sopa

5 receitas de sopas para emagrecer saudavelmente

Ideias de sopas para emagrecer

As sopas são excelentes pratos para a ajudar com a perda de peso. Com este alimento, poderá viver o melhor da saciedade sem “trair” a sua dieta. Saiba 5 receitas de sopas para emagrecer de forma saudável e deliciosa.

Não será novidade para quem começa uma dieta: os legumes são aliados fundamentais da dieta.

Tendo, por norma, poucas calorias, baixo nível de hidratos de carbono, gordura e açúcares e uma riqueza muito particular no que respeita a fibras, estes legumes podem, de facto, ser uma grande ajuda no momento de perder os quilos a mais.

Claro está que, se optar por cozer os seus legumes, acabará por perder algumas das suas propriedades e nutrientes neste processo de cozedura.

Por esta razão, é conveniente que escolha uma opção na qual o caldo dos legumes possa ser aproveitado e ingerido. E que forma será melhor do que uma sopa?

As sopas têm, de facto, a capacidade de se tornarem opções pouco calóricas, recheadas de nutrientes e propriedades benéficas para o corpo.

Além disto, uma taça de sopa quente continuará a ser, também, uma refeição deliciosa e que transmite um grande conforto.

Hoje, iremos explorar o mundo das sopas para descobrirmos 5 receitas deliciosas de sopas para emagrecer de forma saudável e sem renunciar aos melhores sabores.

Sopas para emagrecer

1. Creme de legumes com tomate

A primeira sopa que propomos que faça é a sopa de legumes com tomate. Para a fazer irá necessitar dos seguintes ingredientes:

– 1 repolho (médio a grande)
– 4 cenouras
– 1 beringela
– 1 nabo
– 1 cabeça de alho
– 1 cebola
– 2 tomates pelados
– sal q.b.

Forma de preparação: Pique a cebola e o alho e salteie numa colher de sopa de azeite até alourar. Acrescente os restantes legumes, cortados em pedaços e salteie durante alguns minutos. Nesta fase, junte cerca de 1 litro de água e acrescente algumas pedrinhas de sal.

Quando os legumes estiverem bem cozidos, recorra a um liquidificador ou a uma varinha mágica para reduzir a creme a mistura. Sirva quente.

Sopas para emagrecer

2. Sopa detox

A sopa detox será também uma boa opção para quem se encontra a tentar perder alguns quilos. Entre as receitas de sopas para emagrecer esta é uma das que trará mais benefícios ao seu corpo no que respeita à promoção de um metabolismo mais rápido. Para fazer esta receita irá necessitar dos seguintes elementos:

– 5 dentes de alho
– 1 cebola grande
– ½ repolho
– 2 cenouras
– 1 nabo
– 1 beringela
– 200 gramas de brócolos
– 1 chávena de vagem picada
– 1 colher de chá de pimenta branca
– sal q.b.
– salsa (a gosto)

Forma de preparação: Fazer um refogado com a cebola e o alho, acrescentando água assim que estes elementos estiverem dourados. Juntar os restantes ingredientes, com exceção da salsa e deixar cozinhar.

Assim que os legumes estejam cozidos, passar a mistura até formar um creme. Picar a salsa e terminar com um toque de azeite cru. Deixar levantar fervura e servir.

3. Sopa de cebola

A sopa de cebola também é uma boa opção para quem procura um sabor que agrade ao paladar e que seja saudável e pouco calórico. Para fazer esta sopa irá necessitar dos seguintes ingredientes:

– 8 cebolas grandes
– 2 cebolas roxas
– 1 cabeça de alho
– ½ couve branca
– 1 lata de tomate pelado
– 1 chuchu
– 1 cenoura grande
– sal q.b.
– pimenta branca q.b.
– 1 malagueta pequena (opcional)

Forma de preparação: Pique finamente as 8 cebolas e o alho. Salteie em azeite até alourar. Nesta fase acrescente a cenoura, o chuchu e o tomate pelado, acrescentando, de seguida, 1 litro de água, sal e pimenta branca a gosto. Se quiser dar um toque picante e especiado, acrescente também a malagueta.

Quando os legumes estiverem cozidos, remova a malagueta e passe a mistura reduzindo a creme. Volte a colocar o creme ao lume e junte a couve cortada e as cebolas roxas grosseiramente picadas. Quando a couve estiver cozida, está pronto a servir.

Se desejar, polvilhe com uma erva aromática a seu gosto.

Sopas para emagrecer

4. Sopa de brócolos

Os brócolos são amigos da dieta, tratando-se de uma fonte fabulosa de fibras e ferro. Esta é uma das receitas de sopas para emagrecer deliciosa e que irá, certamente, ajudar a tornar a sua dieta mais efetiva e deliciosa. Para a fazer irá necessitar de:

– 500 gramas de brócolos lavados ( use também os talos)
– 2 cebolas médias
– ½ cabeça de alho
– 500 ml de leite magro
– 500 ml de água
– 1 colher de sopa de margarina vegetal
– pimenta preta (a gosto)
– sal (a gosto)

Forma de preparação: Pique o alho e a cebola e salteie na margarina vegetal até dourar. Acrescente os brócolos, o sal e a pimenta, mexa bem e acrescente o leite e a água.

Quando estiver cozido, reduza a creme. Sirva quente e, se desejar conferir um toque especial, polvilhado com sementes de sésamo.

5. Creme de courgette e alface

Para conseguir um creme rico e saboroso, pode optar por utilizar ingredientes saudáveis, aliados do seu regime, e que não são tão comuns em sopas. Uma das receitas de sopas para emagrecer é a do creme de courgette e alface. Esta irá, sem dúvida, desafiar os limites culinários ao oferecer uma deliciosa opção, pouco calórica e muito apaladada. Irá precisar dos seguintes ingredientes:

– 1 cebola média
– 3 dentes de alho
– 3 courgettes grandes
– ½ repolho
– 1 alface (iceberg) pequena
– Sal q.b.
– 1 colher de café de cominhos moídos
– cebolinho q.b. (opcional)

Forma de preparação: Numa colher de sopa de azeite salteie a cebola e o alho previamente picados. Quando refogar, acrescente a courgette cortada em pedaços, o repolho picado e mexa. Acrescente 1 litro de água, o sal e os cominhos. Quando levantar fervura, junte a alface cortada.

Assim que todos os ingredientes estejam cozidos, reduza a mistura a creme recorrendo ao liquidificador ou à varinha mágica. Se desejar, polvilhe com cebolinho picado antes de servir.

Costuma preparar algumas destas receitas de sopas para emagrecer? Quais? Não deixe de nos apresentar, também, as suas opções de eleição.

Algumas fontes: tuasaude  eatingwell

Nota: As imagens não correspondem exatamente á receita das sopas, tem um fim meramente ilustrativo.

Sem Comentários

Escreva um comentário