O que é o Dong Quai

O que é o Manganês

O que é o Manganês

O manganês é importante para a absorção dos nutrientes pelo corpo. Conhece as suas propriedades? Venha conhecê-las com o 1001 Dietas.

1. Para que serve o manganês?

O manganês, também conhecido como manganésio, é essencial para a vida humana, sendo que este não só promove a absorção dos nutrientes pelo corpo, como garante o funcionamento das enzimas, a cicatrização das feridas e o desenvolvimento ósseo.

2. Como funciona o manganês?

A ação do manganês no corpo humano parte das suas propriedades, sendo que este ativa as enzimas necessárias para a sintetização e metabolização de ingredientes tão distintos como o colesterol, os ácidos gordos, os hidratos de carbono e as proteínas. Este é fundamental para o crescimento e para a produção de energia e tem, ainda, uma ação cicatrizante sobre o organismo.

3. Benefícios do manganês para a saúde

Os benefícios do manganês para a saúde são diversos. Entre os principais, vemos que este:

– Ajuda a manter a saúde óssea;
– Promove o crescimento;
– Ajuda a regular os índices de colesterol;
– Melhora o metabolismo;
– Tem um efeito positivo sobre a tiróide;
– Melhora as funções cerebrais;
– Promove a absorção de vitaminas;
– Combate os radicais livres;
– Ajuda a regular os índices de glicose no sangue.

4. Efeitos da falta de manganês no organismo

A falta de manganês no organismo pode ter efeitos severos. Esta carência manifesta-se através de problemas como:

– Problemas do sistema reprodutor;
– Perda de peso;
– Mau funcionamento do pâncreas;
– Ataxia e fadiga.

5. Dose diária recomendada de manganês

A dose diária recomendada para o consumo de manganês é entre 2 a 5 mg.

6. Sobredosagem do manganês e seus efeitos no organismo

Quando este mineral se contra de forma excessiva no organismo, isto manifesta-se através de alterações nervosas, que podem manifestar-se através de gestos violentos ou obsessivos.

7. Fontes naturais de manganês

Entra as principais fontes naturais de manganês encontram-se alimentos como:

– Mariscos;
– Feijão;
– Sementes e frutos secos;
– Chá verde;
Espinafres;
– Abacaxi.

Conheça também as propriedades da vitamina C para a sua saúde.

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