O que é a zeaxantina

O que é o crómio

O que é o crómio

O crómio é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo humano. Está familiarizado com as suas propriedades? Então, venha conhecê-las com o 1001 Dietas.

1. Para que serve o crómio?

O crómio serve para potenciar a ação da insulina no corpo humano e, embora não a substitua, cumpre um papel importante na sua produção e estimula a sua ação efetiva, potenciando a metabolização das proteínas, hidratos de carbono e gorduras.

2. Como funciona o crómio?

A forma de ação do crómio dá-se pela sua atuação sobre os recetores de insulina. Assim, o crómio potencia o feito da insulina e promove o estímulo da captação de aminoácidos e glicose pelas células.

3. Benefícios do crómio para a saúde

Entre os benefícios do crómio para o organismo humano encontra-se:

– Efeito saciante;
– Promoção do emagrecimento;
– Redução dos índices de colesterol;
– Prevenção da diabetes.

4. Efeitos da falta de crómio no organismo

É muito raro que exista deficiência de crómio no organismo humano, já que as doses necessárias deste mineral são reduzidas. Estas podem, no entanto, acontecer em casos de stress, durante a gravidez ou quando existe malnutrição.

Os seus efeitos no organismo manifestam-se, nestes casos, através de sintomas como a perda de peso, a encefalopatia metabólica e a intolerância à glucose.

5. Dose diária recomendada de crómio

A dosagem recomendada de crómio é bastante variável, de acordo com as necessidades e condições físicas de cada pessoa mas varia, por norma, entre os 40 mg e os 400mg.

6. Sobredosagem do crómio e seus efeitos no organismo

Quando a dosagem recomendada é ultrapassada, o crómio pode tornar-se tóxico e ter efeitos adversos para o organismo, sendo os principais:

– Perda de faculdades cognitivas;
– Irritações cutâneas;
– Tonturas;
– Náuseas.

7. Fontes naturais de crómio

Algumas das fontes naturais de crómio são as carnes, o peixe e as gorduras animais, o café, o chá, o pão de centeio, o pão de trigo e o açúcar mascavado.

Pode querer saber também o que é o zinco e quais os benefícios para a sua saúde

3

No Responses

Write a response