bebidas detox

Bebidas detox, quais os benefícios e os riscos para a saúde?

Bebidas detox de frutas e vegetais, em sumo ou em batido, quais os benefícios e riscos do seu consumo?

A desintoxicação é um processo vital para organismo em que vários órgãos e sistemas estão envolvidos (fígado, rins, pulmões, intestinos, pele, sistema linfático).

Todos os dias estamos expostos a fatores agressores e o corpo tem que dar resposta fazendo a sua própria manutenção e reparação.

A alimentação pode ser um aliado ao fornecer os nutrientes necessários a estas importantes funções. Serão as bebidas detox fortes aliados na reparação e manutenção do funcionamento orgânico?

O 1001 dietas vai dizer-lhe mais sobre este interessante e saboroso tema.

A alimentação contemporânea, rica em alimentos processados e nutricionalmente desequilibrados leva à acumulação de toxinas e à exaustão dos órgãos e sistemas envolvidos na limpeza do organismo.

A nossa viagem ao mundo detox continua agora com as bebidas Detox

A oxidação é um processo quimico natural e necessário, onde espécies reativas do oxigénio vulgarmente chamadas de radicais livres estão envolvidas em processos importantes:

• respiração celular, processo pelo qual se dá a produção de energia
• sistema imunitário de defesa do organismo e combate às bactérias
• neutralização e remoção de agentes tóxicos como pesticidas, poluentes do ar, tabaco,
• stress emocional que causa alterações no metabolismo

Portanto a oxidação apesar de ser algo agressiva para o organismo é um “mal necessário” e que em equilíbrio não deverá ser prejudicial. Se este equilíbrio não existir então ocorre o stress oxidativo.

O stress oxidativo não é mais do que um desequilíbrio em que a produção de radicais livres está aumentada em relação à sua eliminação.

Neste caso os sistemas orgânicos não estão a fazer corretamente o seu trabalho e não conseguem remover as espécies reativas do oxigénio nem reparar os danos por elas causados.

O stress oxidativo tem como consequências danos celulares, os radicais livre produzem efeitos nocivos nas membranas, proteínas, polissacarídeos e ácidos nucleicos, com alteração funcional e prejuízo das funções vitais nos diversos órgãos e tecidos – adiposo, vascular, cerebral, muscular, fígado, rins, pulmões, etc.

A qualidade e variedade da alimentação pode favorecer ou prejudicar o nosso organismo.

Como forte aliado no fornecimento de nutrientes e moléculas, os alimentos anti-oxidantes vão ajudar os órgãos a realizar a sua função desintoxicante, as Bebidas Detox vão dar o seu importante contributo para a redução do stress oxidativo.

Os sumos e batidos (smothies) detox serão um forte aliado na eliminação de toxinas, perda de peso e bem estar geral? Uma viagem ao mundo detox contínua neste artigo que pretende aprofundar esta temática.

As bebidas detox têm uma composição nutricional muito variável mas geralmente os sumos detox são compostos por vegetais e fruta. Aos batidos detox adicionamos além das frutas e vegetais um “leite/bebida” vegetal ou iogurte. As frutas servem como adoçante.

Podem ser usados como ingredientes:

– Verduras e legumes: acelgas, aipo, couves de folha escura, brócolos, couve-flor, espinafres, ervas aromáticas (coentros, salsa, manjericão, hortelã), rúcula, alface, chicória, agrião, pepino, curgete

– Tubérculos: cenouras, beterraba, nabo, gengibre, curcuma, batata doce

– Frutas: Maças, pêra, abacaxi, maracujá, ananás, laranjas, limão, tangerina, melancia, melão, meloa, papaia, manga

– Extras: usam-se vários superalimentos (pós preparação) como maca, spirulina, goji, clorela, trigo sarraceno, kamut, açaí, espelta, chia (necessário esperar que a chia hidrate)

– Para os batidos: bebida de soja, aveia, arroz, amêndoa, iogurte

sucos detox

Bebidas Detox na sua forma Sumo (suco)

Sumos detox

Vantagens

São muito ricos em vitaminas, minerais e pobres em macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono e lípidos) e por isso não são adequados como substitutos de refeição.

Apresentam potencial antioxidante que varia de acordo com os ingredientes utilizados. Constituem uma excelente opção para acompanhamento de lanches.

Pontos fortes dos Sumos Detox:

1. Melhoram a função renal e hepática
2. Melhoria do sistema imunitário
3. Aumento de energia
4. Incentivo prático e fácil para iniciar um programa de nutrição saudável
5. Correção de hábitos alimentares
6. Sensação de bem estar geral

Adequados para jejuns de desintoxicação.

