O que é a zeaxantina

O que é a Monacolina K

O que é a Monacolina K

A Monacolina K está muito ligada ao controlo do colesterol no organismo. Já conhece este composto? Saiba tudo sobre ele com 1001 Dietas.

1. Para que serve a Monacolina K?

A Monacolina K trata-se de uma substância (ou molécula) natural, resultante da fermentação da levedura do arroz vermelho. Esta serve de base a um grupo de medicamentos largamente utilizados, as estatinas. Isto é, serve para a regulação do colesterol no organismo. O seu papel na redução dos índices glicémicos e na prevenção do cancro encontram-se, atualmente, sob pesquisa.

2. Como funciona a Monacolina K?

No organismo humano, a ação da Monacolina K dá-se sobre uma das enzimas envolvidas na produção de colesterol (a HMG-CoA redutase). De uma forma natural, a Monacolina K realiza no organismo, portanto, o mesmo efeito que as estatinas.

3. Benefícios da Monacolina K para a saúde

O principal benefício da Monacolina K é a normalização dos índices de colesterol no corpo. Ainda assim, atualmente sob estudo e com resultados preliminares positivos, encontra-se também:

– ação anticancerígena;
– ação antibacteriana;
– regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Apesar de os resultados obtidos até agora indiciarem estes três benefícios, os mesmos não se consideram ainda cientificamente comprovados devido ao baixo número de estudos realizados até ao momento.

4. Efeitos da falta de Monacolina K no organismo

Não existem efeitos da falta de Monacolina K no organismo humano. Ainda assim, a sua toma pode ser importante para ajudar pessoas com problemas de colesterol a reduzir os índices de LDL.

5. Dose diária recomendada de Monacolina K

Para manter os níveis de colesterol dentro dos índices regulares, recomenda-se a toma diária de 10 mg de Monacolina K.

6. Sobredosagem da Monacolina K e seus efeitos no organismo

A Monacolina K pode, quando tomada em excesso, apresentar casos de hipersensibilidade. A sua toma é desaconselhada a pacientes com lesões musculares e também a gestantes e lactantes.

7. Fontes naturais de Monacolina K

A Monacolina K pode ser encontrada na levedura de arroz vermelho e também em diversos suplementos alimentares.

Descubra os benefícios da vitamina C para a saúde.

3

Sem Comentários

Escreva um comentário