in

7 benefícios da hortelã para a saúde

Os benefícios da hortelã para a saúde são diversos e a sua inclusão na alimentação pode ser indicada para quem deseja perder peso ou promover uma condição física mais sadia. Se gosta deste sabor e quer conhecer os benefícios da hortelã para a saúde, venha à descoberta na companhia do 1001 Dietas.

Com uma preocupação sem precedentes no que diz respeito aos hábitos saudáveis, as novas gerações têm criado uma verdadeira onda de mobilização no que diz respeito à alimentação saudável e ao exercício físico.

Neste processo, os mais diversos alimentos são questionados, sendo que os eventuais benefícios de ingredientes que servem de tempero, como o alho, a cebola ou a canela são igualmente considerados no momento de procurar as informações sobre as propriedades alimentares.

As ervas fazem parte deste núcleo e, por isso mesmo, hoje debruçamo-nos sobre uma das que mais gera questões: a hortelã-pimenta.

Versátil e aromática, esta erva medicinal é aclamada por ajudar no tratamento de diversas problemáticas.

Em alguns momentos, o seu consumo é questionado, não havendo consenso, por exemplo, sobre o consumo de hortelã na gravidez.

Usada como tempero e para fazer chás e infusões, a hortelã é globalmente vista como uma aliada da dieta e da vida saudável. Se quer conhecer 7 benefícios da hortelã para a saúde, não deixe de ver a lista que preparámos especialmente a pensar em si.

1. Benefícios da hortelã para a saúde: Promoção da perda de peso benefícios da hortelã para a saúde

O consumo de hortelã ajuda a estimular as enzimas digestivas, que promovem uma melhor absorção de minerais e vitaminas. Desta forma, o seu consumo garante a eliminação de toxinas e uma nutrição mais correta.

Ao fazer com que os alimentos sejam metabolizados de uma maneira mais adequada, este alimento ajuda a induzir a cetogénese, garantindo um uso mais eficaz da gordura corporal como fonte de energia e contribuindo para a perda de peso.

2. Aliada contra a fadiga

Os adeptos da vida ativa irão ainda encontrar na hortelã uma boa aliada para a fadiga proveniente de treinos físicos intensos ou de excesso de esforço.

A ação desta folha ao nível cerebral ajudará ainda a despoletar uma sensação de bom humor e de bem-estar, igualmente prolíferas para garantir a propensão para a realização de desportos.

Na verdade, o próprio aroma da hortelã tem efeitos positivos de renovação energética, ajudando neste processo.

3. Previne doenças neurodegenerativas

Um dos benefícios da hortelã para a saúde é a prevenção de doenças neurológicas degenerativas, como o Alzheimer.

Esta folha ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro, favorecendo a capacidade de concentração.

Desta forma, a hortelã é uma aliada das funções cognitivas e uma forte preventora das doenças neurodegenerativas.

4. Benefícios da hortelã para a saúde: Melhoria do sistema digestivo

O processo digestivo decorre com maior facilidade quando a hortelã é incluída na dieta. Esta folha ajuda a melhorar a digestão, minorando o risco de inflamações, prevenindo desconfortos estomacais e criando uma sensação de bem-estar.

Além disso, ao ativar as glândulas salivares, pelo seu sabor ativo, o consumo de hortelã ajuda a promover o relaxamento dos músculos estomacais e favorece as enzimas digestivas. Situações como a azia, a náusea e a flatulência podem ser reduzidas com a integração desta folha na sua alimentação.

5.Promove a saúde cutânea benefícios da hortelã para a saúde

Outro dos benefícios da hortelã para a saúde é a promoção de uma pele melhor e livre de acne. O consumo deste ingrediente ajuda a despoletar os efeitos do ácido salicílico na pele, abrindo os seus poros e reduzindo a sua oleosidade.

Desta forma, promove uma pele menos oleosa e com menos propensão ao aparecimento de borbulhas ou de acne. Uma pele saudável e de aparência bonita decorre das propriedades anti-inflamatórias, antisséticas e antipruriginosas desta planta.

6. Ajuda o sistema respiratório

Muito usada em medicamentos para o efeito, a hortelã é um complemento perfeito para favorecer a saúde respiratória, ajudando no tratamento de situações como dores de garganta ou congestionamento nasal.

Esta planta favorece a saúde dos brônquios e dos pulmões e ajuda também a reduzir os efeitos de eventuais gripes e constipações. Doentes com asma ou rinite encontrarão também, neste ingrediente, um forte aliado no combate aos principais sintomas das doenças.

7. Benefícios da hortelã para a saúde: Fortalecimento do sistema imunitário

A presença de várias vitaminas (entre as quais a vitamina C, a vitamina D, as vitaminas do complexo B e a vitamina E) e de nutrientes como o cálcio e o fósforo são importantes para transformar a hortelã numa aliada nutricional.

Este alimento ajuda, pela sua composição, a garantir um organismo fortalecido, garantindo um melhor sistema imunitário e reduzindo o risco de infeções e inflamações.

Costuma integrar a hortelã na sua alimentação? E já conhecia os benefícios da hortelã para a saúde? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas de que forma consome este versátil produto alimentar.

Algumas fontes: globalhealingcenter healthline saudedica mundoboaforma stylecraze

Clique em uma estrela para avaliar.

4 / 5. Contador de votos: 1

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Calcular o seu peso ideal

Calculadora do peso ideal

calculadora calorias diária

Calculadora de ingestão de calorias diárias