Desvantagens

A prática do jejum prolongado deve ser sempre acompanhada por um médico ou nutricionista pois envolve alterações fisiológicas drásticas para o organismo.

Um jejum de sumos detox por 3 dias será o máximo recomendado exceto se estiver fisicamente débil.

Pontos fracos dos Sumos Detox

1. Adolescentes, grávidas, pessoas com problemas de saúde não devem fazer uma dieta com base no Sumos Detox

2. Uma dieta com base em Sumos Detox não é adequados à perda de peso a longo prazo, mas sim para pequenos períodos

O 1001 Dietas elegeu algumas receitas de Bebidas Detox

Partilhamos convosco algumas receitas populares de Sumos Detox:

Top Bebidas Detox Sumos (sucos)

Sumo (suco) Detox Verde

Esta deliciosa receita de Sumo Detox Verde é uma das receitas mais populares. É ótimo para desintoxicar o corpo depois de uma festa ou de umas férias em que se abusou um pouco mais.

Alguns dos benefícios deste sumo Detox devem-se às propriedades de alimentos como:

As maçãs são muito nutritivas e uma excelentes fonte de vitamina, fibras solúveis e polifenóis que desempenham um papel chave na prevenção das doenças cardiovasculares, na atividade anti-inflamatória e na prevenção da obesidade e da diabetes.

O aipo que apresenta propriedades diuréticas, expetorantes, laxantes, tônicas e é rico em flavonoides, vitaminas e minerais.
O pepino tem uma ação anti-inflamatória e anti-oxidante.

Ingredientes

2 maçãs verdes, cortadas ao meio
3 talos de aipo sem folhas
1 pepino
8 folhas de couve
1/2 limão, descascado
1 pedaço de gengibre fresco
Raminho de hortelã (opcional)

Top Bebidas Detox Sumos (sucos)

Sumo (suco) Detox Laranja

Este Sumo Detox Laranja apresenta benefícios na diminuição do risco cardiovascular e diabetes, confira:

As peras são uma boa fonte de vários nutrientes essenciais, como vitamina K, vitamina C, cobre e potássio Entre outras propriedades, têm como benefício melhorar a prisão de ventre, perder peso e controlar a diabetes.

A batata doce contêm ácidos gordos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E, betacarotenos e antocianinas e apresenta benefícios para a saúde, entre os quais ser anti-inflamatória, anti-oxidante, cicatrizante e estabilizadora do índice glicémico.

A laranja é rica em vitaminas e fibras (se triturada inteira) tem efeito antioxidante e positivo sobre o sistema imunitário, mas também ajuda na redução do colesterol e ajudar a manter uma pele saudável e jovem.

Ingredientes

• 2 maçãs
• 3 talos de aipo
• 1 laranja (descascada)
• 2 pêras médias
• 1 batata doce

Top Bebidas Detox Sumos (sucos)

Sumo (suco) Detox de Frutos Vermelhos

Este sumo detox de frutos vermelhos tem alto teor de anti-oxidantes e portanto de prevenção de doenças cardiovasculares e do envelhecimento precoce:

Os frutos vermelhos e roxos são excelentes fontes de anti-oxidantes, possuem vitaminas do complexo B, vitamina C, são protetores do coração, reforçam a saúde e proteção da pele, sistema nervoso, rins, aparelho digestivo, promovem a saciedade.

Devido ao baixo indíce glicémico e por esse motivo ajudam a controlar o colesterol, a pressão sanguínea e são permitidos a diabéticos.

Os espinafres são ricos em vitaminas (A, ácido fólico, C e K), minerais (ferro, cálcio, magnésio, potássio), fibras e ácidos gordos polinsaturados. Entre outras ações benéficas, são anti-oxidantes, facilitam a digestão, regulam o sistema nervoso, e têm uma ação anti-inflamatória

Ingredientes

2 Mãos cheias de espinafres baby
5 Morangos grandes
10 framboesas
10 amoras
1 Talo de aipo
½ Pepino com parte da casca
1 Pedaço de gengibre fresco
2 Colheres de sopa de sementes de linhaça trituradas
2 Copos de água

batidos detox

Bebidas Detox na sua forma Batido (Smoothie)

Batidos detox

Vantagens

São muito ricos em vitaminas, minerais e mais ricos em macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono e lípidos devido aos cereais, frutos secos ou iogurte que são usados em vez da água) e por isso são adequados como substitutos de uma refeição, fazem um pequeno almoço saboroso e nutritivo.

Apresentam potencial antioxidante que varia de acordo com os ingredientes utilizados.
Adequados para jejuns de desintoxicação.

