O que é o Dong Quai

O que é o Zinco

O que é o Zinco

O zinco é muito importante para a nossa imunidade orgânica. Já conhece este nutriente? Está na hora de ficar a conhecê-lo com o 1001 Dietas.

1. Para que serve o zinco?

O zinco apresenta-se como um mineral essencial para o sistema imunitário e para a ação metabólica do nosso corpo. Além disso, este protege a visão, melhora a pele, cabelo e unhas e promove o desenvolvimento e crescimento humano. Tem ainda um papel no tratamento e cicatrização de feridas.

2. Como funciona o zinco?

O zinco apresenta esta ação devido às suas funções antioxidantes e anti-inflamatórias. Este mineral atua ainda no sentido da eliminação fúngica, bacteriana e viral.

3. Benefícios do zinco para a saúde

Entre os principais benefícios que este mineral tem para a saúde humana encontra-se:

– Fortalecimento do sistema imunitário;
– Promoção do desenvolvimento físico em bebés e crianças;
– Eliminação da fadiga física e mental;
– Promoção das funções cognitivas e da memória;
– Regulação dos índices de glicose na corrente sanguínea;
– Aporte de energia para o corpo;
– Regulação hormonal;
– Prevenção dos sinais de envelhecimento;
– Melhoria do aspeto cutâneo e capilar.

4. Efeitos da falta de zinco no organismo

A falta de zinco no organismo pode decorrer de uma alimentação errónea e parca de nutrientes, de uma alimentação que inclua, de forma excessiva, uma grande ingestão de comidas que impedem a absorção deste nutriente (como pão, nozes, feijão ou leguminosas) ou ainda de doenças como a Doença de Crohn ou a Doença Celíaca.

Esta deficiência de zinco pode apresentar efeitos como:

– Problemas de crescimento;
– Redução da imunidade;
– Queda de cabelo (alopecia);
– Falta de apetite;
– Diarreias;
– Perda de peso;
– Lesões na pele.

5. Dose diária recomendada de zinco

O consumo de zinco é muito importante, principalmente porque o corpo não o armazena. Desta forma, a dosagem recomendada diariamente é:

– Homens: 15 mg
– Mulheres: 12 mg
– Gestantes e lactantes: 19 mg.

6. Sobredosagem do zinco e seus efeitos no organismo

O consumo excessivo de zinco também pode ser nocivo para o organismo, sendo que nos casos de overdose mais severos, os sintomas se manifestam rapidamente. Os principais são:

– Náuseas e vómitos;
– Dores de cabeça;
– Fadiga intensa;
– Falta de apetite;
– Cãibras no abdómen.

7. Fontes naturais de zinco

O zinco pode ser encontrado naturalmente em muitos alimentos. As principais fontes deste mineral são:

– Mariscos (lagosta, caranguejo, ostra);
Frutos secos (amêndoas, caju, amendoim);
– Cereais enriquecidos em zinco;
– Leite e seus derivados;
– Leguminosas (feijão, lentilhas ou grão).

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