O que é a zeaxantina

O que é a Inulina

O que é a Inulina

A regulação intestinal é parte do que torna a Inulina tão aclamada nos nossos dias. Já conhece este nutriente? Venha saber mais com o 1001 Dietas.

1. Para que serve a inulina?

A inulina apresenta-se como uma fibra vegetal solúvel que age de forma benéfica para a saúde orgânica, apoiando as bactérias intestinais na sua tarefa e promovendo um maior equilíbrio na absorção de nutrientes.

2. Como funciona a inulina?

A ação desta fibra vegetal não se dá porque esta seja absorvida, sendo que, na verdade, não o é. Em vez disso, age como um prebiótico, nutrindo as bactérias que ajudam ao funcionamento dos intestinos e ajudando o corpo a manter-se nutrido e saudável, ao mesmo tempo que fortalece o nosso sistema imunitário.

3. Benefícios da inulina para a saúde

A inulina traz diversos benefícios ao organismo humano mas, se quisermos enumerar os principais, eles serão:

– Melhoria do sistema gastrointestinal;
– Promoção de um melhor trânsito intestinal;
– Melhora da absorção de nutrientes;
– Redução do colesterol;
– Promoção da perda de peso;
– Apoio na fixação do cálcio;
– Prevenção e tratamento de diabetes.

4. Efeitos da falta de inulina no organismo

Quando não se consome a dose recomendada de inulina, o organismo pode sentir a sua carência mediante sintomas como:

– Menor imunidade;
– Maior facilidade de contrair infeções;
– Prisão de ventre;
– Pior absorção de nutrientes, incluindo cálcio;
– Hemorróidas.

5. Dose diária recomendada de inulina

As doses diárias recomendadas desta fibra vegetal variam consoante os objetivos da pessoa. Assim:

– Para tratar a obstipação: 15 a 49 gramas;
– Para diabéticos: 10 gramas;
– Para perda de peso: 10 a 30 gramas

6. Sobredosagem da inulina e seus efeitos no organismo

O consumo excessivo de inulina pode ter efeitos indesejados no organismo. Estes são:

– Dores abdominais;
– Cãibras e cólicas;
– Diarreia;
– Flatulência;
– Excesso de movimentos intestinais.

7. Fontes naturais de inulina

Este nutriente está presente em vários alimentos de origem vegetal. Encontramo-lo, por exemplo em alimentos como:

Alho e cebola;
– Alho francês;
– Espargos;
– Inhame;
– Trigo;
Banana;
Alcachofra.

Conheça também as propriedades da laranja amarga para a sua saúde.

17

No Responses

Write a response