Desvantagens

A prática do jejum prolongado deve ser sempre acompanhada por um médico ou nutricionista pois envolve alterações fisiológicas drásticas para o organismo.

Uma dieta de Batidos Detox será mais equilibrado do que apenas com Sumos Detox mas no entanto dever-se-á ter em conta que a alimentação deve ser variada bem como as necessidades do organismo de acordo com as DDR (doses diárias recomendadas para cada nutriente).

Adolescentes, grávidas, pessoas com problemas de saúde não devem fazer uma dieta com base nos Sumos Detox.

Uma dieta com base em batidos detox não é adequados à perda de peso a longo prazo, mas sim para pequenos períodos (3 dias no máximo).

Seguem-se as Receitas das Bebidas Detox Batidos (Smoothie) que o 1001 dietas selecionou para si

easyslim detox

Top Bebidas Detox Batidos (Smoothie)

Batido (Smoothie) Detox de Abacaxi Banana

Esta bebida detox é ótima para a perda de peso pois é altamente saciante.

O abacaxi é rico em vitamina C e outros antioxidantes. É rico em bromeleína conhecido como anti-inflamatório.

Entre outros benefícios ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, redução da dor e inflamação, perda de peso, aumenta a saciedade devido às fibras, melhora a saúde da pele e favorece a recuperação muscular.

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, magnésio, vitaminas C e A. Contém triptofano que ajuda a melhorar o humor, diminui o stresse e alivia a tensão pré-menstrual. Contém fibras que promovem a saciedade. Ajuda a regular a pressão arterial, o intestino e a evitar cãimbras.

Ingredientes

½ chávena de Bebida de arroz, aveia, amêndoa, soja

1 chávena de abacaxi
1 banana
1 maçã
2 chávenas de espinafre
1 chávena de água

easyslim detox

Top Bebidas Detox Batidos (Smoothie)

Batido (Smoothie) Detox de Morango Banana

Esta é uma das bebidas detox que conta com propriedades depurativas:

Os morangos têm propriedades diuréticas, são ricos em vitamina C, são ricos em antioxidantes como as antocianinas e o ácido elágico.

Entre as suas propriedades fortalecem a parede dos vasos sanguíneos, combatem o envelhecimento cutâneo, fortalecem o sistema imunológico, previnem as doenças cardiovasculares.

A couve rica em glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante, ajuda a eliminar substâncias tóxicas do organismo.

Ingredientes

1 banana
1 xícara de iogurte (simples)
1 xícara de morangos (frescos ou congelados)
1 xícara de couve (picada)
1 xícara de gelo

Top Bebidas Detox Batidos (Smoothies)

Batido (Smoothie) Detox de Manga e Abacate

Esta é uma das mais deliciosas bebidas detox, saudável, porem é mais calórica.

A manga é rica em vitamina A, antioxidantes, fibra e enzimas, é excelente para adoçar os seus smoothies mas não é indicada para diabéticos.

Entre os seus benefícios incluem-se a melhoria do trânsito intestinal, do controlo da pressão arterial, proteção celular, fortalecimento imunológico e fotoproteção.

O abacate é rico em ácidos gordos Ómega 3, em vitaminas e antioxidantes. Entre os benefícios estão a proteção celular, a proteção cardiovascular e a prevenção do cancro.

O limão conta com inumeros benefícios, entre os quais: ser rico em vitamina C e estar envolvido na prevenção e recuperação de gripes e resfriados, bem como na aceleração da cicatrização e reparação cutânea, desintoxica o organismo, é benéfico na obstipação, é rico em anti-oxidantes e por isso previne o envelhecimento precoce, melhora a imunidade, tem propriedades anti-inflamatória que ajudam a aliviar gota e reumatismo.

Ingredientes

Bebida de arroz, aveia, amêndoa, soja sucos detox

1/4 Chávena de manga cortada aos cubos
1/2 Chávena de sumo de manga
1/4 Chávena de abacate sem casca e sem caroço
1 Colher de sumo de limão
1 Chávena de chá verde
6 Cubos de gelo

O 1001 Dietas teve imenso gosto em lhe proporcionar esta viagem deliciosa ao mundo das bebidas detox

Já experimentou estas deliciosas e saudáveis bebidas detox? Se sim, venha connosco em uma viagem ao mundo detox e conte-nos sobre o prazer da culinária saudável e qual o efeito que teve na sua saúde e dos seus amigos e familiares.

Algumas fontes: loseweightbyeating  vidaativa  reverterdiabetespdf  scielo  ondetemdicasdesaude  scielo loseweightbyeating  repositorio.insa  pubmed

13

Sem Comentários

Escreva um comentário