benefícios dos ovos para o organismo

7 benefícios dos ovos para o organismo

Os benefícios dos ovos para o organismo merecem atenção. Este alimento, tantas vezes associado a temáticas menos positivas, como o colesterol ou a salmonela, pode ser, na verdade, aliado da sua saúde. Sabe quais os benefícios dos ovos para o organismo?

Então, venha descobri-los com o 1001 Dietas

Alguns alimentos sofrem de alguma dualidade no momento de os encararmos. Na verdade, se analisarmos atentamente, a verdade é que muitos alimentos benéficos para alguns aspetos da saúde podem ser nocivos noutras dimensões. 

Existem muitos exemplos desta situação, como é o caso dos muitos benefícios do limão, a par com a sua presença entre os alimentos que desgastam os dentes ou das vantagens da ingestão dos brócolos que, em simultâneo, se apresentam como um dos alimentos que causam flatulência

Apesar de sabermos isto, no entanto, a verdade é que tendemos a encarar alguns alimentos como saudáveis e outros como se fossem inimigos das nossas dietas e do nosso corpo. 

Os ovos têm sido, ao longo do tempo, vítimas de muitas críticas. O facto de poderem conter salmonelas ou de contribuírem para a elevação dos índices de colesterol faz com que este alimento seja considerado, por muitos, nocivo para a saúde. 

Rico em proteínas, sódio, vitaminas, cálcio, selénio e ferro; o ovo apresenta-se, no entanto, como um alimento que pode, também, trazer vários benefícios para o organismo humano. (1

Os vários estudos realizados em torno deste alimento têm vindo, aos poucos, a atribuir-lhe várias funções benéficas e, aos poucos, a noção de que o ovo tem benefícios tem gerado algum interesse entre a geração fit.

Hoje, já se pergunta se os diabéticos podem comer ovos ou quando introduzir o ovo na alimentação bebé

Apesar de ser um alimento ambíguo e cujo consumo deve ser feito de forma regrada para evitar eventuais problemas de saúde, sabe-se hoje que os benefícios dos ovos para o organismo existem. Se quer saber as razões para integrar os ovos na sua rotina alimentar, veja a lista que se segue e fique a saber os benefícios dos ovos para o organismo. 

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1. Benefícios dos ovos: É um alimento nutritivo

Os ovos são um alimento que dá um grande aporte nutritivo ao organismo. O ovo é rico em minerais como o cálcio, o selénio, o ferro, o potássio, o zinco e o manganês; e traz os benefícios de vitaminas, incluindo as vitaminas A, E, B2, B5 e B12

Uma vez que uma grande parte destes nutrientes se encontra na gema, para usufruir em pleno dos seus benefícios, é importante que esta não seja descartada. 

2. Ajuda no ganho de massa muscular

Sendo uma boa fonte proteica, o ovo ajuda a o corpo a cumprir o seu objetivo de firmeza, aumentando a massa muscular através de processos funcionais e estruturais. 

Os ovos costumam ser muito importantes na dieta dos atletas justamente pela forma como apoiam o crescimento e tonificação muscular, sendo uma fonte natural e muito positiva de proteínas. 

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3. Previne problemas neurológicos

A saúde do nosso cérebro pode também beneficiar da integração dos ovos na dieta. Um dos benefícios dos ovos para o organismo é, pois, a sua riqueza numa vitamina do complexo B, chamada colina

Esta vitamina está associada à prevenção e tratamento de problemas e distúrbios de ordem neurológica. (2

4. Benefícios dos ovos: Benéfico para a saúde ocular

A ação antioxidante deste alimento é, sem dúvida, outro dos benefícios dos ovos para o organismo. 

A luteína presente neste alimento, a par com a zeaxantina, promovem a proteção muscular, evitando o stress oxidativo e as decorrentes doenças degenerativas oculares. 

Assim, o consumo regrado de ovos pode ajudar a prevenir as cataratas e a degeneração macular responsável por esta doença. 

5. Podem melhorar a saúde cardiovascular

Embora sejam uma fonte de colesterol, os ovos aumentam o HDL (conhecido como “bom colesterol”), reduzindo, na verdade os índices de “mau colesterol” (LDL). 

Assim, o consumo deste alimento pode ajudar a prevenir problemas cardíacos e vasculares, incluindo enfartes e AVC’s. (3

6. Reduz os índices de triglicerídeos

Além de reduzir os índices de LDL, o consumo de ovos promove, também, a redução nos níveis de triglicerídeos. 

Esta ação deve-se à presença de ómega-3, sendo que estes ácidos gordos presentes no ovo e podem ajudar, mediante a redução de triglicerídeos, a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. 

7. Benefícios dos ovos: Promove a perda de peso

A ideia de que os ovos ajudam a perder peso está bem patente no aparecimento de dietas como a dieta do ovo. (4

Este alimento é encarado como um alimento saudável, que apesar de rico em proteínas e gorduras é baixo em hidratos de carbono. 

Este é um alimento muito estudado e cujas propriedades saciantes foram já comprovadas por vários estudos, havendo resultados visíveis mediante a sua integração regrada na alimentação. (5). 

Costuma ingerir ovos com frequência? Como faz este consumo? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas qual é a sua opinião sobre os benefícios dos ovos para o organismo. 

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