O que é a zeaxantina

O que é a Creatina

O que é a Creatina 

A creatina está largamente associada à prática de exercício físico. Mas será esta a única vantagem de consumir este aminoácido? Venha descobrir com o 1001 Dietas

1. Para que serve a creatina? 

A creatina pode ser descrita como um aminoácido presente no corpo humano e, principalmente, nos músculos. Esta é produzida pelo organismo e ingerida através do consumo de produtos de origem animal. A suplementação deste aminoácido tem mostrado vantagens na manutenção da massa muscular e também na prevenção de doenças neurodegenerativas. 

2. Como funciona a creatina? 

A creatina age como um renovador de trifosfato de adenosina no nosso organismo e tem, ainda, um papel importante na eliminação do excesso de radicais livres; desta forma, tem um importante papel no fornecimento de energia e no combate às doenças degenerativas. 

3. Benefícios da creatina para a saúde 

A creatina apresenta diversos benefícios para a saúde, sendo que os estudos têm vindo a demonstrar que tanto atletas como idosos podem privilegiar do seu consumo. Entre os benefícios, destacamos: 

– Aporte energético para o organismo; 
– Melhoria do rendimento físico; 
– Melhoria da saúde ocular; 
– Prevenção do Parkinson, Alzheimer e Huntington; 
– Prevenção e apoio ao tratamento da insuficiência cardíaca; 

4. Efeitos da falta de creatina no organismo

O corpo humano produz a dosagem essencial de creatina pelo que não existem efeitos associados à ausência do seu consumo. 

5. Dose diária recomendada de creatina

A dose recomendada de creatina varia de acordo com as caraterísticas e as necessidades específicas de cada pessoa. Usualmente, é recomendado aos atletas que tomem de 2 a 3 gramas diariamente. 

6. Sobredosagem da creatina e seus efeitos no organismo

Este suplemento só deve ser tomado após a consulta de um especialista de nutrição e na dosagem recomendada. Em excesso, este aminoácido pode provocar problemas renais ou mesmo tornar-se tóxico para o organismo. 

7. Fontes naturais de creatina

As principais fontes naturais de creatina são os alimentos de origem animal. Assim, as carnes e os peixes serão boas opções para quem quer, de forma natural, ingerir creatina. 

Conheça também a arginina e os seus benefícios para o corpo humano.

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