Menu
in

7 Atividades para pessoas com incapacidade física

Atividades para pessoas com incapacidade física

As pessoas com incapacidade física nem sempre sabem quais são as melhores opções desportivas para se manterem ativas. Ainda assim, a integração em várias atividades pode ser incrivelmente benéfica. Venha conhecer com o 1001 Dietas, 7 atividades para pessoas com incapacidade física e os seus benefícios.

Na era do fitness, todos tomamos como garantida a prática dos mais diversos tipos de modalidade.

Quando damos por nós, spinning, treinos funcionais, treinos calisténicos ou de crossfit parecem atividades completamente comuns e que podem ajudar-nos a lutar pelo corpo ideal.

Ainda assim, infelizmente, estas atividades não são passíveis de serem adaptadas a todas as pessoas, o que deixa um grupo minoritário – as pessoas com incapacidade física – a questionar quais são as suas opções efetivas caso desejem manter-se ativas e em movimento.

Hoje, lançámos o olhar sobre as atividades para pessoas com incapacidade física, procurando as modalidades que se adaptam (ou podem ser adaptadas) a pessoas com problemas de incapacidade motora, mental ou visual.

A pensar nelas, criámos uma pequena lista com as 7 atividades para pessoas com incapacidade física, que têm vindo a provar-se válidas para melhorar o corpo e o bem-estar de pessoas portadoras de deficiência.

Se deseja conhecer as 7 atividades de que falamos, não deixe de ler o resto do artigo.

1. Atividades para pessoas com incapacidade física: Yoga

O yoga é uma excelente atividade para todas as pessoas e é, também, uma das que melhor se adequa a quem sofre de algum tipo de incapacidade física.

Com movimentos adaptados, este tipo de exercício pode promover uma melhor consciência do corpo, estimulando o foco, a força e a flexibilidade; ao mesmo tempo que promove uma melhor capacidade pulmonar e a redução da tensão e da ansiedade.

2. Desporto de equipa

As principais modalidades desportivas – como o futebol, o basquete ou o rugby podem ser adaptados a pessoas com incapacidade motora.

Além de promoverem melhorias físicas visíveis e de melhorarem a sensação de bem-estar dos praticantes, estas atividades primam ainda pela sua componente social e de interação, que permite novas experiências e garante benefícios físicos e emocionais.

3. Natação

É uma das modalidades mais completas do mundo e não exclui as pessoas com incapacidade física, podendo adaptar-se a estas e às suas necessidades particulares.

Pessoas com mobilidade reduzida, paraplégicos e até pessoas com paralisia cerebral ou deficiência visual têm encontrado na natação uma forma de se manterem ativas.

Entre os benefícios da atividade encontra-se a promoção da consciência corporal e da criatividade, a redução do peso corporal, a socialização, a melhoria da coordenação motora e da circulação e ainda a redução das dores musculares.

4. Atividades para pessoas com incapacidade física: Artes marciais

Inclusivas e pautadas por filosofias universais, as artes marciais podem ser – e frequentemente são – adaptadas a pessoas com incapacidade física e mental.

Modalidades como o karaté, o Judo, o Jiu-Jitsu ou o Judo apresentam-se como práticas que permitem aos seus praticantes a aprendizagem do corpo e do equilíbrio, ao mesmo tempo que ajudam a fortalecer os músculos e a criar uma sensação de bem-estar.

Este tipo de atividade ajudará a aprender técnicas de defesa e também formas de melhorar a confiança dos praticantes.

5. Dança

As pessoas com deficiência encontrarão uma possibilidade para se manterem ativas com a dança.

Tratando-se, simultaneamente, de um desporto e de uma arte, esta atividade permite que se faça exercício aeróbio ao som de música e com a realização de movimentos que estimulam, não só o corpo, mas também o lado criativo da mente.

A componente social e emotiva desta atividade pode, também, ser bastante benéfica para os seus praticantes e pode adaptar-se a pessoas com incapacidade motora e auditiva.

6. Ginástica rítmica

Poucas vezes considerada, quando se fala de atividades físicas para pessoas com deficiência, está a incapacidade visual. Ainda assim, as pessoas com este tipo de problemática terão, também, inúmeros benefícios na prática de atividade física.

Para estas, a ginástica rítmica é uma opção viável, embora a adaptação aconteça de forma lenta e gradual. Sem a componente visual, este tipo de ginástica é feito com a consciência do corpo e a aprendizagem relativa ao tempo e ao espaço, com base em técnicas táteis e auditivas.

7. Atividades para pessoas com incapacidade física: Geocaching

É verdade que não são todos os trilhos que se adequam a pessoas com mobilidade reduzida.

Ainda assim, no Geocaching – um jogo que promove a atividade física, a par com a resolução de enigmas e que adapta o conceito da “caça ao tesouro” – preocupou-se com a colocação de caches de vários índices de dificuldade acessíveis a quem sofre de problemas motores.

Uma pessoa com incapacidade física terá a oportunidade de fazer todas as caches de terreno 1 que se encontram espalhadas internacionalmente em pontos de interesse turístico e natural.

Conhece alguém com incapacidade física que pratique estas atividades? Qual delas acha mais adequada para pessoas com este tipo de dificuldade. Conte a sua opinião aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: outdoor-sport-leisure blog.freedom.ind maisequilibrio recreationtherapy
scope cidadedoscuidados efdeportes motricidade

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Leave a Reply

Exit mobile version