receitas saudáveis de Halloween

3 receitas saudáveis de Halloween

A chegada do Halloween anuncia novas iguarias à mesa. Quem gosta desta época sabe bem que ela se pauta por deliciosos sabores. Mas serão saudáveis? Venha conhecer 3 receitas saudáveis de Halloween com o 1001 Dietas e crie um menu de sonho para esta festividade.

A tradição do Halloween é muitas vezes atribuída aos americanos, já que estes assim nomearam a festividade (numa aglutinação da expressão All Souls Eve, a Véspera de Todas as Almas). Na verdade, a tradição é muito mais antiga e remonta já às celebrações pagãs da ancestralidade, incluindo o Samhain celta, onde são celebrados os ancestrais.

São muitos os ingredientes que compõem uma mesa de Halloween. E, para quem conhece os benefícios da abóbora ou da castanha, não é difícil imaginar que se consiga transformar uma refeição de Halloween numa experiência sadia.

Hoje, iremos apresentar três receitas que tradicionalmente se relacionam com esta celebração e que podem ser o menu perfeito para um jantar de Halloween delicioso e saudável.
Venha conhecer esta receitas com o 1001 Dietas.

receitas saudáveis de Halloween

Creme de abóbora light

Esta é uma receita saudável, pouco calórica, que pode ser apresentada a vegetarianos e vegans, e que também se trata de uma receita sem glúten nem lactose.

Para a fazer precisará de:
– 2 kg de abóbora;
– 1 cebola média;
– 2 dentes de alho;
– Sal (q.b.)

Preparação:
Corte a abóbora em pedaços pequenos, descartando a casca e cozinhe-a, em água, numa panela com o alho, a cebola e o sal.
Reservando o caldo, escorra os ingredientes assim que estejam moles e cozidos, passando-os, depois, num liquidificador.
Retorne a mistura à panela e acrescente um pouco do caldo, até ter a textura que deseja. Esta mistura poderá ficar mais ou menos espessa consoante o seu gosto pessoal.

Peito de frango com castanhas e legumes

Deliciosa, esta receita conta com um dos ingredientes mais saudáveis e amados da época: as castanhas. Promete ser o rei da mesa numa mesa de Halloween.

Para o fazer precisará de:
– 1,5 kg de peito de frango;
– 500 g de castanhas;
– 1 cebola grande;
– Ervas (alecrim, louro, salsa);
– 1 cabeça de alho;
– Pimentão doce (1 colher de sopa rasa);
– Polpa de tomate (3 colheres de sopa);
– Sal (q.b.);
– Vinho branco (200 ml);
– Moscatel ou Vinho do Porto (2 colheres de sopa).

Preparação:

Prepare a carne no dia antes, temperando-a com sal, as ervas, o alho, o vinho, o moscatel e o pimentão doce. Deixe marinar.
No dia seguinte, coloque azeite numa frigideira e, quando estiver quente, sele a carne e retire-a de imediato. Coza as castanhas, retirando-as quando ainda estão rijas e descasque-as.

Prepare um tabuleiro com um fio de azeite e a cebola cortada em rodelas, acamando o fundo e coloque sobre ela a carne e a marinada, colocando igualmente a polpa de tomate e as castanhas.

Leve ao forno, a 220ºC e deixe cozinhar até que a carne esteja cozinhada, regando-a ocasionalmente com o próprio molho.
Enquanto a carne cozinha, não deixe de escolher os seus legumes favoritos e de os cozer a vapor, para acompanhar o prato.

Cheesecake de abóbora light

O cheesecake de Halloween é uma receita light, feita sem açúcar, excepto pela cobertura que, como não poderia deixar de ser, será o doce de abóbora.

Para fazer esta sobremesa precisará de:
– farinha de amêndoa (q.b.)
– 100 g de manteiga de amêndoa;
– 1 colher de sopa de leite magro;
– 1 embalagem de queijo creme light;
– 1 iogurte grego magro;
– Stevia (a gosto);
– Essência de baunilha.

Preparação:
Comece por fazer a base do cheesecake, misturando a farinha de amêndoa com a manteiga derretida até que esta esteja maleável e consiga cobrir o fundo com ela. Se for necessário acrescente a colher de leite para uma melhor textura. Prima, com os dedos, até criar uma base numa tarteira de fundo amovível.

Bata os ingredientes do recheio num liquidificador, até que o creme fique homogéneo e suave. Coloque a mistura sobre a base. Leve ao frigorífico por, pelo menos, 5 horas.
Antes de servir, cubra o cheesecake com o seu doce de abóbora favorito.

Já experimentou alguma destas iguarias? Qual é o prato de Halloween de que mais gosta? Conte tudo aos restantes leitores do 1001 dietas.

9

Sem Comentários

Escreva um comentário