Treinos calisténicos

Treinos calisténicos, sabe como funciona a calistenia?

Os treinos calisténicos são um tipo de exercício que os amantes da vida fit já terão ouvido falar. Mas, sabe em que consiste este tipo de treino? Sabe como funciona a calistenia?

Está na hora de saber mais sobre esta questão, com o 1001 Dietas.

Em pleno século XXI, inundados por todas as novidades do mundo do fitness e da nutrição, torna-se cada vez mais comum o desejo de trabalhar no sentido da obtenção de um corpo perfeito e saudável.

A luta contra as piores consequências da obesidade, bem como a luta para que esta não seja um peso para toda a vida, alia rotinas alimentares e físicas, que visam a promoção de uma vida salutar, onde se possa encontrar novos estilos de vida e obter a aclamada sensação de bem-estar que desta provém.

Por tudo isto, as perguntas somam-se – Será que o café emagrece? Fazer abdominais tonifica a barriga?

Quais as vantagens de confiar num personal trainer? – e, com elas, também o universo de respostas se expande, através de vários estudos, onde se aprofundam conhecimentos sobre as mais diversas áreas da vida, incluindo a nutrição e a prática de exercício.

Na ordem do dia encontra-se, atualmente, a chamada calistenia ou, como mais comummente é referida, os treinos calisténicos. Este tipo de treino, que se baseia exlusivamente no uso do peso corporal, visa fundamentalmente o ganho de resistência, força e massa muscular.

Hoje, lançamos o olhar sobre os treinos calisténicos para sabermos mais sobre esta questão. Se também quer saber mais sobre a calistenia, os seus objetivos, os seus benefícios e a prática efetiva de treinos calisténicos, este artigo é ideal para si!

O que são treinos calisténicos? Treinos calisténicos

Também conhecidos como Treinos com o Peso Corporal ou Calistenia, os Treinos Calisténicos são uma forma de exercício que recorre ao peso corporal e à forma do corpo para promover o aumento da força, a eliminação de gordura e o aumento da massa muscular.

Recorrendo fundamentalmente ao próprio corpo, este tipo de treino pode ser realizado em casa ou em espaços abertos, sem que seja necessário o recurso a material de ginásio ou a espaços preparados para tal.

O que significa “calisténico”?

Calisténico é um nome proveniente do grego antigo e que reúne dois conceitos: o de beleza (kalos) e de força (sthenos). O seu nome define, por si mesmo, a intenção deste tipo de treino, que visa, fundamentalmente, a conquista de uma melhor forma física.

O que é necessário para a prática da calistenia?

Tudo o que é necessário para a realização de treinos calisténicos é o peso do seu próprio corpo e espaços abertos ou suficientemente espaçados para que possa mover-se de forma livre. Desta forma, além de ser um exercício bastante completo, trata-se também de uma prática vantajosa pela sua gratuitidade.

Onde posso fazer treinos calisténicos?

Como referimos, desde que tenha espaço para se mover, qualquer espaço será adequado. Este tipo de exercício pode ser feito em casa, na praia ou eventualmente num jardim ou parque da sua cidade.

calistenia

Quais são os exercícios do treino calisténico?

A prática de um treino calisténico será adaptada à forma e ao peso de cada pessoa. Alguns dos exercícios que podem ser incluídos na calistenia, no entanto, são:

– Push-ups (ou flexões de tronco);
– Pull-ups (exercícios de tração numa barra fixa);
– Plank (prancha);
– Dips (afundamento em barras paralelas);
– Lunges, Sissy Squats e Pistol Squats (vários tipos de agachamentos);
– Leg-raises (elevações de pernas para flexão dos quadris).

A estes exercícios somam-se muitos outros, sendo que, para se enquadrar nesta modalidade, a única caraterística fundamental é que se recorra ao próprio peso corporal.

Quais os benefícios dos treinos calisténicos?

Os treinos calisténicos têm diversas vantagens para a saúde e para o aspeto físico. Entre os principais benefícios encontram-se:

– Queima de gordura corporal;
– Aumento da massa muscular;
– Aumento da força física;
– Tonificação corporal;
– Melhoria global da postura corporal;
– Aumento da resistência de ligamentos e tendões;
– Prevenção de lesões musculares.

Podem ser praticados treinos calisténicos na gravidez?

Esta é uma discussão pertinente e que merece atenção. A prática de treinos calisténicos é vista como positiva durante a gestação, na medida em que pode ajudar a preparar o corpo para a mesma, ajudando a lidar com o aumento de peso e com os exercícios quotidianos (como levantamento ou carregar pesos) após o nascimento do bebé.

Este tipo de exercício, no entanto, terá de ser adaptado à fase da gestação em que a mulher se encontra, de forma a considerar as alterações do seu corpo e a sua capacidade.

A incorporação de alguns dos movimentos deste tipo de exercício serão impossíveis e não devem ser forçadas, sendo importante que, ao longo da gestação, a mulher adapte o exercício ao seu corpo e às suas necessidades.

Será útil o contacto com o especialista de saúde e um profissional da área do desporto para compreender quais os movimentos a evitar e quais os limites a respeitar nesta fase da vida.

Realiza ou alguma vez realizou treinos calisténicos? Que mudanças sentiu na sua vida mediante a prática da calistenia? Conte a sua experiência pessoal aos restantes leitores do 1001 Dietas. Estamos certos de que a sua história será uma inspiração para muitas pessoas.

Algumas fontes: pt.myprotein  bodyweighttrainingarena  manvsweight  musculacao  livestrong   strengthsensei plan.eleggs

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