in

Benefícios do chocolate amargo para a sua dieta

Os benefícios do chocolate amargo para a sua dieta são diversos e constituem, provavelmente, uma boa notícia para os amantes do fitness que não resistem a pequenos instantes de gula. Sabe porque deve integrar este alimento na sua rotina? E sabe em que quantidades? Conhece os benefícios do chocolate amargo?

Está na hora de saber tudo isto com o 1001 Dietas.

Talvez pensar em chocolate não lhe pareça a fórmula ideal para ter uma saúde de ferro e um corpo elegante mas a verdade é que, com o devido peso e medida, o chocolate amargo pode constituir um verdadeiro aliado alimentar para o cumprimento dos objetivos propostos.

Questões sobre a alimentação têm gerado estudos que comprovam o papel de alguns ingredientes inesperados, demonstrando como estes podem, em moderação, ser benéficos para o corpo. Este é o caso do vinho tinto ou dos frutos secos e, agora, como mostraremos, também do chocolate.

As questões em torno da integração do chocolate amargo na rotina alimentar são diversas e existe quem deseje conhecer a sua composição nutricional, as suas propriedades e se chocolate na gravidez pode, ou não, se consumido.

Por entre todas estas questões, os benefícios do chocolate amargo têm vindo a ser descobertos e aclamados, demonstrando que este alimento – que anteriormente se julgava perigoso para as dietas – pode, na verdade, ser um grande aliado do seu organismo.

Se quer conhecer os benefícios do chocolate amargo para a sua dieta e as dosagens indicadas para este consumo, encontrou o artigo certo para si.

1. Integrar o chocolate amargo na sua dieta Benefícios do chocolate amargo

O chocolate é um dos alimentos mais amados por pessoas de todo o mundo e existe um bom motivo para que assim seja, especialmente quando falamos de chocolate amargo (também conhecido como chocolate negro, chocolate de culinária ou chocolate de cozinha). Este tipo de chocolate tem, por norma, mais de 50% de cacau, existindo opções com 70% e, hoje em dia, até mesmo com 99% de cacau.

Por norma, este chocolate resulta de uma fórmula que junta uma elevada percentagem de grãos de cacau torrados, sendo adicionado açúcar. Contrariamente a outros tipos de chocolate, o chocolate amargo não tem, por norma, leite na sua composição. A adição de açúcar varia consoante o teor de cacau do chocolate.

Num chocolate com 60% de teor de cacau, por exemplo, é possível verificar que, por cada porção (25 gramas), existe cerca de 160 Kcal, entre as quais se encontram gorduras, hidratos de carbono, proteínas, fibras, magnésio, ferro, cobre e manganês. Embora em quantidades mais baixas, o selénio, o potássio e o zinco fazem também parte da composição deste alimento.

Calórico e nutritivo, o chocolate amargo pode apresentar vários benefícios para o bom funcionamento do corpo humano.

Qual é o melhor chocolate amargo para a sua dieta? Benefícios do chocolate amargo

Alguns estudos debruçaram-se sobre os vários tipos de chocolate amargo e concluíram que, para um consumo quotidiano, a melhor opção será um chocolate com 60 a 70% de cacau. Este tipo de chocolate é rico em antioxidantes e contém um baixo teor de açúcar, permitindo o usufruto de todos os benefícios do chocolate amargo.

É importante que, antes de adquirir o chocolate, seja lido o rótulo nutricional do produto, não só para garantir o teor de cacau desejado mas também para que se evitem as marcas que adicionam leite a esta mistura.

2. Benefícios do chocolate amargo para a sua dieta Benefícios do cacau amargo

Assumindo que faça as melhores escolhas no momento da compra e que cumpra as dosagens recomendadas, existem vários benefícios do chocolate amargo para a sua dieta. Salientamos, aqui, as principais:

– Excelente fonte de energia;
– Riqueza nutritiva que promove o bom funcionamento global do organismo;
– Melhoria da circulação sanguínea;
– Redução da pressão arterial;
– Proteção da pele contra os danos causados pelo sol;
– Melhoria das funções cerebrais;
– Promoção de um melhor funcionamento do metabolismo;
– Efeito saciante;
– Promoção do emagrecimento;
– Criação de uma sensação de bem-estar;
– Redução do stress e da ansiedade;
– Redução do mau colesterol;
– Ação antioxidante.

3. Qual a quantidade de chocolate amargo que devo ingerir?

Todos os benefícios do chocolate amargo, no entanto, dependerão, também, da forma como o seu consumo é feito. Tratando-se de um alimento calórico e rico em gorduras, é necessário que o consumo deste alimento seja regrado.

Por dia, a dose recomendada de chocolate negro é entre 25 gramas e 30 gramas. Nesta quantidade, o chocolate será um aliado da sua saúde, do seu bem-estar e da sua dieta.

Por outro lado, o consumo excessivo poderá ter efeitos nocivos, fazendo com que ingira mais gorduras saturas do que deveria e aumentando substancialmente a quantidade de calorias ingeridas.

Costuma comer chocolate negro? Conhecia os benefícios do chocolate amargo para a sua dieta? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas como e em que quantidade integra este tipo de chocolate na sua alimentação.

Algumas fontes: healthfitnessrevolution healthline elnuevoherald saudelab mundoboaforma

Clique em uma estrela para avaliar.

0 / 5. Contador de votos: 0

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

frutos secos

Porque devo comer frutos secos, quais benefícios tem para a saúde

calculadora índice massa corporal

Calculadora Índice Massa Corporal (IMC)