O que é a zeaxantina

O que é a Taurina

O que é a Taurina 

Provavelmente já ouviu falar da taurina, principalmente associado a bebidas energéticas. Mas sabe do que se trata? Então, está na hora de descobrir com o 1001 Dietas

1. Para que serve a taurina? 

A taurina pode ser apresentada como um aminoácido existente no nosso corpo. Este serve, fundamentalmente, para garantir o correto funcionamento dos músculos, da retina e também do cérebro e do coração.

Este aminoácido é importante para promover a recuperação, nomeadamente para pessoas que realizam desporto ou atividade física intensa. 

2. Como funciona a taurina? 

A taurina age no organismo promovendo o equilíbrio celular; regulando os fluídos; agindo na proteção celular, melhorando o metabolismo e apoiando diversas funções corporais. A sua ação regeneradora e antioxidante faz parte do funcionamento da taurina no nosso corpo e ajuda no reforço orgânico e metabólico. 

3. Benefícios da taurina para a saúde 

A taurina, quando ingerida nas dosagens recomendadas pode apresentar vários benefícios para a saúde. Entre os seus benefícios encontramos: 

– Melhoria da resistência física; 
– Redução de danos musculares; 
– Recuperação de micro-lesões; 
– Proteção sanguínea; 
– Ação antioxidante; 
– Melhoria da diabetes; 
– Prevenção e tratamento da obesidade; 
– Redução dos índices de colesterol e triglicéridos. 

4. Efeitos da falta de taurina no organismo

Não existem efeitos adversos relacionados com a carência do consumo de taurina no quotidiano. 

5. Dose diária recomendada de taurina

A dose diária recomendada de taurina é entre 3 e 6 gramas. O consumo deve iniciar-se pelas 3 gramas e ser gradualmente aumentado, consoante as necessidades. 

6. Sobredosagem da taurina e seus efeitos no organismo

Estudos têm vindo a indicar que o consumo excessivo de taurina, principalmente quando a par com a cafeína, pode criar problemas cardíacos. Existem também casos de overdose por consumo excessivo de bebidas energéticas com taurina. 

7. Fontes naturais de taurina

Embora este aminoácido seja mais conhecido como parte integrante das bebidas energéticas, este está presente em algumas fontes naturais. A principal fonte natural de taurina é a carne.

Poderá ter interesse também em:

3

No Responses

Write a response