O que é o Dong Quai

O que é o Potássio

O que é o Potássio

O controlo da pressão arterial está fortemente ligado ao potássio. Mas conhece bem este nutriente? Venha saber tudo com o 1001 Dietas.

1. Para que serve o potássio?

O potássio é um dos minerais mais abundantes no organismo e também um dos mais importantes. Este é um electrólito e serve para inúmeras funções orgânicas, incluindo as reações musculares, o controlo do ritmo cardíaco, a condução de impulsos nervosos e o equilíbrio da pressão arterial

2. Como funciona o potássio?

A ação do potássio acontece pelas suas funções e propriedades. Assim, este não só permite que a glucose no sangue se transforme em energia, como mantém propriedades desintoxicantes e diuréticas.

3. Benefícios do potássio para a saúde

O potássio apresenta diversos benefícios para o corpo humano. Entre as suas principais vantagens encontramos:

– Promoção da saúde do sistema nervoso;
– Prevenção de doenças do foro cardiovascular;
– Melhoria do metabolismo;
– Promoção da fixação do cálcio;
– Ação analgésica;
– Minora os efeitos da ansiedade e previne a depressão;
– Promove a perda de peso;
– Apoio no ganho de massa magra.

4. Efeitos da falta de potássio no organismo

Quando existe um défice de potássio no organismo humano, alguns sintomas fazem-se sentir de forma quase imediata. Entre eles:

– Falta de força muscular;
– Sensação de cansaço e fadiga;
– Dores musculares;
– Fraqueza;
– Cãibras.

5. Dose diária recomendada de potássio

As doses necessárias de potássio aumentam progressivamente com a idade. Em todo o caso, estas são:

– Para bebés: 400 mg
– Para adultos: 4700 mg
– Para gestantes e lactantes: 5100 mg.

6. Sobredosagem do potássio e seus efeitos no organismo

O excesso de potássio no organismo chama-se hipercalemia e manifesta-se através de sintomas como:

– Fraqueza muscular;
– Ritmos cardíacos anormais;
– Paralisia.

7. Fontes naturais de potássio

Existem várias fontes naturais de potássio entre os alimentos. Para obter este mineral poderá ingerir:

Banana;
– Abacate e Tomate;
– Água de Coco;
– Citrinos;
– Lacticínios;
– Brócolos e espinafres;
– Amêndoas:
– Frango e salmão.

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