Benefícios do inhame para a saúde

10 Benefícios do inhame para a saúde

Os benefícios do inhame para a saúde são diversos e, por isso, este é um tubérculo que tem vindo a ganhar protagonismo na nossa dieta. Já conhece os principais benefícios do inhame?

Então, está na hora de saber mais sobre este tubérculo com o 1001 Dietas

A preocupação com uma alimentação equilibrada, saudável e que promova o nosso bem-estar é cada vez maior. 

Hoje em dia, além de nos fazer questionar alimentos de uso corrente, levando-nos a perguntar, por exemplo, quais os benefícios do salmão, dos brócolos ou dos mirtilos; esta preocupação faz-nos também lançar o olhar sobre alimentos que, anteriormente, eram menos conhecidos. 

Damos por nós, hoje, a querer saber quais os frutos africanos para a mulher grávida e a explorar os benefícios do loengo. Da mesma forma, questionamos o húmus e o gergelim

Trata-se, pois, de uma descoberta do mundo dos alimentos, numa busca constante pela dieta ideal, que nos ajude na conquista dos objetivos que mantemos sobre a nossa saúde e a nossa imagem. 

Nesta linha, um dos alimentos que podemos questionar é, pois, o inhame. O inhame é um dos tubérculos que tem, gradualmente, começado a ganhar expressão na nossa culinária.

Ainda assim, em locais como a África Central, em países ou na América Latina, o seu consumo é bastante comum, tanto para fins alimentares como medicinais. 

Este produto alimentar, rico em fibras e pobre em gorduras, conta com diversos nutrientes. Entre as suas vitaminas podem ser encontradas várias vitaminas do complexo B (incluindo a niacina e o ácido fólico), a vitamina A e a vitamina C. Minerais como o cobre, o cálcio, o ferro, o potássio e o magnésio são também parte da sua composição. (1

Nutritivo e com propriedades diversas, este alimento é uma boa opção para introduzir na sua dieta. Mas conhece os benefícios do inhame? Então, está na hora de saber mais com o 1001 Dietas

inhame

1. Benefícios do inhame: Ação anticangerígena

O inhame é rico em vitamina C e também em betacaroteno, tendo uma forte ação antioxidante, que promove o combate aos radicais livres no nosso corpo, evitando o stress oxidativo e minorando a probabilidade de vir a sofrer de doenças cancerígenas. 

Além de evitar as mutações, o inhame contém ainda diosgenina, um composto que os estudos têm relacionado, também, com o combate ao cancro, mediante o estímulo de uma proteína conhecida como p53. (2

2. Reduz o colesterol

Sendo rico em vitamina B6 e em ácido fólico, o inhame é um dos alimentos que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no organismo
Esta regulação dos índices de colesterol faz-se mediante uma redução do LDL (mau colesterol), sem que o HDL (bom colesterol) seja afetado. (3

3. Melhora a saúde cardiovascular

Na sequência da sua ação sobre a redução dos níveis de LDL no organismo humano, um dos benefícios do inhame é a melhoria da saúde cardiovascular. 

A redução deste índice ajuda a prevenir eventuais bloqueios arteriais, evitando situações danosas como o AVC ou o enfarte do miocárdio. 

Além disso, a presença de potássio na composição inhame será também aliada da saúde cardiovascular, ajudando a compensar a ação nociva do excesso de sódio no organismo humano. 

4. Reduz os sintomas de TPM e as cólicas do período

O inhame é um dos alimentos para minorar as dores menstruais, sendo ainda um aliado no combate aos sintomas do TPM. 

Rico em diosgenina (uma hormona vegetal), o inhame ajuda no controlo dos níveis de estrogénio. Além disso, o magnésio ajuda na redução das dores relacionadas com a menstruação e a serotonina ajuda a reduzir sintomas como a irritabilidade, o mal-estar e o desconforto. 

5. Benefícios do inhame: Promove o emagrecimento

Quem deseja emagrecer terá toda a vantagem em incluir o inhame na sua dieta. Com um baixo índice de gorduras, este é um tubérculo de digestão lenta e que liberta a glicose de forma gradativa. 

Assim, o consumo de inhame irá criar uma sensação de saciedade, que ajudará a evitar que sinta tanta fome e minorará as situações de compulsão alimentar ou de busca por comidas de conforto. 

Além disso, a composição do inhame faz com que este promova a inibição de algumas das enzimas responsáveis pela síntese de gordura, evitando as gorduras localizadas. 

6. Protege os ossos

Um dos benefícios do inhame é o seu contributo para a saúde óssea. Contendo cálcio, fósforo e potássio, este irá ajudar a melhorar a saúde dos ossos e irá protegê-los da ação do tempo sobre o nosso corpo. 

O consumo deste tubérculo poderá ajudar a reduzir a probabilidade de vir a sofrer de osteoporose ou artrite e evitará a deformação óssea. 

7. Aumenta a fertilidade

Como sabemos fertilidade e nutrição estão fortemente relacionadas e o inhame é a prova disso mesmo. 

Principalmente no que diz respeito à fertilidade feminina, o inhame tem sido aclamado enquanto promotor da ovulação. Esta situação deve-se, segundo indicam os estudos, com a presença da diosgenina na sua composição. (4

Além disso, por ser fonte de ácido fólico, este alimento é ideal para preparar o corpo para a gestação, havendo teorias que apontam para que o ácido fólico ajuda a engravidar mais rápido e sabendo-se que este ajudará no desenvolvimento neural do feto, evitando doenças como a espinha bífida

8. Melhora a retenção de líquidos

Muitas pessoas sofrem de retenção de líquidos e vivem num equilíbrio algo frágil, sem saberem se estão gordas ou inchadas. 

Um dos benefícios do inhame reside na forma como o potássio na sua composição pode contribuir para a eliminação desta retenção, reequilibrando o organismo e ajudando a reduzir os inchaços decorrentes da retenção de líquidos. 

9. Previne doenças degenerativas

A presença de agentes antioxidantes na composição do inhame, incluindo as vitaminas B6 e B9, pode ser uma grande ajuda na prevenção de doenças degenerativas cerebrais e oculares. 

O combate aos radicais livres ajudará a reduzir as inflamações e evitará a degradação celular, fazendo com que se previnam doenças tais como o Alzheimer ou as Cataratas. 

Além disso, a riqueza deste alimento em diosgenina ajuda também na prevenção das doenças degenerativas cerebrais. (5

10. Benefícios do inhame: Melhora o sistema imunitário

A melhoria da imunidade é outro dos benefícios do inhame para a saúde. Rico em vitaminas e minerais, o inhame agirá sobre os gânglios linfáticos e promoverá o fortalecimento do sistema imunitário. 

A vitamina C presente na sua composição será uma das principais aliadas da imunidade, ajudando a garantir um organismo mais forte e garantindo uma maior resistência a agressões externas e também virais e bacterianas. 

Já conhecia os benefícios do inhame? Como costuma integrar este alimento na sua alimentação? Partilhe as suas receitas com os restantes leitores do 1001 Dietas

Poderá gostar também de:

Massa: engorda ou emagrece?

17

Sem Comentários

Escreva um comentário