Uma das grandes queixas das pessoas com excesso de peso é a dor nas articulações. Podendo ser um sinal de alerta importante para a sua condição física importa, por isso, que conheça a relação entre o peso e esse desconforto. Saiba qual a relação entre as dores nas articulações e o excesso de peso.
Nem sempre uma pessoa presta atenção ao seu estado físico até que o corpo lance um “sinal de alerta” relacionado com a saúde.
Tratando-se de um dos maiores problemas da nossa Era, a obesidade faz parte do quotidiano de muitas pessoas em todo o mundo, sendo um fator de risco para a saúde, a vários níveis.
No que diz respeito às articulações, o excesso de peso é, muitas vezes, responsável pelo aparecimento de uma sensação de desconforto ou mesmo de dor, que impedem uma vivência confortável e prejudica milhares de pessoas.
Uma consciência mais profunda relativamente à relação entre estes dois conceitos torna-se, por isso, fundamental para que a pessoa com peso excessivo procure alternativas mais saudáveis e modelos alimentares que se adeqúem a uma vivência mais equilibrada.
Sabendo que no seio de 1001 dietas saudáveis será mais fácil encontrar um caminho sem dores nem desconfortos, dedicamos hoje este artigo à explanação das relações entre as dores nas articulações e o excesso de peso.
Acompanhe-nos para saber mais sobre esta questão.
1. Sobrepeso: o que é?
Para compreendermos de que forma a obesidade ou o excesso de peso podem minar a vivência de quem convive com o problema precisamos, primeiramente, de compreender do que se fala quando surge este conceito.
O excesso de peso diz respeito a uma acumulação de gordura excessiva nos tecidos, decorrente do descontrolo de massa corporal.
Este sobrepeso acontece, nos dias de hoje, em parte devido ao estilo de vida e às escolhas alimentares incorretas e é responsável pelo aparecimento de diversos problemas de saúde graves, como os problemas cardiovasculares, os problemas respiratórios, a diabetes ou as artroses, entre outros.
2. Dores nas articulações e excesso de peso
No que diz respeito às dores nas articulações, o peso tem um papel fundamental.
Tratando-se as articulações das estruturas que conectam os ossos do corpo, permitindo a mobilidade dos segmentos esqueléticos, estas transformam-se facilmente num foco de dor perante o sobrepeso.
O aparecimento da dor deriva, pois, da sobrecarga destas “ligações ósseas”, fazendo com que estas se deformem ou desgastem e levando a problemas de saúde e lesões que, por vezes, podem tornar-se crónicos.
A região lombar, os joelhos, os tornozelos e os pés são algumas das zonas mais afetadas pelo excesso de peso.
No que diz respeito à zona lombar, surge a conhecida “lombalgia”, nome médico que se refere à sensação de dor na região da coluna.
O excesso de peso é um fator importante no surgimento desta dor, uma vez que é esta região corporal a suster grande parte do peso corporal.
Já nos joelhos, uma das maiores articulações corporais, ocorre um dos desgastes mais severos e evidentes perante o excesso de peso, sendo comum que o obeso sinta dores nas articulações nesta zona do corpo.
Esta dor deriva de uma condição clínica chamada condromalácia patelar, que diz respeito ao desgaste da região, criando uma cartilagem mais mole entre o fémur e a patela.
Inchaço, dor e dificuldade em fletir o joelho indicam esta condição, que pode avançar para artrose e promover o desgaste ósseo na região.
Da mesma forma, também os tornozelos e os pés são regiões sobrecarregadas pelo excesso de peso, havendo danos sofridos nas articulações que dificultam, depois, o ato de caminhar, promovendo o sedentarismo e, por sua vez, impulsionando o agravamento dos sintomas.
3. Prevenção e tratamento
A questão das dores nas articulações, como tantas outras, não tem um tratamento único, existindo casos diversos, que merecem uma atenção específica e especializada.
Ainda que a consulta de um médico seja fundamental, existem alguns pontos de partida que pode, desde já, trabalhar.
Uma rotina de exercício físico, levada a cabo com uma alimentação equilibrada e saudável são bons começos para a perda de peso a prevenção e/ou melhoria das dores nas articulações.
Seja com recurso a personal trainer ou com consultas junto de um nutricionista, o importante é garantir um emagrecimento saudável para que o peso não seja um fator de risco que venha a fazê-lo sentir as temíveis dores nas articulações.
Afinal, a obesidade não tem de ser um peso para toda a vida.
Sente dores nas suas articulações? Alguma vez associou esta sensação ao excesso de peso? Conte-nos como esta questão afeta o seu quotidiano.
Algumas fontes: terra ortocenter pessemdor minhavida biosom nursing
GIPHY App Key not set. Please check settings