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O que é a Vitamina B2

O que é a Vitamina B2

A vitamina B2 não é produzida pelo nosso organismo mas é fulcral para o seu funcionamento Já conhece a vitamina B2. Venha saber tudo com 1001 Dietas.

1. Para que serve a vitamina B2?

A vitamina B2, que toma também o nome de riboflavina, é uma vitamina importante no organismo para algumas das funções metabólicas. Esta serve, por exemplo, para melhorar a produção sanguínea, equilibrar o metabolismo, promover o crescimento e apoiar o sistema nervoso.

2. Como funciona a vitamina B2?

Não sendo produzida pelo corpo humano, esta vitamina necessita de ser ingerida pela via da alimentação ou da suplementação. A sua absorção é feita no intestino delgado, sendo esta armazenada no fígado, no baço, no coração e até no cérebro, onde a sua ação se desencadeia.

3. Benefícios da vitamina B2 para a saúde

Existem vários benefícios associados à presença da vitamina B2 no organismo. Entre eles, encontramos os seguintes:

– Melhoria de dores de cabeça e enxaquecas;
– Prevenção da anemia;
– Melhoria da saúde visual;
– Aporte e manutenção de energia ao organismo;
– Prevenção de doenças cancerígenas;
– Ação antioxidante;
– Melhoria da saúde cutânea a capilar.

4. Efeitos da falta de vitamina B2 no organismo

Os efeitos da falta de vitamina B2 no organismo pode acontecer por diversas razões, incluindo problemas renais, problemas hepáticos, uma dieta desregrada ou o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Os sintomas desta carência são:

– Sensação de fadiga;
– Anemia;
– Danos no sistema nervoso;
– Metabolismo mais lento;
– Aparecimento de feridas nos lábios, boca ou língua;
– Dores de garganta;
– Alterações de humor;
– Depressão ou ansiedade.

5. Dose diária recomendada de vitamina B2

A dose diária recomendada desta vitamina varia consoante o sexo. Assim, vemos que, diariamente, devem ser consumidas:

– Homens: 1,3 mg;
– Mulheres 1,1 mg.

6. Sobredosagem da vitamina B2 e seus efeitos no organismo

É raro que existam casos de sobredosagem de vitamina B2 porque o corpo não armazena esta vitamina. Ainda assim, em excesso, existe um pequeno risco de que esta vitamina possa ser tóxica para o organismo, criar pedras nos rins ou desenvolver uma hipersensibilidade à luz.

7. Fontes naturais de vitamina B2

Os alimentos são uma boa fonte de vitamina B2, sendo que, entres estes, as melhores opções pela sua riqueza neste nutriente são:

– Carnes e órgãos animais;
– Leite e derivados;
– Ovos;
– Sementes e frutos secos;
– Vegetais de folhas verdes.

Conheça ainda a biotina e os seus benefícios para o organismo.

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