O que é a zeaxantina

O que é o selénio

O que é o selénio

Essencial para a vida, o selénio é um mineral com uma forte ação antioxidante. Já conhece o selénio? Então, venha saber mais com o 1001 Dietas.

1. Para que serve o selénio?

O selénio está integrado em diversos alimentos e o seu consumo serve para apoiar o funcionamento orgânico, mediante a prevenção de doenças e o fortalecimento do sistema imunitário

2. Como funciona o selénio?

A ação do selénio no organismo humano prende-se, fundamentalmente, com as suas fortes propriedades antioxidantes, que ajudam a eliminar toxinas do corpo e a melhorar as funções orgânicas.

3. Benefícios do selénio para a saúde

Os principais benefícios do selénio para a saúde são:

– Prevenção de doenças cancerígenas;
– Melhoria do sistema imunitário;
– Prevenção de gripes e constipações;
– Promoção da saúde cardíaca;
– Apoio na perda de peso;
– Melhoria do funcionamento da tiróide;
– Combate aos radicais livres;
– Prevenção do Alzheimer.

4. Efeitos da falta de selénio no organismo

A falta de selénio no organismo pode causar situações como:
– Problemas imunitários;
– Queda de cabelo;
– Dificuldades de concentração;
– Problemas no sistema reprodutivo;
– Doenças (como a Doença de Keshan e a Doença de Kashion-Beck).

5. Dose diária recomendada de selénio

Os índices diários recomendados de selénio podem ser obtidos apenas através da alimentação ou mediante o consumo de suplementos. Estes últimos devem ser feitos sob recomendação ou acompanhamento de um médico ou nutricionista.

A dose diária recomendada é:

– Adultos: 55 microgramas;
– Grávidas: 60 microgramas;
– Lactantes: 70 microgramas.

6. Sobredosagem do selénio e seus efeitos no organismo

Quando uma dose excessiva de selénio entra no organismo, esta pode gerar efeitos adversos graves como:

– Falta de ar;
– Náuseas e vómitos;
– Febre;
– Problemas hepáticos;
– Falência renal;
– Problemas cardíacos.
Em doses demasiado elevadas, o selénio pode, inclusivamente, causar a morte.

7. Fontes naturais de selénio

O selénio encontra-se, de forma natural, em diversos alimentos. Pode encontrar este mineral em alimentos como a castanha-do-pára, a farinha de trigo, a gema de ovo, o repolho, o alho, o feijão e o arroz.

4

Sem Comentários

Escreva um comentário