Café emagrece: mito ou verdade
Parte do rito diário de milhões de pessoas à roda do globo, o café é, sem dúvida, uma bebida que nos acompanha e “toca a alma”.
No que diz respeito ao corpo, no entanto, este gera questões, principalmente para quem se encontra de dieta. São muitas as pessoas que perguntam se é verdade ou mito que o café emagrece.
Venha com o 1001 Dietas saber se o café emagrece ou se, pelo contrário, o café engorda.
O café é, provavelmente, uma das bebidas mais amadas no mundo.
Seja para acordar, para suportar longos dias de trabalho, para combater o tédio ou apenas para apreciar um sabor único e quente num dia de Inverno, a verdade é que, para muitas pessoas, esta bebida é uma parte indispensável do quotidiano.
Ao envolver-se numa de 1001 dietas, no entanto, chega o momento chave, no qual questiona todos os alimentos e bebidas que leva à boca e, como não podia deixar de ser, também o consumo do café é questionado.
A informação que povoa os meandros da Internet é contraditória e é natural que assim seja, já que os estudos científicos realizados sobre a afirmação de que o “café emagrece” e sobre o seu oposto (“o café engorda”) têm alcançado resultados algo contraditórios em alguns pontos.
Importa, por isso, fazer o levantamento do que se sabe, até hoje, sobre esta questão, para que possa beber esta bebida mais descansado e com o máximo de informação.
Venha com o 1001 dietas saber se o café engorda ou se o café emagrece.
1. O café e a dieta
É um tema controverso, devido à polivalência e ambiguidade das informações publicadas e, por isso mesmo, um dos assuntos que mais divide as pessoas que querem fazer dieta.
Por um lado, estudos científicos asseveram que o consumo de café está associado à perda de peso, uma vez que a cafeína neste presente promove a quebra das gorduras corporais através do processo de lipólise, desencadeando uma melhoria metabólica, acelerando o metabolismo e criando ainda uma sensação de saciedade.
Por outro, os argumentos de que o café engorda apoiam-se em resultados que comprovam que o consumo desta bebida faz com que o organismo humano tenha uma melhor absorção dos hidratos de carbono responsáveis pela acumulação de gordura sob a forma de tecido adiposo.
Estes defendem ainda que, sendo um excitante, a cafeína pode aumentar o stress e, consequentemente, levar a um metabolismo mais lento e à retenção de líquidos.
Iremos, de seguida, analisar ambas as perspetivas.
2. Será que o café emagrece?
Sem negar os malefícios do excesso de cafeína e, como tal, os argumentos que defendem que o café pode engordar, os defensores da ideia de que o café emagrece apoiam-se num consumo moderado e sem excessos.
Segundo estes, a cafeína irá promover o emagrecimento de várias formas.
Em primeiro lugar, o seu consumo irá fazer com que a pessoa que o bebe sinta uma sensação de saciedade mais prolongada, reduzindo a necessidade de ingerir outros alimentos.
Em segundo, esta iria acelerar o metabolismo humano, fazendo com que o corpo gaste mais energia e, como tal, queime mais gordura localizada.
Por fim, em terceiro lugar, os defensores de que o café emagrece salientam o papel desta bebida na melhoria do humor e o consequente impacto na vontade de realizar tarefas e atividades desportivas.
Assim, o consumo de café é visto, também, como um motivador de estilo de vida fit.
Para que este efeito aconteça, no entanto, os especialistas recomendam que não seja ultrapassado o máximo de 3 chávenas por dia, referindo ainda a importância da não adição de leite, natas ou açúcar.
3. Será que o café engorda?
Os argumentos relativos à ideia de que o café engorda prendem-se fundamentalmente com o efeito excitante da cafeína.
Ao implicar diretamente com os estímulos nervosos, esta bebida pode ser responsável pelo aumento do stress e, consequentemente, fazer com que a pessoa se sinta mais agitada, tenha uma maior pressão arterial, sinta o ritmo cardíaco acelerado, tenha insónias ou problemas de estômago.
Em consequência destas situações, o ritmo de vida poderia ser alterado levando a um metabolismo mais lento e também ao aumento da retenção de líquidos.
Em segundo lugar, os defensores desta teoria afirmam que o consumo de cafeína pode promover uma melhor absorção dos hidratos de carbono ingeridos, gerando um aumento de peso.
Além disso, sendo o café uma bebida amarga, o mais comum é que quem o consome tenha a tendência de acrescentar açúcar ou leite, o que pode fazer com que o café engorde.
Por fim, é necessário considerar que o café é uma bebida que cria habituação e, como tal, os seus consumidores criam tolerância à mesma.
Assim, beber continuadamente café poderá fazer com que a sua tendência para emagrecer diminua ou desapareça, sendo recomendado que, para esse fim, o consumo seja feito intercalando fases de consumo e de abstinência.
Costuma beber café? Na sua opinião o café engorda ou emagrece? Não deixe de nos contar como é, para si, esta questão.
Algumas fontes: healthline saudedicas people emagrecerjadicas
GIPHY App Key not set. Please check settings