in

Receita Torta de Chocolate light, recheada de sabor

O chocolate é, inegavelmente, um dos sabores mais apreciados do mundo… mas cuja fama nem sempre é positiva. Hoje, no 1001 Dietas, explicamos um pouco melhor os benefícios do cacau e trazemos uma deliciosa receita de torta de chocolate light, recheada de sabor (e para comer sem culpa).

Entre os sabores mais procurados pelos gulosos ao redor do mundo encontra-se, indubitavelmente, o chocolate. 

Este alimento, feito à base de cacau, é vítima de uma má fama evidente entre quem se encontra de dieta, muito em parte porque existem, de facto, opções menos saudáveis no mercado, cujo teor de cacau é baixo, os açúcares são dominantes ou que se tratam, inclusivamente, de meros sucedâneos do produto original (sem cacau).

Dependendo da escolha dos ingredientes, no entanto, é possível experimentar receitas como mousse de batata-doce e cacau ou piza de cacau e banana, sem que a culpa bata à porta.

Alguns estudos têm, na verdade, associado o chocolate negro e vinho tinto às práticas saudáveis de alimentação, motivando o seu consumo regrado.

Hoje, iremos explicar-lhe um pouco melhor os benefícios do cacau e ensiná-lo a criar uma torta de chocolate recheada de sabor. Saiba mais.

Cacau: um segredo para a dieta?

O cacau é (ou deve ser) o principal ingrediente do chocolate e, usualmente, quanto maior o índice de cacau de um chocolate, melhor este será para a sua saúde.

Os benefícios do chocolate amargo para a sua dieta têm sido amplamente estudados, sendo que o chocolate amargo (com mais de 50% de cacau) se apresenta como uma interessante fonte de proteínas, fibras, ferro, cobre magnésio, manganês e ainda selénio, potássio e zinco.

A sua composição torna este ingrediente uma excelente fonte de energia para o seu corpo, ao mesmo tempo que contribui para melhorar a circulação, reduzir a tensão, melhorar as funções cerebrais e acelerar o metabolismo. Por ser um alimento saciante promove ainda o emagrecimento, ao mesmo tempo que ajuda a libertar as hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar.

O uso do cacau e do chocolate amargo nas suas receitas pode, por isso, ajudar a torná-las mais saudáveis, permitindo que se mantenha fiel à dieta, comendo sem culpa.

Receita de Torta de Chocolate light

Agora que já sabe como é importante escolher um chocolate rico em cacau e as razões pelas quais este ingrediente pode ser seu aliado, iremos apresentar-lhe uma inegável receita light de torta de chocolate duplo, para que possa aproveitar plenamente toda a maravilha destes ingredientes.

Ingredientes
Para a massa
– 3 colheres de sopa (c.s.) de stevia em pó
– 1 embalagem de cacau magro em pó
– 3 ovos
– ½ chávena (xícara) de óleo de coco
– ½ chávena de água quente
– 1 colher de chá (c.c.) rasa de fermento em pó
– 1+ ½ de farinha de aveia
– 1 noz de margarina (para untar a forma)

Para o recheio
– 150 ml de creme de soja
– 1 c.s. de stevia em pó
– 200g de chocolate 70% de cacau

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça junte o cacau, a stevia, o óleo de coco e os ovos e bata até obter uma mistura homogénea. Adicione então a água, a farinha e o fermento.
Unte um tabuleiro de forno com papel vegetal e margarina e leve esta mistura ao forno por 15 minutos, tendo o cuidado de não deixar cozer em demasia, para que, ao enrolar, a torta não quebre.
Entretanto, junte os ingredientes do recheio numa pequena taça e derreta o chocolate em banho-maria. Quando o chocolate estiver totalmente derretido, desligue o lume e reserve.
Desenforme a massa sobre e unte-a com o recheio preparado, usando o papel vegetal para o ajudar a enrolá-la, ainda quente.
Espere que arrefeça e sirva.

Um dica extra: polvilhe com frutos secos triturados e sirva com uma rodela de laranja.

Gostou desta sugestão do 1001 Dietas? Diga nos comentários se gostou da nossa torta de chocolate e que outras receitas light gostaria de conhecer.

Clique em uma estrela para avaliar.

0 / 5. Contador de votos: 0

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Torta de cenoura light, recheada de vitaminas

Torta de cenoura light, recheada de vitaminas