Ao longo dos anos, vários estudos têm associado o povo português ao sedentarismo, colocando os portugueses atrás de vários países europeus no que respeita à prática de atividade física. Saiba mais com o 1001 Dietas.
Como sabemos, a prática física é fundamental para a saúde, sendo que, quando praticada da forma correta e sem incorrer em erros como treino excessivo ou incorreto, esta pode garantir um organismo mais saudável e uma aparência física melhor.
Na atual geração fit, o recurso a um personal trainer, o running ou a inscrição em ginásios é cada vez mais comum. Apesar do culto do corpo, no entanto, o facto é que os números ainda indicam que a prática de atividade física em Portugal é insuficiente.
Ainda que exista a recomendação da União Europeia (UE) e da World Health Organisation (WHO) para os adultos saudáveis seja para o combate ao sedentarismo, com pelo menos duas horas e meia de atividade física moderada a intensa por semana, o facto é que os números, tanto em Portugal como na Europa, ficam aquém desta sugestão. (1) (2)
Venha conhecer alguns dos números sobre a prática física em Portugal e na Europa, com o 1001 Dietas.
Os estudos da Eurostat e a prática física em Portugal
Olhando a União Europeia (UE) e estabelecendo a relação entre os vários países membros e também o resto do mundo, a Eurostat apresentou inúmeros dados relativos à atividade física.
Segundo estes estudos Portugal era, em 2017, um dos países da UE com menos hábitos de prática de exercício físico, com apenas 45% da população com idade superior a 16 a praticar atividade física.
Segundo este estudo, apenas a Croácia apresentava menor índice de prática física, com 36% da população ativa. Contrariamente, países como a Roménia, a Dinamarca, a Holanda e a Alemanha, entre outros, apresentaram índices elevados (entre 88% e 96% da população). (3)
Um outro estudo da Eurostat revelou ainda que 49,8% da população europeia com mais de 18 anos não realiza qualquer desporto, sendo que o índice de prática física é ainda manifestamente mais baixo nas classes com menor nível educacional (19,2%) do que nas classes com um elevado nível de educação (40,5%). (4)
Os números da DGS
Segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS), o aumento no número de portugueses sedentários com idade superior a 15 anos aumentou de 66% (2009) para 74% (2017).
Estes dados, obtidos pelo Eurobarómetro revelaram ainda que apenas 5% dos portugueses inquiridos para o estudo diziam ter uma prática física regular, sendo que 34% das pessoas afirmaram passar mais de cinco horas e meia diárias do seu quotidiano sentadas.
Fatores como a falta de motivação e interesse foram os mais vezes apresentados como obstáculo à prática de exercício.
Segundo o Inquérito Nacional do Barómetro 2017, destaca-se também que somente 2% da população nacional conhece as recomendações da OMS para a prática de atividade física. (5)
Quais são as suas rotinas de atividade física? Partilhe a sua história com o 1001 Dietas.
GIPHY App Key not set. Please check settings