Menu
in

A cor dos alimentos e suas propriedades

Um prato colorido é, segundo os especialistas de nutrição, a melhor escolha para uma alimentação saudável. Mas, afinal, podemos identificar as propriedades de um alimento pela sua cor? Descubra com o 1001 Dietas.

A tendência fit é uma constante da nossa era, já que quase todos damos por nós a ambicionar um corpo saudável e elegante.

A busca pelas dietas da moda faz com que cada vez mais pessoas se lancem nas dietas restritivas, como a dieta asiáticaou a dieta da água; ao mesmo tempo que a busca por alternativas mais sustentáveis nos remete para uma corrente vegetariana ou vegan.

Independentemente do estilo alimentar adotado ou da corrente filosófica ou fisionómica que o motiva, o facto é que qualquer nutricionista se referirá a um prato monocromático como pouco saudável e acabará por sugerir uma alimentação colorida.

Ao escolher um prato colorido, segundo os especialistas da área, está a escolher uma dieta rica em minerais e nutrientes essenciais para o organismo, sendo possível, segundo estes, escolher os alimentos com o olhar. (1)

Seguindo esta ideia, quisemos compreender melhor o que esperar dos alimentos de cada cor e fomos em busca de um guia de nutrição por cores. (2)

Venha com o 1001 Dietas conhecer as caraterísticas principais dos ingredientes tendo por base a sua coloração com o artigo que hoje lhe deixamos.

A cor dos alimentos e suas propriedades

1. O verde na alimentação

A Natureza é maioritariamente verde… e, no seu prato, o prevalecer desta cor indicia muitos benefícios.

Os alimentos verdes são ricos em fibras, em potássio, em magnésio, em ácido fólico e em luteína.

Contribuindo para um metabolismo mais acelerado e para um organismo saudável, estes alimentos são fortes aliados de quem deseja manter-se sadio ou perder alguns quilos.

O consumo de alimentos verdes, como os brócolos, os espinafres ou o kiwi, pode ajudar a prevenir a prisão de ventre, a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e também a perder gordura visceral

2. Cor de laranja e amarelo no prato

O amarelo e cor de laranja indiciam também vários benefícios para o organismo. Alimentos como a abóbora a cenoura e a laranja são ricos em beta-caroteno – elemento responsável pela sua tonalidade – e contam ainda com elevados índices de potássio e vitamina C.

Tratam-se de alimentos bons para melhorar a saúde da pele e do cabelo e, além disso, pela sua ação antioxidante, estes previnem o aparecimento de doenças degenerativas.

3. Os alimentos vermelhos nas suas refeições

Cereja, pimento vermelho, tomate e beterraba são alimentos a integrar nas suas refeições caso deseje dar ao seu corpo elevados níveis de ferro, de vitamina, de fitoquímicos e de magnésio.

Estes alimentos ajudam na prevenção e tratamento de problemas urinários e combatem doenças sanguíneas como a anemia. É um forte aliado das grávidas que sofrem de anemia gestacional.

4. O papel do branco na alimentação

Cebola, alho, maçã, alho-francês e cogumelos são apenas alguns exemplos de como pode ter a cor branca no seu prato.

O papel destes alimentos no organismo são diversos, já que estes contam, entre as suas propriedades, a melhoria da imunidade, a prevenção de situações de hipertensão e doenças cardiovasculares; o combate à retenção de líquidos e o apoio no processo de perda de peso.

Os alimentos brancos são, por norma, depurativos e hidratantes, ajudando a desintoxicar o organismo.

Já conhecia o papel da cor na escolha dos alimentos? Costuma escolher os seus ingredientes desta forma? Conte tudo aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Leave a Reply

Exit mobile version