Farinha de aveia

Farinha de aveia: que benefícios a tornaram moda?

A farinha de aveia e os alimentos preparados com esta têm vindo a integrar a dieta de muitas pessoas. O facto é que, trazido pela geração fit, este é um dos ingredientes da moda. Mas sabe quais são os benefícios que tornam a farinha de aveia uma moda? Então, está na hora de descobrir com o 1001 Dietas.

A saúde sempre foi importante e a preocupação com a elegância também não começou neste século. Ainda assim, se formos honestos, sabemos que, mais do que nunca, ter o corpo saudável e elegante é um dos objetivos do século XXI.

A tendência fit assim o dita: hoje, o corpo não se quer magro. Quer-se firme, bonito, escultural e trabalhado. Quer-se que o corpo reflita saúde e que provenha de uma rotina onde o exercício físico e a alimentação saudável tenham lugar de destaque.

As conversas incluem, por isso mesmo, aspetos novos do quotidiano. Cada vez mais, a partilha de receitas e de dietas tem lugar em conversas de café. E, inevitavelmente, alguns ingredientes começam a ganhar destaque, pelas suas propriedades e benefícios.

Sementes, frutos secos e cereais fazem parte do grupo de alimentos que permeia estas conversas.

Fala-se, por exemplo, da importância dos cereais na gravidez, da forma como estes integram a lista para reduzir o colesterol na gestação ou mesmo de como podem constituir opções fabulosas para comer depois do treino para emagrecer.

No seio destas conversas, fala-se da farinha de aveia. A forma como dela se fala indica-a como uma boa opção para substituir as demais farinhas e reforça o seu papel numa vida ativa e sadia.

Mas, afinal, quais são os benefícios da farinha de aveia que a levaram a tornar-se uma moda da nossa era?

Esta é a pergunta à qual responderemos de seguida, numa lista onde se contemplam os 10 principais benefícios da farinha de aveia.

1. Benefícios da farinha de aveia: Tem uma ação saciante

A farinha de aveia é altamente saciante e, como tal, os alimentos cozinhados com esta, além de menos calóricos, tendem a criar uma sensação de bem-estar e a reduzir a sensação de fome por um período mais prologado.

A integração da aveia na primeira refeição do dia é, por isso, um forte apoio à saciedade, garantindo um dia cheio de energia e com menos fome.

2. Reduz os índices de colesterol

A farinha de aveia tem, na sua composição, uma fibra alimentar chamada betaglucana. As propriedades desta fibra contribuem para a redução de mau colesterol, promovendo a excreção dos ácidos biliares e evitando, assim, que o corpo absorva o colesterol presente nos alimentos.

3. É um agente contra a depressão

As vitaminas do complexo B fazem também parte da composição da farinha de aveia. A presença destas vitaminas na farinha faz com que a produção de neurotransmissores cerebrais seja favorecida. Assim, através da produção de dopamina, serotonina e noradrenalina, o consumo de farinha de aveia irá promover o bem-estar e reduzir o risco de depressão.

4. Reduz a compulsão alimentar

A vontade de comer em demasia ou de atacar comidas de conforto (como doces ou hidratos de carbono) pode ser minorada pela farinha de aveia. A presença de crómio na sua composição irá reduzir a compulsão alimentar, promovendo também o bem-estar e garantindo períodos de saciedade mais extensos.

5. Benefícios da farinha de aveia: Reforça o sistema imunitário

A betaglucana presente na farinha de aveia é ideal para garantir o reforço do sistema imunitário. Esta fibra tem demonstrado, em estudos científicos, uma melhoria significativa da imunidade perante o contacto com bactérias e vírus nocivos para o ser humano.

6. Age como um anti-inflamatório natural

Por cada 100 gramas de farinha de aveia, encontram-se 8 gramas das chamadas “gorduras boas” (monoinsaturada e poli-insaturada). A presença destas tem uma forte ação anti-inflamatória no organismo, ajudando a melhorar a sensação de bem-estar e a manter um corpo mais saudável.

7. Regula o índice glicémico no sangue

O consumo de farinha de aveia é também recomendado para quem sofre (ou tem histórico familiar de) diabetes. Esta age no organismo, ajudando a controlar o índice de açúcar na corrente sanguínea e evitando o excesso de glicose.

8. Ajuda no processo de emagrecimento

A presença do triptofano é outro dos aspetos que faz com que um dos benefícios da farinha de aveia seja a promoção da perda de peso.

Fornecendo energia sem introduzir tantas calorias como outras farinhas (cerca de 37 kcal por 10 gramas), reduzindo a compulsão alimentar e enviando ao cérebro a mensagem de que se está saciado, este ingrediente pode fazer com que seja mais simples reduzir alguns números na balança.

Além disso, a presença de betaglucanas irá ainda inibir a absorção das gorduras no intestino.

9. Promove a saúde cardiovascular

A redução dos índices de mau colesterol no corpo faz com que também a saúde coronária e vascular sejam privilegiadas pelo consumo de farinha de aveia.

Estudos realizados apontam para que um dos benefícios da farinha de aveia seja, pois, a redução em 29% do risco de desenvolvimento de problemas de coração.

10. Benefícios da farinha de aveia: Promove a saúde cutânea

Um dos benefícios da farinha de aveia é a forma como ajuda a melhorar o aspeto da pele. Hidratante, nutritiva e calmante, esta irá promover uma pele mais luminosa e reduzir os sinais de desgaste provocados por fatores externos, como a exposição solar ou o frio.

Já conhecia todos estes benefícios da farinha de aveia? De que forma integra esta farinha na sua rotina alimentar? Partilhe as suas receitas favoritas com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: davidwolfe stylecraze mundoboaforma greenme blog.zonacerealista

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