O que é o Dong Quai

O que é a vitamina E

O que é a vitamina E

Antioxidante e anti-inflamatória a vitamina E é uma aliada da saúde. Já conhece esta vitamina? Venha conhecê-la com o 1001 Dietas.

1. Para que serve a vitamina E?

A vitamina E é muito importante para desintoxicar e resolver lesões do organismo, ajudando no funcionamento orgânico, na manutenção do equilíbrio do colesterol e também na fertilidade. Esta vitamina é ainda fundamental para a produção de hormonas.

2. Como funciona a vitamina E?

Tratando-se de uma vitamina lipossolúvel com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, esta vitamina age mediante o desaceleramento e reparação dos danos celulares. Assim, garante o bom funcionamento de vários órgãos.

3. Benefícios da vitamina E para a saúde

Entre os benefícios do consumo de alimentos com vitamina E encontram-se os seguintes:

– Melhoria dos índices de colesterol no organismo;
– Prevenção dos sinais de envelhecimento;
– Melhoria da saúde capilar e cutânea;
– Maior facilidade de cicatrização de feridas;
– Promoção da fertilidade;
– Tonificação muscular;
– Melhoria da resistência e da força do corpo:
– Melhoria das funções hormonais.

4. Efeitos da falta de vitamina E no organismo

A carência de vitamina E não costuma acontecer mas, quando se dá uma absorção insuficiente deste nutriente, podem ser sentidos sintomas como:

– Redução dos reflexos;
– Dores de cabeça;
– Dificuldades de mobilidade;
– Visão dupla;
– Fraqueza muscular.

5. Dose diária recomendada de vitamina E

A dosagem recomendada de vitamina E depende da idade e também da fase da vida da pessoa em questão. Assim, diariamente, devem ser ingeridos:

– Bebés: 4 a 5 mg;
– Crianças: 6 a 7 mg;
– Adultos: 15 mg;
– Gestantes: 15 mg;
– Lactantes: 19 mg.

6. Sobredosagem da vitamina E e seus efeitos no organismo

Uma sobredosagem de vitamina E pode provocar vários efeitos nocivos no organismo humano. Entre eles:

– Reações alérgicas;
– Redução dos níveis de cálcio no organismo;
– Problemas sanguíneos (redução de plaquetas e glóbulos brancos);
– Problemas renais e hepáticos;
– Lesões oculares e cerebrais.

7. Fontes naturais de vitamina E

Entre as fontes naturais de vitamina E irá encontrar vários alimentos, sendo que esta vitamina é mais comum em alimentos de origem vegetal, tais como: as sementes, os frutos secos (como a avelã ou o amendoim), os cereais integrais, o azeite e também o abacate.

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