comer frutos secos

Porque devo comer frutos secos, quais benefícios tem para a saúde

Comer frutos secos pode ser muito benéfico para a saúde e para a dieta, havendo muitas vantagens na integração destes alimentos na sua rotina. Sabe porque deve comer frutos secos? Sabe quais os benefícios para a saúde?

Venha descobrir com o 1001 Dietas.

A alimentação tem vindo a mudar com o avanço dos tempos e, em pleno século XXI, por entre a tendência fit, o papel dos alimentos na construção de uma vida saudável é cada vez mais fundamental.

Conhecer os benefícios de alimentos como o gengibre ou a beterraba e saber quais os melhores sumos detox e as melhores sopas para emagrecer, é algo que integra o nosso dia-a-dia e, para quem realmente almeja o corpo bonito e saudável, este é um questionamento frequente e contínuo.

Um dos grupos alimentares que gera perguntas é o dos frutos secos. Muitas pessoas questionam por que razão devem comer frutos secos, se podem comer frutos secos durante a gravidez e quais os benefícios que estes têm para a saúde.

Foi sobre esta questão que nos debruçámos hoje, interessados em conhecer melhor este alimento versátil e todas as formas como ele pode ajudar no cumprimento dos seus objetivos. Se também quer saber porque deve comer frutos secos e quais os benefícios que tem para a saúde, este é o artigo do qual estava à procura.

1. Porque devo comer frutos secos? comer frutos secos

Quando falamos em frutos secos, falamos de um grupo de alimentos que integra frutos distintos e com caraterísticas próprias mas que, globalmente, podem ser descritos como uma fonte de proteína (cerca de 25%), hidratos de carbono (20%, aproximadamente) e de lípidos (numa média de 55%).

Estes números podem parecer assustadores para quem faz dieta mas a verdade é que as gorduras contidas neste tipo de alimento – entre as quais o ómega 3 – são saudáveis e promovem um melhor funcionamento do organismo.

Ricos em minerais, vitaminas e fitoquímicos, estes alimentos oleaginosos ajudam a prevenir e a tratar vários tipos de doença e constituem, ainda, uma excelente fonte energética. O seu equilíbrio no que se refere aos índices de minerais (como magnésio, sódio e potássio, por exemplo), bem como a diversidade de formas como podem ser ingeridos, faz dos frutos secos uma excelente opção alimentar.

Qual a quantidade de frutos secos que devo ingerir? frutos secos

Ainda que o seu consumo seja saudável e muito positivo para a saúde, comer frutos secos exige, também, alguma moderação. Por cada porção de 100 gramas, este alimento contém cerca de 618 kcal (valor em média, considerando que cada fruto seco tem as suas caraterísticas).

Para usufruir dos benefícios deste alimento, é importante considerar o seu teor calórico e considerar que todos os excessos podem ser nocivos para si.

Assim, fazer um consumo adequado destes frutos é essencial para evitar excessos prejudiciais ao bem-estar do organismo. O ideal, no que diz respeito aos frutos secos, é o consumo de 5 a 10 destes frutos diariamente.

2. Frutos secos: que benefícios tem para a saúde?

Quando consumidos numa dosagem apropriada, os frutos secos podem ser extremamente benéficos para a sua saúde. Entre os vários benefícios de comer frutos secos, destacamos os seguintes:

– Riqueza nutritiva e fornecimento de energia;
– Melhoria do rendimento físico para praticantes de desporto;
– Ação antioxidante;
– Promoção da perda de peso;
– Redução dos triglicerídeos e do mau colesterol;
– Melhoria do sistema imunitário e do metabolismo;
– Benéfico para diabéticos;
– Ação anti-inflamatória;
– Melhoria do sistema gastrointestinal;
– Prevenção de ataques cardíacos e AVC’s.

3. Os melhores frutos secos para uma dieta saudável Pinhão engorda

Ricos em proteínas, gorduras saudáveis, hidratos de carbono, fibras, vitaminas (incluindo vitamina E e K), magnésio, fósforo, manganês e selénio; os frutos secos tornam-se, sem dúvida, uma adição alimentar pertinente e recheada de benefícios para a saúde.

Entre os melhores frutos secos que pode integrar na sua alimentação encontram-se opções como:

– Amendoins;
– Avelãs;
– Amêndoas;
– Nozes;
– Nozes de Macadâmia;
– Pinhões.

Estas são opções muito saudáveis e que podem contribuir para o desejado corpo fit: simultaneamente salutar e elegante.

Que opções evitar?

Antes de mais, é necessário considerar que existem alergias comuns aos frutos secos, pelo que, antes de os ingerir, deve garantir que não sofre deste tipo de problema alérgico, consultando o seu médico ou nutricionista.

Caso não sofra de alergia aos frutos secos, deverá ainda considerar as suas opções. Hoje em dia, são comercializadas várias opções deste tipo de alimento que são temperadas e processadas.

A adição de sal e açúcar, bem como o processamento industrial do qual os frutos secos têm sido alvo remove alguns dos benefícios e pode alterar o valor nutricional.

Costuma integrar os frutos secos na sua alimentação? Quais são os seus frutos secos de eleição? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas as melhores dicas para comer frutos secos, partilhando connosco as suas receitas e sugestões.

Algumas fontes: healthline nuts hsnstore alimentacaosaudavel nit health24 webmd

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