Menu
in

Receita de farófias light, ideal para festas

Receita de farófias light, ideal para festas

Quando surge aquele desejo pela nossa sobremesa favorita, mas gostávamos de a comer sem culpa, é sempre bom ter à mão uma versão light. Venha com o 1001 Dietas saber como preparar uma receita de farófias light, ideal para as festas.

Não é incomum que as pessoas que estão a fazer dieta sintam, de um momento para o outro, um desejo intenso por um doce.

Nesse momento, conhecer uma receita termogénica de doce de café com canela ou uma receita proteica de pudim de abacate pode vir a calhar.

Evidentemente, alguns dos favoritos podem soar a alternativas mais calóricas e proibitivas. Neste grupo enquadram-se as farófias.
Ainda que o molho das farófias seja, de facto, calórico, o facto é que, com pequenas alterações à receita original, consegue criar umas farófias igualmente deliciosas e com muito menos calorias.

Venha com o 1001 Dietas saber como pode criar a sua receita de farófias light, para comer sem culpa.

Ingredientes das farófias e como escolhê-los

Entre os ingredientes mais gordos e calóricos das farófias, na sua receita original, encontram-se o leite (usualmente gordo ou meio gordo) e o açúcar branco.
Sabendo disto, pode facilmente criar uma receita, com alternativas de ingredientes que tornem a receita mais saudável.

Substituir o açúcar por um adoçante pode ser uma boa forma de cortar a quantidade de calorias desta receita. Alternativas naturais, como a stevia, surgem, aqui, como uma boa opção.

Além disso, se quer evitar o mau colesterol, pode ainda substituir os leites gordo e meio-gordo por leite magro ou por uma alternativa de bebida vegetal.

Receita de farófias light

Baseando-se nas sugestões acima apresentadas, tudo o que lhe ficará a faltar para criar uma receita saudável e pouco calórica de farófias é saber, em concreto, as quantidades de cada ingrediente e o procedimento de confeção. 

Ingredientes:
– 2 colheres de sopa de Stevia em pó,
– 4 ovos
– 500 ml de bebida vegetal (usámos leite de aveia, mas pode optar por leite de soja, de amêndoa ou outro que seja de sua preferência)
– 1 colher de chá de essência de baunilha 
– Canela q.b.

Preparação
Comece por separar as claras e as gemas, batendo as claras em castelo.
Leve a bebida vegetal ao lume (lume brando), juntamente com a baunilha e deixe que levante fervura.
Coloque no leite pequenas porções das claras batidas em castelo e, quando estas começarem a inchar, vire para que cozinhem do outro lado. Retire do lume e reserve.
Numa taça, bata as gemas com a stevia e junte, aos poucos, a bebida vegetal, ainda quente, até obter uma mistura homogénea. Deixe arrefecer.
Quando esta calda estiver fria, verta-a sobre as claras cozinhadas.
Está pronto a servir!

Gostou desta receita do 1001 Dietas? Qual é a sobremesa para a qual mais gostaria de ter uma versão light? Conte-nos nos comentários!

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Leave a Reply

Exit mobile version