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O que é a vitamina B6

O que é a vitamina B6

As ações antioxidantes da vitamina B6 conferem-lhe fama. Mas sabe em que consiste a ação da mesma? Venha saber com o 1001 Dietas.

1. Para que serve a vitamina B6?

A vitamina B6 (ou piridoxina, como é também conhecida) serve fundamentalmente para a produção energética, o desenvolvimento do metabolismo e a proteção neuronal.

2. Como funciona a vitamina B6?

A ação desta vitamina para garantir o funcionamento correto do corpo e, em particular do sistema nervoso, parte de ações ao nível da produção de neurotransmissores e da energia necessária para o organismo. Além disso, a sua ação antioxidante é também importante para garantir o cumprimento das suas funções.

3. Benefícios da vitamina B6 para a saúde

Entre os principais benefícios orgânicos do consumo de vitamina B6 encontramos:

– Maiores níveis energéticos;
– Melhor funcionamento do sistema nervoso;
– Melhoria do sistema imunitário;
– Prevenção de doenças cardíacas;
– Prevenção da anemia;
– Prevenção e tratamento de doenças oftalmológicas;
– Promoção do bem-estar;
– Minora sinais de TPM e depressão;
– Redução de inflamações.

4. Efeitos da falta de vitamina B6 no organismo

A falta de vitamina B6 no organismo pode ter sintomas nocivos para o ser humano. Entre estes:

– Propensão para a anemia;
– Fadiga e cansaço;
– Sensação de sonolência;
– Problemas ao nível do sistema nervoso;
– Maior propensão para tristeza e depressão;
– Dermatite e aparecimento de feridas nos cantos da boca;
– Enfraquecimento do sistema imunitário;
– Língua inchada.

5. Dose diária recomendada de vitamina B6

Para evitar a carência ou a overdose de vitamina B6 recomenda-se que seja feita uma toma adequada à idade e ao sexo. Assim, por dia, devem ser tomados:

– Homens: 2 mg;
– Mulheres: 1,6 mg;
– Gestantes: 2,1 mg;
– Lactantes: 2,2 mg.

6. Sobredosagem da vitamina B6 e seus efeitos no organismo

A sobredosagem de vitamina B6 é rara mas, nos casos em que ocorre pode causar náuseas, azia, aparecimento de feridas na pele, perda de controlo sobre os movimentos do corpo e aumento da sensibilidade à luz.

7. Fontes naturais de vitamina B6

A vitamina B6 pode ser naturalmente encontrada em vários alimentos. Poderá integrá-la na sua alimentação, ingerindo:

– Carnes (fígado, frango)
– Salmão e camarão;
– Frutas (banana, ameixa, melancia);
– Batata;
– Tomate e espinafres;
Frutos secos (avelã e castanhas).

Conheça também as caraterísticas da vitamina E e as vantagens desta para a sua saúde.

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