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O que são Flavonóides

O que são Flavonóides

Os flavonóides são fitonutrientes importantes para o organismo. Sabe porquê? Fique a saber com o 1001 Dietas.

1. Para que servem os flavonóides?

Os flavonóides podem ser descritos como fitonutrientes. Estes servem para promover a boa saúde do organismo, participando de diversas funções orgânicas. A prevenção de doenças crónicas e a eliminação de radicais livres são duas das suas principais caraterísticas.

2. Como funciona os flavonóides?

A ação dos flavonóides no organismo funciona mediante as suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Estes são ainda adjuvantes de diversas funções orgânicas, protegendo a vitalidade celular.

3. Benefícios dos flavonóides para a saúde

Os flavonóides apresentam vários benefícios para o corpo humano. Entre os principais, podemos enumerar os seguintes:

– Contributo para a destruição dos radicais livres;
– Desintoxicação orgânica;
– Ação antioxidante;
– Prevenção de doenças cancerígenas;
– Apoio à saúde cardiovascular;
– Minoração dos sintomas associados à menopausa;
– Melhoria das funções cognitivas;
– Promoção da saúde dentária.

4. Efeitos da falta de flavonóides no organismo

A carência de flavonóides no organismo manifesta-se através de uma maior propensão e susceptibilidade perante doenças cancerígenas e cardiovasculares.

5. Dose diária recomendada de flavonóides

Atualmente, a dose diária recomendada de flavonóides para uma pessoa adulta é entre 20 e 100 gramas. É recomendada cautela no consumo de flavonóides ao longo do último trimestre de gestação.

6. Sobredosagem dos flavonóides e seus efeitos no organismo

O consumo excessivo de flavonóides pode fazer com que o seu efeito no corpo seja o oposto ao desejável, aumentando os radicais livres no corpo e minando a saúde humana. Este excesso está ainda relacionado com uma maior incidência de leucemia e outras doenças cancerígenas.

7. Fontes naturais de flavonóides

Entre as principais fontes naturais de flavonóides encontram-se os seguintes alimentos:

– Frutos (uva, morango, maçã, romã);
– Legumes (couve, brócolos);
– Infusões (chá verde e chá preto);
Cebola e alho;
– Mel;
Chocolate amargo.

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