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O que é a Arginina

O que é a Arginina 

A arginina está presente em várias fórmulas destinadas a atletas. Sabe em que consiste a arginina? Então, descubra com o 1001 Dietas

1. Para que serve a arginina? 

A arginina pode ser apresentada como um aminoácido semi-essencial, passível de ser isolado e que integra várias fórmulas para treino. Além de ajudar na produção de creatina, esta é conhecida por melhorar a absorção e síntese de proteínas e por promover o crescimento muscular. 

2. Como funciona a arginina? 

A arginina age de diversas formas no nosso organismo, despoletando reações químicas que promovem a síntese de compostos importantes para o mesmo. Estes compostos são essenciais para o quotidiano humano e oferecem benefícios ergogénicos, isto é, melhoram a performance física e mental. 

3. Benefícios da arginina para a saúde 

Existem vários benefícios associados à arginina, alguns dos quais se dirigem especialmente a quem pratica desportos e atividades físicas mais intensas. Estes benefícios incluem: 

– Promove um melhor fluxo sanguíneo; 
– Melhora a saúde dos músculos; 
– Aliado da síntese de proteínas; 
– Estimula e regenera as células corporais; 
– Melhoria dos sinais de fadiga; 
– Aumento do rendimento físico; 
– Melhoria da performance desportiva. 

4. Efeitos da falta de arginina no organismo

Não existem riscos associados à falta de consumo de arginina, uma vez que este aminoácido é sintetizado em quantidade suficiente pelo corpo humano. 

5. Dose diária recomendada de arginina

A dose diária recomendada de arginina ronda as 3 gramas por dia. Consoante os objetivos e caraterísticas de quem a toma, no entanto, a dosagem poderá ter de ser adaptada. 

6. Sobredosagem da arginina e seus efeitos no organismo

Quando ingerido em doses erradas, este aminoácido pode ser nocivo para o organismo. No entanto, os estudos não apontam, ainda, para efeitos secundários específicos. A arginina é desaconselhada para gestantes, lactantes, diabéticos e pessoas com insuficiência cardíaca. 

7. Fontes naturais de arginina

Embora seja comum a toma de suplementos e fórmulas com arginina, esta pode ser obtida através de fontes naturais como: carnes (bovina ou peru), frutos secos, sementes ou soja. 

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