O que é o Dong Quai

O que é o Licopeno

O que é o Licopeno

O licopeno é responsável pela coloração de vários alimentos. Mas sabe o seu papel para o corpo humano? Descubra com o 1001 Dietas.

1. Para que serve o licopeno?

O licopeno pode ser descrito como um carotenoide, responsável pela coloração vermelha de vários alimentos. Este não é produzido pelo nosso organismo mas cumpre um papel fulcral para garantir a saúde orgânica.

No nosso corpo este serve para garantir que órgão como os pulmões, a pele, o fígado e o cólon se mantêm sadios.

2. Como funciona o licopeno?

A ação do licopeno no organismo humano deve-se à sua ação antioxidante e à forma como, através desta, o licopeno promove a estrutura das membranas celulares, garantindo a sua fluidez, espessura e resistência.

3. Benefícios do licopeno para a saúde

O licopeno tem vários benefícios para a saúde do nosso organismo. Entre as principais, destacamos as seguintes:

– Ação anticancerígena;
– Prevenção de doenças degenerativas;
– Melhoria da visão;
– Promoção da saúde óssea e prevenção da osteoporose;
– Retardar os sinais de envelhecimento;
– Proteção cutânea face à radiação solar;
– Prevenção e tratamento da infertilidade;
– Combate aos radicais livres;
– Redução do risco de doença cardiovascular.

4. Efeitos da falta de licopeno no organismo

A carência de licopeno no organismo pode tornar os indivíduos mais propensos a lidar com situações indesejadas, como o envelhecimento precoce, as doenças degenerativas (visuais e neurológicas) e as doenças cardíacas e vasculares.

5. Dose diária recomendada de licopeno

Por norma, a dosagem recomendada de licopeno, quando tomado mediante suplementação, encontra-se entre os 10 e os 30 mg por dia.

6. Sobredosagem do licopeno e seus efeitos no organismo

O excesso de licopeno no organismo pode ter efeitos adversos. Entre os principais destacamos:

– Náuseas e vómitos;
– Cólicas intestinais;
– Diarreia;
– Inchaço;
– Alterações cutâneas (como urticária ou prurido);
– Úlceras estomacais.

7. Fontes naturais de licopeno

Existem várias fontes naturais de licopeno, embora este carotenoide esteja também disponível em suplemento e integre diversos multivitamínicos. Entre os alimentos com licopeno encontramos:

Tomate;
– Melancia;
– Cenoura;
– Uva;
– Goiaba;
– Mamão.

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