo um elemento que alia fortemente a alimentação e a fertilidade, merece a nossa atenção. 

O chá de folhas de framboesa é muito nutritivo. Rico em vitaminas (incluindo vitamina A, C, K, E e vitaminas do complexo B) e minerais (como o ferro, o cálcio, o fósforo e o potássio); este chá é ainda uma boa fonte de antioxidantes. 

Mas, afinal, como é que toda esta riqueza se traduz em termos de benefícios para o organismo? Se também quer saber esta resposta, venha conhecer 10 razões para beber chá de folhas de framboesa. 

10 razões para de beber chá de folhas de framboesa

1. Razões para beber chá de folhas de framboesa: Melhora a fertilidade

A relação entre fertilidade e nutrição é muito estreita e, neste caso em particular, podemos encontrar no chá de folhas de framboesa um aliado fundamental da fertilidade, tanto masculina como feminina. 

Para as mulheres, os benefícios do chá de folhas de framboesa na gestação correspondem a um reforço da musculatura uterina, evita o parto prematuro ou pós-termo, melhora a vitalidade da mamã e do bebé e contribui, ainda, para a produção do leite materno. 

Para os homens, o seu papel enquanto antioxidante ajuda a garantir um esperma mais saudável. (1

2. Promove a saúde coronária

A presença do potássio no chá de folhas de framboesa é grandemente responsável pela garantia de músculos saudáveis, o que promove uma melhor função muscular também a nível cardíaco. 

O consumo deste chá ajudará ainda a fluidificar o sangue, o que promove batimentos mais regulares do coração e melhora a saúde cardiovascular. 

Este chá pode ajudar a prevenir várias doenças cardíacas incluindo a insuficiência cardíaca e a arritmia. 

3. Melhora o sistema digestivo

O chá de folhas de framboesa é, também, muito rico em fibras, o que ajuda a promover uma digestão mais saudável. 

O seu consumo pode ajudar a aliviar alguns dos desconfortos relacionados com o estômago e os intestinos, incluindo as náuseas, os vómitos, a azia, a prisão de ventre e a flatulência

4. Aliado da gravidez

Vários estudos têm associado o consumo do chá de folhas de framboesa a uma gravidez mais pacata e saudável. 

Este chá está considerado pela Associação Americana de Pediatria como um dos melhores chás a ingerir na gestação, considerando-se o seu papel na facilitação e aceleração do trabalho de parto; enquanto forma de prevenção do parto prematuro e também no alívio de muitos dos desconfortos comuns na gravidez. (2

5. Razões para beber chá de folhas de framboesa: Promove a saúde cutânea

A saúde cutânea terá muitas vantagens com a ingestão de chá de folhas de framboesa. Sendo uma boa fonte de antioxidantes e de vitamina C, este chá pode ajudar na renovação e regeneração celular, promovendo a reparação dos tecidos cutâneos. (3

A sua ação sobre a nossa pele ajudará a reduzir alguns dos sinais de envelhecimento e a tratar situações indesejadas como borbulhas ou manchas cutâneas. Este ajuda, ainda, na proteção da pele face às agressões da exposição solar. 

6. Estimula a memória

Os fitonutrientes que compõem o chá de folhas de framboesa fazem com que o funcionamento cerebral seja melhor, o que ajuda na preservação e no estímulo da memória. 

A ação antioxidante e a presença de polifenóis fazem, também, com que este seja um aliado no combate aos radicais livres e às decorrentes doenças degenerativas que levam ao declínio cognitivo e promovem a perda de memória. 

7. Previne os sinais precoces de envelhecimento

A presença dos referidos antioxidantes ajudam, também, a evitar as rugas e a flacidez típicas da idade, retardando o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce. 

A ação destes agentes atioxidantes ajuda a prevenir o stress oxidativo e faz com que possamos contar com um aspeto mais jovem durante mais tempo. 

8. Ajuda no combate de infeções

Outra das funções do chá de folhas de framboesa que torna o seu consumo benéfico para o organismo é a forma como os seus antioxidantes fitonutrientes contribuem para lhe dar propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias. 

Assim, este chá terá uma ação no combate a eventuais doenças do organismo, ajudando a melhorar o sistema imunitário. 

9. Evita a diabetes

Outra das razões para beber chá de folhas de framboesa é a forma como este ajuda a prevenir a diabetes. (4)

Este chá é rico em fibras, em reosmina, em tilirose e em frutose contrastam com baixíssimo índice calórico e glicémico deste chá. 

Assim, embora o travo do chá seja bastante doce, este contribui para manter baixos os níveis de glicose na corrente sanguínea, o que ajuda na prevenção e tratamento da diabetes. 

10. Razões para beber chá de folhas de framboesa: Promove a perda de peso

Além de ajudar a manter baixos os níveis de açúcar na corrente sanguínea este chá tem muito poucas calorias, o que faz com que possa bebê-lo sem uma sensação de culpa, já que não irá prejudicar a sua dieta. 

Este chá contribui também para manter o corpo hidratado, o que é fundamental para a perda de peso e ajudará caso não saiba se está gordo ou inchado, na medida em que a presença de potássio contribuirá para a diminuição de inchaços causados pela retenção de líquidos. (5)

Assim, o consumo de chá de folhas de framboesa poderá ajudá-lo a perder algum volume e algum peso. 

Já conhecia as principais razões para beber chá de folhas de framboesa? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas quais os chás que inclui na sua dieta. 

Poderá ter interesse também em:

Clique em uma estrela para avaliar.

5 / 5. Contador de votos: 1

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

cistitone ferro

Bula Cistitone Ferro

advancis jointrix plus ossos e articulações

Bula Advancis Jointrix Plus