dicas para emagrecer

10 dicas para emagrecer, com saúde e rapidez

Emagrecer: este é o objetivo de muitas pessoas dos nossos dias. Longe de ser uma tarefa tão simples como a anunciada nas “fórmulas mágicas”, este é, no entanto, um objetivo possível de concretizar com saúde e rapidez. Como? Se quer saber não deixe de conhecer as 10 dicas para emagrecer do 1001 Dietas.

O mercado atual já percebeu a dinâmica: as pessoas do século XXI querem emagrecer. Mas os resultados não lhes bastam. Querem resultados visíveis, rápidos e com pouco esforço.

As promessas de cumprir tudo isto somam-se em dezenas de dietas da moda, que levam as pessoas do 8 ao 80 e comprometem a sua saúde.

O segredo da dieta saudável parte do seu esforço. Isto não significa, no entanto, que se trate de um esforço sofrido ou desajustado.

Pura e simplesmente, para emagrecer, é necessário que estabeleça um compromisso consigo mesmo e decida que, a partir de dado momento, as escolhas saudáveis pautarão o seu quotidiano.

O momento certo é agora e, como sabemos que integrar novas rotinas físicas e alimentares nem sempre é simples, propomos ajudá-lo, fornecendo algumas dicas para emagrecer que garantirão resultados.

As bebidas detox e o ginásio poderão ser parte do processo mas, acredite: há muito que pode fazer no seu dia-a-dia para garantir que consegue alcançar o peso ideal.

Para conhecer as nossas 10 dicas para emagrecer, continue a ler este artigo.

1. Dicas para emagrecer: Beba água ao longo do dia dicas para emagrecer

A primeira das nossas dicas para emagrecer diz respeito à hidratação. Beber água é fundamental para perder peso, já que esta é a responsável pelo aporte de nutrientes, pela hidratação corporal e pelo bom funcionamento global do organismo.

A inclusão de 1,5 litros a 2 litros de água no seu quotidiano – principalmente se fresca – pode ajudar a queimar a gordura corporal e a devolver-lhe a forma desejada.

Se preferir, poderá também consumi-la sob a forma de chá, contando que não acrescente adoçantes ou açúcar.

2. Não salte refeições

Ainda que lhe pareça que o processo de emagrecimento possa ser mais rápido se não comer, tenha em mente que a sua saúde é mais importante e que a exclusão de refeições pode ter consequências severas para a mesma.

Além disto, quando salta uma refeição, é provável que acabe por comer demasiado na seguinte, o que é contraproducente para a conquista de resultados positivos.

Procure comer de forma regrada e várias vezes ao dia, para manter o seu corpo saciado e evitar momentos de compulsão alimentar.

3. Faça caminhadas

O exercício físico é fundamental para a perda de peso e, ainda que tenha uma vida ocupada, recomendamos que tire pelo menos 30 minutos do seu dia (ou mais) para fazer caminhadas.

Além destas, lembre-se de que a oportunidade para o exercício no quotidiano está um pouco por todo o lado. Suba escadas em vez de usar o elevador e, quando possível, deixe o carro em casa e faça as suas tarefas a pé. Verá que estas pequenas mudanças farão toda a diferença.

4. Evite os refrigerantes e as bebidas alcoólicas

Os refrigerantes e o álcool são dois dos maiores inimigos das dietas. Ricos em glicose e frequentemente detentores de gás, estes aliam a produção de gorduras localizadas com o aumento da tendência do organismo para fazer retenção de líquidos.

Assim, o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas tenderá a aumentar, não só a quantidade de gordura no organismo, mas também o inchaço deste e a sensação de mal-estar.

5. Dicas para emagrecer: Evite alimentos ricos em hidratos de carbono

Numa dieta equilibrada cabe um pouco de tudo. Ainda assim, quando o objetivo é emagrecer, evitar os hidratos de carbono – ou, pelo menos, reduzir o seu consumo -pode ser uma mais-valia.

Uma das nossas dicas para emagrecer é, por isso mesmo, que evite o queijo, o pão, os doces e também o consumo excessivo de batata, massa e arroz. Procure usar os legumes como acompanhamento e fazer snacks saudáveis, como frutos secos ou iogurtes.

6. Substitua os doces por fruta frutas

Isto não significa que precise de cortar totalmente os doces. Permitir a si mesmo um prazer doce ocasionalmente não será um ato criminoso. Ainda assim, equilibrar as suas refeições significa, também, fazer escolhas mais saudáveis.

Assim que comece, irá aperceber-se de que alguns sabores (como fruta e alguns legumes) são um bom substituto dos doces.

Com esta substituição, em vez de dar ao seu corpo alimentos calóricos, processados e ricos em gorduras e glicose, estará a fornecer ao seu corpo opções saudáveis, com poucas calorias e ricos em fibras.

7. Evite ir às compras com fome

Um dos piores erros que pode cometer é ir ao supermercado de estômago vazio. A pulsão alimentar irá fazer-se sentir e é provável que acabe por comprar alimentos pouco saudáveis por mero impulso de momento.

Procure fazer as suas compras de alimentos depois de uma refeição, quando se sentir saciado. Verá que, desta forma, se aterá à lista ou, pelo menos, terá um melhor discernimento no momento de escolher os produtos a adquirir.

8. Escolha um menu equilibrado

A regra do prato colorido faz sentido, se o que pretende é uma alimentação regrada, equilibrada e sem privações. Garantir que inclui no seu cardápio um pouco de todos os grupos alimentares, privilegiando alimentos frescos, fará com que a sua saúde melhore e, consequentemente, o seu corpo ganhe um aspeto melhor e mais sadio.

Além disso, seguir as cores e promovendo o equilíbrio, o objetivo do emagrecimento será, também, progressivamente alcançado.

9. Coma devagar

Promover refeições mais lentas, onde coma mais devagar e perca tempo a mastigar os alimentos irá alterar completamente a sua noção de saciedade.

Demora alguns minutos para que o seu cérebro receba a mensagem de que o corpo está saciado e, se comer devagar, acabará por comer menos e, assim, por perder peso com mais facilidade.

10. Dicas para emagrecer: Não desanime

Não se sinta ansioso ou stressado com a ideia de que os resultados ainda não são visíveis. A perda de peso é um processo e, como quase todos na vida, não acontece de um segundo para o outro.

Se mantiver a confiança e o ânimo, estará no caminho certo para a vitória e, com o pensamento positivo e uma ação que privilegie estas 10 dicas, temos a certeza de que o objetivo será cumprido.

Quais destas 10 dicas para emagrecer fazem parte do seu quotidiano? Que métodos usou para perder peso? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas qual é o seu “plano ideal” para emagrecer.

Algumas fontes: anutricionista  healthline  vix  nhs  blog.dietaesaude

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