chá de sene emagrece

Chá de sene emagrece? Como fazer esta infusão

CA ideia de que o chá de sene emagrece é muito aclamada e os seus benefícios fazem com que, há vários séculos, esta infusão se utilize. Conhece este chá? Sabe se chá de sene emagrece e como fazer esta infusão? Descubra tudo com o 1001 Dietas. 

Emagrecer é um objetivo para muitas pessoas. Numa época onde a obesidade surge como um problema severo, nas nossas sociedades; ganha força a mensagem da alimentação saudável, da nutrição correta e da vida ativa. 

A geração fit, no entanto, não se fica pelas novidades da ciência nem pelos novos conhecimentos. Alguns dos recursos ancestrais são ainda aproveitados, nos dias de hoje, como aliados na perda de peso. Entre esses aliados encontramos as plantas e as ervas, sendo comum o seu uso em verdadeiras infusões para emagrecer. 

As propriedades das ervas são diversas e o que não falta, nos dias de hoje, é um olhar atento sobre as mesmas. Alguns chás, como o chá verde ou o chá de hibisco conceituaram-se pela forma como promovem o emagrecimento.

Ainda assim, estas não são as únicas opções de quem deseja emagrecer. 

O sene ou planta de sene é uma das que podem ser referidas nestes meandros, apresentando vários benefícios para quem deseja reduzir algumas medidas. Sabe como o chá de sene emagrece? Para descobrir, não deixe de ler este artigo. 

O que é a planta de sene?

O sene – com os nomes científicos de Senna alexandrina Miller e Cassia angustifoli Vahl – é uma planta com propriedades laxantes, desintoxicantes e antioxidantes proveniente do continente africano e que prolifera, também, no continente asiático. 

Esta planta é usada desde os primórdios devido às suas propriedades medicinais, sendo que existem relatos do seu uso por povos indígenas, pelos árabes, pelos romanos e também no Antigo Egito. 

Muito aclamada pelos seus efeitos no organismo, esta planta é, hoje em dia, cultivada em todo o mundo. Esta planta pode ser utilizada mediante o consumo das suas folhas (secas ou frescas) ou dos seus frutos. 

Os componentes ativos do sene são os glicosídeos monoméricos e os glicosídeos diméricos: dois agentes que estimulam o funcionamento intestinal e ajudam a promover a saúde de todo o sistema digestivo. Esta erva é ainda pobre em calorias e rica em vitaminas do complexo B. (1

O chá de sene é frequentemente utilizado para limpar o intestino e resolver problemas de obstipação. 

chá de sene emagrece

Quais os benefícios do chá de sene?

O chá de sene tem vários benefícios para a saúde. Entre os principais benefícios do consumo desta infusão encontramos: (2

– Melhoria do sistema digestivo; 
– Resolução e prevenção de problemas de obstipação; 
– Redução da retenção de líquidos; 
– Tratamento de problemas cutâneos; 
– Tratamento de infeções dermatológicas; 
– Fortalecimento do cabelo; 
– Redução da queda capilar; 
– Hidratação da pele e do cabelo; 
– Promoção da perda de peso; 
– Redução da gordura localizada; 
– Limpeza do cólon; 
– Tratamento e prevenção de hemorróidas; 
– Tratamento de vermes intestinais; 
– Ação antibacteriana; 
– Ação termogénica. 

Existe alguma contraindicação neste consumo?

Sim, uma vez que a ação do chá de sene estimula fortemente os intestinos, algumas pessoas experimentam alguns problemas intestinais. Entre os principais relatos de efeitos secundários encontra-se a irritação das paredes intestinais, as cólicas, a sub-absorção de água e nutrientes e a diarreia. 

Quanto tempo demora o chá de sene a apresentar efeitos?

Depois de consumido, o chá costuma manifestar os seus efeitos no intestino entre 3 e 10 horas. 

Todas as pessoas podem tomar chá de sene?

O chá de sene não é recomendado a todas as pessoas. O seu consumo deve ser evitado em alguns casos, incluindo por pessoas: 

– Com problemas hepáticos ou renais; 
– Por mulheres grávidas; 
– Que estejam no seu período menstrual; 
– Que sofram de insuficiência cardíaca; 
– Que estejam a amamentar; 
– Que tenham problemas de inflamação uterina; 
– Em caso de apendicite. (3

Chá de sene emagrece?

Sim, o chá de sene emagrece e pode, de facto, ser seu aliado para a perda de peso. Tratando –se de um laxante natural, este irá melhorar o seu trânsito intestinal e promover uma menor absorção de gorduras. Ainda assim, uma vez que o seu efeito no organismo é muito intenso, não se recomenda o seu uso continuado, devendo o mesmo ser tomado, no máximo, durante 7 dias. 

Além de melhorar o funcionamento do intestino, aliviando situações como a prisão de ventre e a retenção de líquidos, este chá tem uma ação saciante, reduzindo a vontade de comer e ajudando, também desta forma, a que perca peso. 

Além disto, pela sua ação sobre o intestino, o chá de sene fará com que menos calorias sejam absorvidas. O chá tem ainda uma ação desintoxicante, ajudando na eliminação das toxinas acumuladas no seu organismo. (4

Como fazer chá de sene?

Deve recordar que o consumo de chá de sene deve ser esporádico e que, no máximo, poderá tomá-lo por 7 dias consecutivos, para promover a limpeza do seu intestino. 

Para fazer esta infusão, deve ferver 200 ml de água durante dois minutos, acrescentando, depois 1 colher de chá de folhas secas da planta e mexendo. Abafe a mistura por 5 minutos e coe-a. (5

Alguma vez experimentou esta infusão? Acredita que o chá de sene emagrece? Conte a sua experiência aos restantes leitores do 1001 Dietas

Poderá ter interesse também em:

4

Sem Comentários

Escreva um comentário