Sementes de girassol

Sementes de girassol: que benefícios tem para a saúde

As sementes de girassol são uma excelente adição na sua dieta. Estas trazem consigo diversos benefícios para a saúde e podem efetivamente contribuir para que consiga conquistar o desejado corpo fit: simultaneamente elegante e saudável. Já conhece os benefícios das sementes de girassol? Então, venha conhecer as razões pelas quais deve começar já a ingeri-las, com o 1001 Dietas.

A alimentação nunca esteve tanto no centro das conversas e das atenções como está nos nossos dias. Se a importância do consumo de alimentos saudável não é um conhecimento novo, a moda gerada em torno do fitness, da nutrição e da vida saudável é, sem dúvida, um dos marcos do século XXI.

O questionamento sobre as propriedades e os benefícios dos alimentos tem vindo a tornar-se cada vez mais comum e, hoje em dia, querer saber quais as vantagens de consumir elementos como a alcachofra, a hortelã, a cebola ou a beterraba faz parte dos pensamentos quotidianos.

As sementes são alimentos poderosos para a promoção da saúde do organismo e que têm acompanhado este interesse crescente sobre as melhores formas de nutrição. Assim, alimentos como a linhaça e a chia são frequentemente questionados, sendo encarados como verdadeiros superalimentos e passando a integrar a rotina alimentar de muitas pessoas em todo o mundo.

Hoje, trazemos novamente as sementes até ao centro do nosso questionamento. Queremos saber quais os benefícios das sementes de girassol para a saúde humana. Se também tem esta questão, não deixe de ver a lista de benefícios das sementes de girassol, que preparámos especificamente a pensar em si.

1. Benefícios das sementes de girassol: Regula as funções intestinais

Muito ricas em fibras alimentares, as sementes de girassol são uma excelente forma de regular os seus intestinos, ajudando a evitar situações de prisão de ventre e melhorando, em global, o seu trânsito intestinal.

2. Fornece o aporte energético

Embora as sementes de girassol sejam pequenas, estas são ricas em calorias, sendo que contêm, por cada 100 gramas de produto alimentar, 475 calorias.

Desta forma, o consumo de sementes de girassol ajudará a garantir o aporte energético do qual o corpo necessita para o seu bom funcionamento.

3. Previne doenças do foro cardiovascular

Embora contenham gorduras, as gorduras das sementes de girassol podem ser consideradas positivas para o organismo, ajudando na prevenção de doenças cardíacas e vasculares, como por exemplo enfartes e AVC.

4. Reduz dos índices de mau colesterol

Pela mesma razão enunciada acima, o consumo de sementes de girassol pode ajudar na regulação dos índices de colesterol. A presença do ómega 6 e do ómega 9 ajuda na prevenção da fixação de gorduras nas paredes arteriais e melhora a circulação sanguínea.

5. Benefícios das sementes de girassol: Evita os sinais de envelhecimento

O consumo de sementes de girassol é também positivo para quem quer retardar os sinais de envelhecimento. A sua ação antioxidante, pela presença da vitamina E, ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e promove a beleza e a saúde da pele.

6. Promove ossos e unhas mais fortes

As sementes de girassol são uma excelente fonte de cobre e de magnésio. Desta forma, o seu consumo ajuda a garantir o fortalecimento dos ossos e das unhas. Estas são, ainda, fortes aliadas da saúde dentária.

7. Ajuda a fortalecer o sistema imunitário

Devido à sua ação antioxidante e desintoxicante, as sementes de girassol ajudam na eliminação das toxinas retidas no organismo humano e garantem a melhoria da saúde global do corpo, ao fortalecerem, desta forma, o sistema imunitário.

8. Melhora os sintomas da menopausa

Pela presença de fitoesteróis, o consumo de sementes de girassol pode ajudar a melhorar os sintomas das mulheres na menopausa. Estas sementes agem, pois, como reguladoras das hormonas sexuais produzidas pelo organismo.

9. Promove a perda de peso

Uma das vantagens do consumo das sementes de girassol é que estas promovem a saciedade e evitam os desejos por “comidas de conforto”, minorando a compulsão alimentar.

A integração de cerca de 30 gramas deste produto alimentar na sua rotina alimentar será, por isso, boa para garantir a sua perda de peso.

10. Benefícios das sementes de girassol: Ajuda a ganhar massa magra

Um corpo elegante é, também, um corpo definido e, para isso, é necessário que a gordura seja substituída por massa muscular. O consumo de sementes de girassol poderá ser uma grande ajuda neste processo, já que esta é uma semente rica em proteínas, em vitamina E e em selénio.

Já conhecia todos estes benefícios das sementes de girassol? Costuma comer estas sementes? Partilhe as suas receitas com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: nutrition-and-you globalhealingcenter healthline mundoboaforma

2

Sem Comentários

Escreva um comentário