O que é o Dong Quai

O que é o cálcio

O que é o cálcio

Os ossos e os dentes são as primeiras estruturas em que pensamos quando falamos no cálcio. Mas conhece todos os benefícios inerentes a este mineral? Venha descobrir com o 1001 Dietas.

1. Para que serve o cálcio?

O cálcio é um dos minerais fundamentais para a saúde humana. Este serve para a construção e manutenção da estrutura óssea e dentária e tem, também, uma ação ao nível da transmissão de impulsos nervosos e da contração dos músculos.

2. Como funciona o cálcio?

O cálcio necessita do apoio de outras vitaminas (em especial da vitamina D) para ser corretamente absorvido pelo organismo. Ao ser absorvido este age sobre o sistema ósseo, nervoso e muscular, promovendo a sua saúde.

3. Benefícios do cálcio para a saúde

O cálcio tem inúmeros benefícios para a saúde do nosso organismo. Entre as principais, podemos enumerar as seguintes:

– Formação da estrutura óssea;
– Fortalecimento de dentes e ossos;
– Melhoria da coagulação do sangue;
– Promoção de um sistema imunitário reforçado;
– Transmissão de impulsos nervosos;
– Melhoria da saúde coronária;
– Manutenção do PH do sangue.

4. Efeitos da falta de cálcio no organismo

Uma carência deste mineral no organismo humano pode ser perigosa, uma vez que, na ausência do seu fornecimento pela alimentação, o organismo irá buscar a dose necessária aos ossos, o que pode gerar:

– Enfraquecimento do metabolismo;
– Enfraquecimento ósseo;
– Osteopenia;
– Osteoporose.

5. Dose diária recomendada de cálcio

A dose diária recomendada deste mineral altera-se substancialmente consoante a idade do indivíduo. Assim:

– Crianças até 3 anos: 500 mg;
– Crianças até 8 anos: 800 mg;
– Jovens até 18 anos: 1300 mg;
– Adultos: 1000 mg;
– Adultos com mais de 50 anos: 1200 mg;
– Gestantes: entre 1000 e 1300 mg.

6. Sobredosagem de cálcio e seus efeitos no organismo

A sobredosagem de cálcio no organismo pode ser bastante nociva para o ser humano. Quando se dá um desequilíbrio na dosagem de cálcio no organismo, podemos assistir a efeitos como:

– Redução do apetite;
– Náuseas ou vómitos;
– Dores de cabeça;
– Fadiga e sono constante;
– Sensação de sede;
– Vontade de urinar;
– Formação de cálculos renais;
– Espasmos nos músculos;
– Arritmias.

7. Fontes naturais de cálcio

O cálcio pode ser encontrado em vários alimentos. Assim, para uma alimentação rica neste mineral, pode integrar na sua dieta:

– Leite e derivados;
– Sementes (chia, girassol, linhaça);
Espinafres, couve e agrião;
Frutos secos;
– Sardinha.

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