dicas para fazer um pudim flan saudável

4 dicas para fazer um pudim flan saudável

Adora pudim flan mas está de dieta? O seu problema pode estar prestes a terminar, com a ajuda do 1001 Dietas. Venha conhecer 4 dicas para fazer um pudim flan saudável, que pode comer se culpa.

O pudim flan é um dos sabores mais clássicos da doçaria portuguesa e que tem, também, expressão noutros países, incluindo o Brasil.

Na sua variante tradicional, este pudim conta com um leve travo a baunilha e caramelo, sendo um prato de fácil confeção e de sabor suave. Ainda assim, podem ser adicionados outros sabores ao pudim, havendo quem aprecie, por exemplo, o pudim flan achocolatado ou o pudim flan de frutos vermelhos.

Esta receita tradicional e familiar, que nos leva para o universo do conforto da “casa da avó”, é uma das sobremesas da qual, usualmente, as pessoas mais gostam. 

Muitas vezes, os pais procuram alternativas que permitam fazer um pudim flan saudável para as crianças ou simplesmente um flan que não venha deitar por terra os esforços das suas dietas.

Hoje, apresentamos 4 dicas que vão ajudá-lo a fazer um pudim que poderá comer sem culpa.

dicas para fazer um pudim flan saudável

Dica 1: Prefira a stevia ao açúcar branco

Uma forma simples de tornar o seu pudim flan mais saudável será evitar os açúcares mais processados e, principalmente, o açúcar branco. E, neste caso, a stevia será a sua melhor opção. (1)

Se estiver a preparar um pudim flan saudável ou vegan, uma excelente substituição será a stevia, sendo que esta planta fornece um adoçante natural e que não altera o sabor e a compleição da sua sobremesa.

Consumir mel engorda

Dica 2: Utilize mel em vez de açúcar

Se for fã do sabor do mel e gostar de sentir o travo deste ingrediente nas suas receitas, pode também conseguir um resultado mais saudável e com incríveis propriedades antioxidantes, substituindo o açúcar por mel.

De facto, ainda que muitas pessoas questionem se o mel engorda, este não deixa de ser um alimento nutritivamente rico e com propriedades magníficas para a saúde.

Dica 3: Substitua o ovo por curcuma

Se quiser cortar nos ovos e manter uma receita saudável e com todos os benefícios para a saúde, pode substituir o ovo por curcuma. (2)

Os benefícios da curcuma para a saúde e a dieta são imensos, prendendo-se diretamente com as suas propriedades digestivas, antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Dica 4: Adicione frutos

O pudim flan tradicional é magnífico mas existem formas de o tornar ainda mais delicioso, ao mesmo tempo que soma benefícios à sua sobremesa.
Adicionar coco ralado ou laranja à sua receita poderá melhorar o sabor e a oferta nutricional do seu pudim. (3)

Para quem gosta de experiências mais arrojadas, o gengibre é também uma boa opção.

Alguma vez experimentou alguma destas variantes de pudim flan? Tem uma receita saudável deste ou de outros doces? Partilhe com os restantes leitores do 1001 Dietas.

5

No Responses

Write a response