benefícios do tomate

10 benefícios do tomate que precisa de conhecer

Os benefícios do tomate podem ser muito vantajosos para o organismo e, por isso mesmo, o seu consumo é importante. Sabe quais as vantagens de integrar o tomate na sua rotina alimentar? Então venha com o 1001 Dietas descobrir 10 benefícios do tomate que precisa de conhecer.

Os alimentos podem ser verdadeiros aliados no momento de cumprirmos os nossos objetivos, ajudando-nos a conquistar um corpo mais elegante e saudável. A melhoria global do corpo, bem como a sensação de bem-estar físico e psicológico, não pode ser desligada das noções de dieta saudável e da prática de desportos ou atividades.

Cada vez mais, na busca pelo controlo sobre o corpo fit, as pessoas olham para o meu e procuram saber mais sobre as vantagens dos alimentos. Questionar as vantagens de alimentos como o guaraná ou a cebola, ou tentar conhecer melhor as propriedades da equinácea ou da levedura de arroz vermelho é hoje prática comum.

O tomate é um dos alimentos sobre o qual muitas perguntas podem ser feitas. Versátil e pouco calórico, este alimento leva-nos a questionar, por exemplo, se este fruto ajuda a emagrecer ou se a grávida pode comer tomate.

Rico em nutrientes (entre os quais podemos destacar o ferro, o cálcio, o potássio e as vitaminas A e C), o tomate apresenta-se como uma alternativa muito pouco calórica (cerca de 22 kcal por unidade de tamanho médio) e é, ainda, uma excelente fonte de fibras alimentares.

Assim, como se imaginará, o consumo de tomate pode ser uma mais-valia para a saúde e também para apoiar quem faz dieta na conquista dos seus objetivos.

Hoje, queremos dar-lhe a conhecer 10 benefícios do tomate que comprovam a importância do fruto na sua alimentação. Fique a conhecê-los na lista que se segue.

1. Benefícios do tomate: Promove a perda de peso benefícios do tomate

Tratando-se de um fruto muito pouco calórico que conta, aproximadamente, com 22 kcal por cada unidade de tamanho médio, este fruto ajudará na promoção da saciedade mantendo a refeição com um menor teor calórico.

Além disso, embora mais evidências precisem de ser encontradas, vários estudos têm apontado para o papel do tomate enquanto aliado para evitar que a obesidade seja um peso para toda a vida, tendo propriedades comprovadas de emagrecimento em pessoas com sobrepeso.

2. Reduz o inchaço

Uma vez que o tomate é rico em potássio e pobre em sódio, este é um forte aliado de quem quer prevenir ou melhorar a retenção de líquidos. O consumo deste fruto irá, por isso, ajudar a reduzir o inchaço corporal.

3. Combate os radicais livres

Uma das mais importantes propriedades deste fruto é o seu potencial antioxidante. Tendo na composição as vitaminas A, C e E, bem como o licopeno e o manganês, um dos benefícios do tomate é o combate aos radicais livres.

Ao agir como um antioxidante no organismo, o tomate ajudará, então, a minorar o risco de doenças oculares degenerativas, doenças neurológicas degenerativas e também de envelhecimento precoce.

4. Aliado da gestação Receitas saudáveis para emagrecer

Na gravidez, os benefícios do tomate (quando consumido com a devida moderação) são também diversos. Destaca-se, por exemplo, o seu papel na prevenção da hipotensão e da anemia.

O aporte de ferro, vitamina C e ácido fólico são ainda importantes para reforçar o sistema imunitário da mamã e garantir o correto desenvolvimento do feto.

5. Benefícios do tomate: Promove a saúde cardíaca

A já referida presença de componentes antioxidantes no tomate faz com que também a saúde cardiovascular seja privilegiada pelo seu consumo. O tomate ajudará a melhorar o fluxo sanguíneo, promoverá uma circulação mais eficaz e reduzirá os índices de colesterol.

6. Melhoria da saúde óssea e dentária

A presença de potássio, de cálcio de antioxidantes como o licopeno ajuda a reduzir o stress oxidativo nos ossos e promove a saúde dos nossos ossos e dentes.

7. Aliado da visão vantagens do tomate para a saúde

A vitamina A e o licopeno são dois dos constituintes do tomate que promovem a prevenção de doenças do foro ocular e promovem uma visão melhor. O consumo deste fruto pode ainda ajudar a evitar doenças oculares degenerativas, como as cataratas.

8. Ação anticancerígena

Os estudos realizados em torno do consumo de tomate têm apontado o seu papel na prevenção de determinados tipos de cancro, incluindo o cancro da próstata e o cancro dos pulmões.

Um dos elementos anticancerígenos encontrado no tomate é o fitonutriente alfa-tomatina.

9. Regulação dos índices glicémicos

Outro dos benefícios do tomate é o seu papel na prevenção e regulação da diabetes. O consumo deste fruto dá ao corpo um aporte de crómio, o que pode ajudar a regular o nível de açúcar no sangue e, desta forma, contribuir para melhorar a saúde dos diabéticos.

10. Benefícios do tomate: Reforço do sistema imunitário

A presença de vitamina C e de carotenóides contribui para que um dos benefícios do tomate seja o reforço do sistema imunitário. Através de agentes anti-inflamatórios e antioxidantes, este fruto ajuda a garantir um organismo mais forte e menos propenso à contração de doenças.

Já conhecia todos os benefícios do tomate? Como costuma integrar este fruto na sua alimentação? Partilhe a sua receita favorita com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: organicfacts healthline ativosaude medicalnewstoday naturalfoodseries saudedica

2

Sem Comentários

Escreva um comentário